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Para fazer o caminho

A nova geração das lâmpadas halógenas para faróis Philips X-TremeVision Pro150 chega ao Brasil e promete emissão de luz de até 70 metros mais à frente e 150% mais brilhante em comparação com as originais de fábrica de mesma tecnologia. A Lumileds, marca das lâmpadas automotivas Philips, desenvolveu um novo design de filamento para oferecer mais precisão. Outra inovação foi a introdução da tecnologia de vidro de quartzo Philips Diamond Precision para permitir mais luminosidade e entregar alta resistência a choques térmicos e pressão. “Uma composição de gases preciosos feita sob medida protege ainda mais o filamento contra o envelhecimento. Isso significa mais brilho e uma vida útil mais longa de até quatrocentas e cinquenta horas”, garante Juliana Gubel, gerente de Marketing da Lumileds para América Latina. De acordo com a legislação do Contran, a substituição da lâmpada é autorizada, pois não implica na troca de tecnologia – será a transição da halógena disponível no automóvel para a Philips X-TremeVision Pro150, conforme o formato compatível com o veículo. A novidade estreia no Brasil nas versões H1, H4, H7, H11, HB3 e HB4, atendendo ao mercado de reposição. 

Quebra no elo da produção

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Apesar das paralisações totais ou parciais de onze fábricas ao longo do mês de agosto, por conta da crise dos semicondutores, o esforço logístico das montadoras permitiu que a produção de 164 mil unidades superasse em 0,3% o volume de julho. Segundo levantamento mensal feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), houve queda de 21,9% na produção em relação a agosto de 2020, quando ainda não havia falta de componentes eletrônicos. O deste ano foi o pior resultado para um mês de agosto desde 2003. “Essa situação dos semicondutores traz uma enorme imprevisibilidade para o desempenho da indústria no restante do ano. Em um cenário normal, estaríamos produzindo em ritmo acelerado nesta época do ano, quando as vendas geralmente ficam mais aquecidas. No ano passado, tivemos boa produção no segundo semestre mas uma demanda imprevisível em função da pandemia. Agora, temos a volta da demanda, porém, infelizmente, uma quebra considerável na produção”, comparou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

X” da questão

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A Citroën apresenta o SUV C4 Cactus X-Series, que chega ao mercado em setembro. Produzido no Brasil, o utilitário esportivo ganha série exclusiva para consumidores conectados e admiradores do visual estiloso do C4 Cactus. São seiscentas unidades, que agregam detalhes de design externos e internos e diferenciais exclusivos. O novo SUV da Citroën estará disponível com preço de R$ 106.990. Sob o capô, o C4 Cactus X-Series tem o motor flex 1.6 VTi, de 118 cavalos de potência, com sistema de partida a frio e associado ao câmbio automático sequencial de 6 marchas, com dois modos de condução: o “Eco”, ideal para ser utilizado no trânsito intenso das grandes metrópoles, e o “Sport”, desenvolvido para obter respostas mais rápidas e potentes do motor. A série integra um painel de instrumentos 100% digital e central multimídia de 7 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. 

Na hora “H” 

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A Hyundai acelerou o desenvolvimento de sua tecnologia de hidrogênio e espera oferecer motores desse tipo em todos os seus veículos até 2028. O conglomerado sul-coreano, pioneiro em carros movidos a hidrogênio com o Nexo, promete veículos com célula de combustível com preços de elétricos antes do final desta década. “O objetivo é tornar o hidrogênio disponível para todos, para tudo e em todos os lugares. Esperamos impulsionar uma sociedade do hidrogênio até 2040”, disse Euisun Chung, presidente da Hyundai. O Grupo revelou ainda um conceito de carro esportivo elétrico com célula de combustível e bateria, o Vision FK, que, segundo a marca, acelera de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos. Embora a maior parte da indústria automotiva se concentre em veículos elétricos a bateria como fonte renovável, a Hyundai e a rival Toyota estão apostando no hidrogênio. (colaborou o site uruguaio “Airbag”)

Estratégia local

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A BMW do Brasil confirmou sua liderança no segmento premium do mercado nacional. A marca bávara vendeu 9.528 unidades no acumulado de janeiro a agosto de 2021. Isso representa 23% mais em comparação com as 7.743 unidades emplacadas no mesmo período de 2019, antes da pandemia provocada pelo coronavírus. Agosto de 2021 foi o melhor mês da história da BMW no Brasil, com vendas de 1.517 unidades. Os dados são do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A BMW vendeu em agosto mais que todas as suas concorrentes alemãs somadas no Brasil. “Nossa estratégia consiste em produzir localmente e estar perto do cliente de forma a oferecer o melhor e mais adequado produto, de acordo com o desejo e a necessidade dos consumidores. Não trabalhamos na busca por resultados de volume. Isso acaba sendo uma consequência”, afirma Roberto Carvalho, diretor Comercial da BMW do Brasil. Com 3.850 unidades registradas até o momento em 2021, o BMW 320i, fabricado em Araquari (SC), é o modelo premium mais vendido do país.

Estreia embalada 

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Após seu lançamento oficial, ocorrido há pouco mais de duas semanas, o Jeep Commander, terceiro modelo da marca norte-americana feito em Goiana (PE), já bateu as sete mil unidades reservadas pelos clientes, de acordo com dados captados pela Stellantis. O Commander é o mais procurado em uma pré-venda da marca no país. Até o final do primeiro dia de ação, foram mais de 2,8 mil carros reservados. “Mesmo em pouco tempo, já vemos que o Commander está no caminho certo para liderar seu segmento. O SUV não para de nos surpreender, com novos números que provam isso a cada dia, algo nunca visto na história da Jeep no Brasil. Vale ressaltar que estamos falando de um modelo que os clientes ainda não viram fisicamente”, comemorou Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil. Com as versões completas – sem opcionais – Limited e Overland com opção de motorização T270 turbo flex de 185 cavalos com etanol e tração 4×2 ou TD380 turbodiesel 4×4 de 170 cavalos, o Commander tem sete lugares distribuídos em três fileiras.

Para preservar as pastilhas

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A Marelli Cofap Aftermarket, empresa líder no segmento de reposição no Brasil, amplia o portfólio com o lançamento de trinta e um códigos de pastilhas de freio, cujo catálogo corresponde a uma cobertura de mais de 95% da frota circulante no país. As novas aplicações atendem a veículos de várias montadoras, como BMW, Chevrolet, Hyundai, Iveco, Mercedes-Benz, Nissan, Subaru, Toyota e Volvo. Confiança é essencial na hora de aplicar produtos fundamentais para a segurança não somente dos ocupantes do veículo mas de todos os usuários das vias públicas. Pastilhas trabalham em conjunto com as pinças de freio, proporcionando o controle na condução no tráfego intenso, antes das curvas e na parada total do veículo. O desgaste do componente varia muito e está diretamente relacionado ao modo de conduzir do motorista. Freadas bruscas, andar com o pé apoiado no pedal do freio e utilizar o recurso da “banguela” em veículos com câmbio manual, segurando o carro somente no freio, são os principais exemplos de atitudes que aceleram o desgaste das pastilhas. Nos carros equipados com câmbio automático ou CVT – sem o recurso do freio-motor –, o desgaste de pastilhas também é mais acentuado.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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