Divulgação

O Jaguar I-Pace, apresentado em 2018 como “o primeiro SUV premium 100% elétrico do mundo”, estreia sua versão 2021 no Brasil. O modelo foi aprimorado, ganhou um novo sistema de infoentretenimento (o Pivi Pro) e também capacidade de carregamento mais rápido, facilitando mais o uso do carro na cidade e na estrada. O novo I-Pace chega ao mercado brasileiro com preço de R$ 621.850, na versão única SE. Com o Pacote Brasil, o superesportivo totalmente amigável do ambiente sai por R$ 639.950 – as três primeiras manutenções são gratuitas. Com dois motores, um em cada eixo – garantindo a tração integral permanente –, o conjunto gera 400 cavalos de potência e 69,5 kgfm de torque. Segundo a Jaguar, pode atingir a velocidade máxima de 200 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos. 

Divulgação

Desevolvido com a proposta de ser tão intuitivo quanto um smartphone, o I-Pace é o primeiro Jaguar a ter o novo sistema de infoentretenimento da marca britânica. Rápido e responsivo, o Pivi Pro conta com navegação para carros elétricos aprimorada, mostrando as estações de carregamento mais próximas, sua disponibilidade de uso e até quanto tempo levará para o veículo recarregar. O I-Pace recebeu ainda uma melhoria no sistema de carregamento a bordo, agora com 11kW. Quando conectado a um wallbox, a bateria ganha até 53 quilômetros de autonomia em uma hora, enquanto uma carga completa leva 8,6 horas – ideal para carregamento noturno em casa, de acordo com ciclo WLTP. Ao “abastecer” em estações de públicas, com 50 kW, adiciona 63 quilômetros em quinze minutos, enquanto uma de 100 kW soma mais 127 quilômetros durante o mesmo período. O I-Pace está equipado com novo sistema de ionização do ar, com filtragem PM2,5, que captura partículas ultrafinas e alérgenos, aumentando a qualidade do ar. O sistema pode filtrar o ar da cabine antes de uma viagem se iniciar, usando o sistema de pré-condicionamento – de acordo com a fabricante, filtra até vírus e bactérias.

Divulgação

No design exterior, destaca-se um novo acabamento da grade frontal em Cinza Atlas, que complementa o Bright Pack. O pacote acentua o design do carro com borda da grade em Noble Chrome, tampas de espelho de porta e difusor traseiro em Cinza Atlas e extremidades de janelas em cromado acetinado. Na opção Black Pack, o veículo chega com aplicação dos acabamentos em preto brilhante. A paleta de cores do SUV foi atualizada com o Vermelho Caldera, o Azul Portofino e o Cinza Eiger. “Nós sempre buscamos fazer com que o I-Pace fosse o veículo elétrico mais desejado do mundo, e no Brasil não foi diferente. Trouxemos o que a Jaguar tem de mais avançado em eletrificação, com muitos dados coletados na Fórmula-E (Mundial de ‘bólidos’ elétricos) e no Jaguar I-Pace e-Trophy, para aumentar a experiência de nossos clientes”, orgulha-se Paulo Manzano, diretor de Marketing e Produto da Jaguar Land Rover do Brasil.

Divulgação

À frente do motorista, o I-Pace recebeu um novo painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, com gráficos revisados e sistema que fornece uma estimativa mais precisa e consistente da carga de bateria. A vida a bordo também foi aprimorada: o veículo traz novo sistema de som Meridian Sound System, tecnologia que amplia a qualidade da mídia a bordo. O equipamento tem dois alto-falantes adicionais no teto da cabine, completando o conjunto de dezesseis alto-falantes. “As novidades da cabine do I-Pace são transições importantes para o aumento da facilidade e da praticidade do uso do carro no cotidiano. Com uma navegação inteligente e intuitiva atrelada aos confortos de conectividade e segurança, o I-Pace reforça o conjunto de um carro 100% elétrico completo, mantendo-se à frente do segmento”, ressalta Thiago Marques, gerente de Produto da Jaguar do Brasil.

Divulgação

Ainda no interior, a tecnologia de última geração do I-Pace agrega segurança, ajudando o motorista na estrada, na cidade e em manobras. A visibilidade foi ampliada com a nova câmera de 360 graus, fornecendo uma visão completa e interativa do exterior do carro na tela central do Pivi Pro. O retrovisor central conta com o Clear Sight (opcional), desobstruindo a visão do condutor, mesmo com três pessoas no banco traseiro ou com o compartimento de bagagem, de 656 litros, carregado até o teto, por meio de câmera com revestimento hidrofóbico integrada ao sistema de antena no teto.

Divulgação

O I-Pace terá suas primeiras duzentas e cinquenta unidades comercializadas no Brasil com garantia de utilização de energia 100% renovável pelos próximos oito anos. Esse é o compromisso da marca britânica de veículos premium e da ZEG, empresa do Grupo Capitale, que, em parceria com a Jaguar, garante também um veículo com zero índice de emissões. Para a energia limpa do I-Pace, a ZEG fornece insumo 100% renovável suficiente para o consumo dos duzentos e cinquenta carros por oito anos. Para atender à demanda, a companhia gerará por ano 1,25 GWh de energia limpa a partir das fontes solar, hídrica, de biogás e de resíduos sólidos. Tudo isso está incluído no chamado Pacote Brasil do modelo.

Divulgação

Com 4,68 metros de comprimento, 2,01 metros de largura, 1,56 metro de altura, 2,99 metros de distância de entre-eixos e peso de 2.208 quilos, o I-Pace é um sucesso mundial desde seu lançamento, há três anos. Já ganhou mais de oitenta prêmios globais, incluindo o “World Car of the Year 2019” (na categoria geral), o “World Car Design of the Year” (de estilo) e o “World Green Car” (de carro “verde”). O I-Pace recebeu ainda a classificação máxima de segurança de cinco estrelas no Euro NCAP. No ano passado, estabeleceu um feito inédito em Interlagos (SP), tendo sido o primeiro veículo elétrico a fazer uma volta completa no circuito em dois minutos “cravados”, pilotado por Cacá Bueno e Sérgio Jimenez.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA