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Previsto para o segundo semestre na Europa e, possivelmente, para o início de 2022 no Brasil, o Audi RS 3 volta ao mercado na sua mais recente geração, nas versões sedã e Sportback. Na mecânica, o novo RS 3 recorre a vários elementos já conhecidos de outras propostas esportivas do Grupo Volkswagen, como no Golf R e no Cupra Formentor VZ5, embora nos modelos das quatro argolas seja mais potente. Sob o capô do Audi RS3 Sportbak e sedã está o motor 2.5 turbocomprimido de cinco cilindros, que mantém os 400 cavalos de potência, a mesma da geração anterior mas com incremento do torque, chegando a 50,5 kgfm de 2.250 a 5.600 rotações por minuto, associado a uma transmissão automática de dupla embreagem e 7 marchas. Com eletrônica revista, as duas versões do RS 3 com tração integral aceleram de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e podem chegar à velocidade máxima de 250 km/h, embora com o pacote opcional RS Dynamic e os freios dianteiros dotados com cerâmica, os modelos possam atingir 280 km/h.

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No exterior, o RS 3 tem um visual mais agressivo, se destacando na frente a grade Singleframe com novo desenho, as generosas entradas de ar, o para-choque de grandes dimensões, uma saída de ar adicional atrás dos para-lamas e os conjuntos ópticos com a tecnologia led de série. Como opcionais, são oferecidos os faróis do tipo LED Matrix escurecidos, com luzes de circulação diurna digitais, em uma disposição de 3×5 de leds, solução que confere uma aparência inconfundível: quando a função “coming home/leaving home” está ativa, o farol do lado do passageiro mostra uma bandeira em xadrez, enquanto o do motorista apresenta, de forma dinâmica, a escrita “RS 3” com as duas letras e o número aparecendo de forma sequencial, assumindo a bandeira em xadrez nos dois os lados quando o veículo está em movimento.

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Para salientar o visual esportivo também na traseira, as lanternas são em leds com piscas dinâmicos, o para-choque tem novo desenho com difusor integrado (exclusivo para a versão Sportback) e as ponteiras do escapamento são ovais. De série, as rodas em liga leve são de 19 polegadas e contam com braços em “Y”, estando opcionalmente disponíveis umas de cinco raios com design inspirado na competição. Os novos RS 3 utilizam pela primeira vez pneus semislick de alta performance Pirelli P Zero Trofeo R.

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Dentro da cabine, vários elementos específicos realçam o caráter esportivo das versões, como o painel de instrumentos totalmente digital Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, incluído o conta-giros na forma de um gráfico de barras e a potência e o torque exibidos em percentagem, as Forças G, os tempos de volta (em circuitos) e as acelerações de zero a 100 km/h e a 200 km/h, quarto e oitavo de milha. Quando a transmissão está no modo manual, o indicador de mudança de marcha altera a cor do mostrador do conta-giros de verde para amarelo e depois para vermelho, ao melhor estilo dos carros de competição.

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A tela “touchscreen” de 10,1 polegadas tem o RS Monitor, no qual são mostradas informações como a temperatura do líquido de refrigeração, do motor e da transmissão e a pressão dos pneus, além de projetar no para-brisa à frente do motorista, por meio de “head-up display”, dados de desempenho e dicas de trocas de marchas no tempo ideal. Outros elementos exclusivos do interior são a moldura do painel de instrumentos em fibra de carbono, os bancos esportivos com logotipo “RS” bordado, as costuras contrastantes em preto, vermelho ou verde, o volante multifuncional de três raios com base achatada “RS Sport”, contendo os botões de seleção dos modos de condução “RS Performance”, “RS Individual” ou o último que foi utilizado.

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O novo RS 3 é o primeiro Audi a ter de série o repartidor de torque traseiro de nova geração, já conhecido no Golf R, em que o diferencial autoblocante é composto por duas embreagens multidiscos controladas eletronicamente, uma em cada eixo do veículo. Na prática, as solicitações mais intensas são enviadas para a roda externa da curva, reduzindo a tendência de o carro “escapar” de dianteira ou traseira. Quando selecionado o novo modo de condução “RS Torque Rear”, o sistema adota uma curva de binário específica, enviando toda a força apenas para uma das rodas traseiras, até um máximo de 18 kgfm para cada uma. Já para uma utilização em circuito está disponível o modo “RS Performance”, que altera as configurações do motor e da transmissão para conduções nos limites de pista com menores cargas de saídas de frente ou de traseira.

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Quanto à suspensão dos novos RS 3, é rebaixada em um centímetro em relação à do S3 e em 2,5 centímetros em comparação à do A3 “normal”, com molas e amortecedores mais firmes, os últimos desenvolvidos exclusivamente para os novos RS 3. Para isso, contam com um sistema de válvulas específico, garantindo uma resposta imediata em compressão e extensão – a suspensão com amortecimento adaptativo inteligente “RS Plus” é opcional.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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