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A Toyota anuncia a chegada do novo SW4 GR-S à família de produtos Gazoo Racing no Brasil. O modelo amplia a gama de automóveis com selo GR-Sport, que reúne o Corolla GR-S e já contou com a Hilux GR-S. Produzido em Zárate, cidade portuária da região do Rio Paraná, na Argentina – de onde também vem toda a família Hilux-SW4 –, o utilitário esportivo com a assinatura Gazoo Racing desembarca no mercado brasileiro com preço de R$ 415.790, garantia de cinco anos ou 150 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro) e com a gama de cores composta por Branco Pérola com teto bicolor preto e Preto Mica. A grife GR, que leva em consideração o lema “pushing the limits for better” (em tradução livre, “indo ao limite em busca do melhor”), tem como objetivo desenvolver automóveis com alta performance. Por meio de sua divisão esportiva, a Toyota busca nas competições, como a Stock Car do Brasil, reforçar sua atuação no desenvolvimento de veículos que elevem o prazer ao dirigir, com mais esportividade e desempenho.

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O novo SW4 GR-S mantém o motor de 2,8 litros de 16V turbodiesel com intercooler com 204 cavalos de potência a 3.400 rotações por minuto e 50,9 kgfm de torque a 2.800 giros, associado à transmissão automática de 6 marchas e à tração integral com reduzida com acionamento eletrônico. Segundo à Toyota, a versão “apimentada” do SUV tem performance aprimorada com modo de condução mais dinâmico e melhorias significativas de desempenho graças à configuração da suspensão com amortecedores telescópicos monotubos exclusivos GR. O sistema de amortecimento concede mais firmeza ao veículo, com baixo grau de rolagem e solidez, aumentando a precisão da direção para uma resposta mais linear e progressiva em relação ao giro do volante. A afinação esportiva da suspensão reduz o movimento da cabine, tanto em manobras rápidas quanto em terrenos com diferentes tipos de imperfeições (nivelando o movimento). Entre outras características, o novo sistema de suspensão desenvolvida exclusivamente pela equipe de engenheiros da Gazoo Racing concede melhoria na estabilidade do veículo e no amortecimento, devido a uma maior área de contato do pistão e agilidade de resposta, pois não há mistura de óleo-gás na câmara.

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Para salientar o design esportivo, o SW4 GR-S vem com difusores, spoiler, emblemas próprios, para-choques com difusores aerodinâmicos e pneus com rodas de liga leve de 18 polegadas com emblemas “GR”. Na frente, tem novos faróis com tecnologia full-led de flashes sequenciais. No ambiente interno, os bancos ganham couro preto com Ultrasuede, encostos de cabeça dianteiros com selo da marca GR-S e uma tela de TFT de 4,2 polegadas com gráficos da Toyota Gazoo Racing, tela sensível ao toque de 8 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, conexão USB, navegador por satélite (GPS), TV Digital e função Bluetooth. O sistema de áudio é o JBL com dez alto-falantes e subwoofer (dois tweeters e dois squawkers). Na lista de equipamentos, agrega carregador de celular sem fio. As pedaleiras, perfuradas, com estilo de competição, são em um material todo produzido em alumínio, enquanto o volante tem revestimento com detalhes microperfurados, aliados à costura vermelha, o ar-condicionado tem duas zonas digital e a abertura do porta-malas é por meio de um sensor de movimentação dos pés (“kick sensor”).

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Com 4,79 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,83 metro de altura, 2,74 metros de distância de entre-eixos e peso de 2.185 quilos, o SW4 GR-S tem como novidades no quesito segurança o sistema de visão de 360 graus e os alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego. O pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS) incorpora novas funções ao sistema de pré-colisão frontal ao adicionar detecção de pedestres e ciclistas. O TSS tem um radar de ondas milimétricas que, combinado com uma câmera monocular, antecipa uma série de perigos e alerta o motorista para evitar ou mitigar acidentes. É equipado ainda com sistema de pré-colisão frontal, alerta de desvio de faixa e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

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Como em todas as versões do SW4, a GR-S tem sete airbgs (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um de joelhos do motorista), Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Controle Ativo de Tração (A-TRC), assistentes de controle de descida e de partida em rampa, controle de oscilação do trailer, freios ABS com distribuição de força (EBD), assistência à frenagem de emergência, luzes de freio de emergência e duas âncoras Isofix com ponto de amarração superior, além de cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o do condutor e do passageiro dianteiro. Os consumidores da marca no Brasil contam com o apoio do Serviço de Pós-Venda Toyota, garantia a disponibilidade de peças de reposição e a Central de Atendimento ao Cliente disponível vinte e quatro horas e sete dias por semana.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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