A Volkswagen acaba de fazer a estreia mundial de seu utilitário esportivo cupê 100% elétrico para longas distâncias. O modelo tem como base a plataforma modular elétrica MEB e faz parte de uma geração de veículos completamente nova, anunciada pela representante brasileira da marca alemã este ano. O ID.5, produzido em Zwickau, na Alemanha, tem motorizações de até 204 cavalos e uma configuração esportiva, a GTX. O ID.5 é totalmente conectado e compatível com “Updates Over-the-Air”. O elétrico é equipado com novo hardware e uma nova geração de software 3.0. Com isso, atualizações e funções adicionais podem ser instaladas “Over-the-Air”, ou seja, o veículo permanece sempre atualizado, automática e remotamente. “O ID.5 é a carroceria do futuro, aerodinâmica, expressiva, esportiva e, graças à MEB, com saliências curtas. É assim que conseguimos garantir um interior espaçoso, apesar da linha dinâmica do teto”, garante Jozef Kaban, diretor da Volkswagen Design. O novo elétrico desembarcará na Europa no próximo ano, mas ainda não existe um plano para sua chegada ao Brasil.
O ID.5 Pro conta com um motor elétrico na parte traseira com uma potência de 174 cavalos (128 kW). No ID.5 Pro Performance, o motor, também acoplado ao eixo de trás, tem potência de 204 cavalos (150 kW). Já no ID.5 GTX, com tração integral, um motor funciona no eixo dianteiro e outro no traseiro. Os dois oferecem uma potência máxima de 299 cavalos (220 kW), acelerando o modelo de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e podendo atingir 180 km/h. Conforme o marketing da marca alemã, seja com tração traseira ou integral, todas as versões do SUV cupê elétrico são confortáveis, seguras e esportivas, graças à ligação em rede das unidades de controle da tração e do chassi. Com a seleção do perfil de condução, sempre de série, o motorista pode influenciar no funcionamento dos motores e na direção em vários modos. Caso deseje, pode ter uma direção progressiva, cada vez mais direta à medida em que o ângulo de esterço aumenta, assim como uma suspensão esportiva. A terceira opção é a regulagem da suspensão adaptativa, que amplia a faixa entre o movimento suave e o prazer da condução esportiva. O ID.5 oferece rodas de 19 a 21 polegadas.
Os motores do ID.5 utilizam uma bateria de longa duração que pode armazenar 77 kWh de energia. Com ela, a Pro e a Pro Performance alcançam até 520 quilômetros de autonomia (ciclo WLTP). Sua posição de instalação central sob o habitáculo garante um centro de gravidade baixo e uma equilibrada distribuição de carga por eixo. O modelo topo de linha GTX tem uma autonomia prevista de 480 quilômetros, pelo mesmo ciclo. Os ID.5 podem ser carregados com potência de até 11 kW em um ponto com corrente alternada ou em uma estação de doméstica. O ID. Charger, a estação de carga residencial da fabricante alemã, oferece novas funções junto com um sistema de gerenciamento de energia, por exemplo, com carregamento em horários de baixo custo ou com energia solar. No futuro, também será possível se fazer a carga bidirecional em combinação a uma infraestrutura adequada, com o ID.5 funcionando como uma fonte de geração de eletricidade. Na estrada, os novos 100% “verdes” se carregam em estações de corrente contínua de até 135 kW. Assim, sua bateria pode armazenar energia para os próximos 390 quilômetros no caso do ID.5 ou 320 quilômetros no ID.5 GTX em pouco mais de 30 minutos.
De acordo com a Volkswagen, a plataforma elétrica MEB ocupa pouco espaço, beneficiando especialmente os passageiros. Com um comprimento de 4,60 metros e um entre-eixos de 2,77 metros, o ID.5, apesar de sua linha de teto em ‘queda” rumo à traseira, continua sendo um SUV versátil por sua generosa sensação de amplitude com muito espaço para a cabeça, incluindo os assentos traseiros. A marca garante que as cores internas são modernas e acolhedoras e os materiais de acabamento, de alta qualidade. Os clientes podem escolher entre várias configurações de interior, assentos e pacotes de equipamento. Dependendo da posição dos encostos dos bancos de trás, o porta-malas têm uma capacidade de 549 litros a 1.561 litros.
Quase não há botões no cockpit do ID.5, com exceção dos acionamentos para funções mais importantes. Operação e visualização se concentram em duas telas, uma compacta, localizada atrás do volante, e outra maior, no centro do painel, com 12 polegadas. A tela compacta na frente do motorista pode ser controlada por meio do volante multifuncional. A maior, com sistema de infoentretenimento, é sensível ao toque. O terceiro nível de comandos vem pelo controle de voz “Olá, ID.”, que se beneficia do conhecimento da nuvem com sua conexão online. O ID. Light, uma faixa de luz localizada sob o para-brisa, ajuda intuitivamente o motorista com novas funções em muitas tarefas, como em situações perigosas ou durante a navegação. Com o Head-up-Display com realidade aumentada, a Volkswagen apresenta uma opção de alta tecnologia no ID.5. As setas de navegação são espelhadas no para-brisa e aparecem no campo de visão do motorista a uma distância de dez metros à frente do veículo.
As versões doID.5 são equipados com tecnologia de iluminação de última geração, tanto por dentro quanto por fora. Quando o motorista se aproxima do veículo com a chave, o carro dá início, sozinho, a sua apresentação de boas-vindas: os faróis e as lanternas se acendem com uma sequência de luzes, enquanto os retrovisores externos projetam uma “impressão digital” da família ID. no chão. Todo o conjunto óptico utiliza tecnologia de leds. Como opcionais, a Volkswagen oferece faróis matriciais LED IQ. Light, com feixe alto controlado de forma inteligente (item de série no ID.5 GTX). A iluminação também desempenha um papel essencial no interior do veículo. A luz ambiente no revestimento do teto, no painel, nas portas e próximo dos pés podem ser configuradas em várias cores.
Um elemento especial do conceito de iluminação do modelo é o ID. Light. Com seus pulsos de luz diferentes, o ID. Light sinaliza se o veículo está pronto para partir, em que direção (de acordo com a navegação) ou se a bateria está sendo carregada no momento. Além disso, fornece assistência em situações de perigo. Ele informa e avisa o motorista e demais ocupantes do veículo com sinais luminosos no caso de veículos em um ponto cego ou quando existe uma situação de frenagem. O ID. Light pode ressaltar ainda instruções do sistema de navegação com sinais luminosos, podendo indicar que o motorista precisa se deslocar para outra faixa de rodagem antes de sair da rodovia ou se ele deve tirar o pé do acelerador para estar de acordo com os limites de velocidade. O conjunto de sistemas de assistência ao motorista com novas funções se completam e estão integrados ao Travel Assist com dados de localização, podendo ser ativado ao toque de um botão. A interação dos sistemas de assistência ACC e Lane Assist, juntamente com dados de navegação e de tráfego Car2X, aumentam o conforto graças à condução semiautônoma.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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