Há doze anos, a Porsche apresentou a primeira versão GTS do 911. Agora, uma nova geração do esportivo acaba de ser lançada e já está no Brasil. Com time completo, o 911 GTS desembarca no país com o Carrera GTS Coupé, com preço de R$ 919 mil, o Carrera GTS Cabriolet, a R$ 969 mil, o Carrera 4 GTS Coupé, a R$ 959 mil e o Carrera 4 GTS Cabriolet e o Targa 4 GTS, ambos a R$ 1,009 milhão. O motor 6.0 com turbocompressor do novo 911 GTS oferece 480 cavalos e um torque de 57,5 kgfm, um aumento de quase três quilos/torque em relação ao seu antecessor. Segundo a marca alemã, a aceleração de zero a 100 km/h na versão Carrera 4 GTS Coupé é feita em 3,3 segundos. A motorização é acompanhada da transmissão de 8 velocidades com embreagem dupla PDK (enquanto uma marcha está engatada, a seguinte já fica pronta para entrar em ação, tudo de forma automática), mas uma transmissão manual de 7 velocidades com curso de mudança particularmente curto está disponível para todos os modelos 911 GTS como uma alternativa à PDK.
O câmbio Porsche de 8 marchas com embreagem dupla ou o manual de 7, assim como uma suspensão específica com o Gerenciamento de Suspensão Ativa Porsche (PASM) e o sistema de frenagem de alto desempenho, asseguram, de acordo com a fabricante alemã, a grande transmissão de forças longitudinais e laterais para os modelos. A dinâmica de condução foi melhorada com o pacote Lightweight Design (construção leve), disponível pela primeira vez no GTS e que reduz o peso em até 25 quilos. O visual esportivo discreto dos novos modelos apresenta elementos contrastantes em preto da carroceria e as áreas escurecidas dos faróis. O preto também é a cor dominante do interior. Vários recursos feitos de microfibra Race-Tex criam um ambiente dinâmico e elegante.
Os engenheiros ajustaram o desempenho de parada para corresponder com a performance aprimorada do GTS, que faz uso do sistema de frenagem de alto desempenho do 911 Turbo. As rodas de liga leve de 20 polegadas (dianteiras) e 21 polegadas (traseiras) pretas com fixação central também são do 911 Turbo. O sistema de escape esportivo de série é responsável por uma emissão sonora característica, graças a sua configuração específica para GTS e ao isolamento interno, naturalmente, nas versões fechadas. Detalhes externos em preto ou escurecidos são outras marcas dos 911 GTS. O Targa 4 inclui ainda o arco que define o modelo e as letras do nome da versão. Os elementos adicionais pintados em Silk Preto brilhante estão no spoiler, nas rodas de liga leve com trava central, nas persianas da tampa do motor e na escrita “GTS” nas portas e na parte traseira do carro.
O pacote externo, no qual esses e outros detalhes são feitos em preto brilhante, pode ser escolhido como opcional. Todos os modelos 911 GTS têm o pacote Sport Design, com acabamentos diferenciados nas soleiras dianteira, traseira e laterais. Os aros dos faróis e os contornos das luzes diurnas são escurecidos, e o veículo está equipado com faróis de leds de série com o Sistema Porsche de Iluminação Dinâmica Plus. As lanternas são exclusivas dos GTS.
Os detalhes esportivos dos modelos continuam na parte interna, tanto no aspecto funcional quanto no visual. A alavanca de câmbio manual foi encurtada em um centímetro, o que permite mudanças rápidas com um pequeno movimento do pulso, bem ao estilo das antigas “palancas” dos carros de competição. Volante GT Sport, pacote Sport Chrono com seletor de modos, aplicativo Porsche Track Precision e indicador de temperatura dos pneus são equipamentos de série. Os bancos esportivos Plus com regulagem elétrica de quatro vias proporcionam apoio lateral. Várias características Race-Tex realçam o ambiente. As partes centrais dos bancos, o aro do volante, as maçanetas das portas, os apoios de braço, a tampa dos porta-objetos e a alavanca de mudança são revestidos em material de microfibra. Com o pacote interno GTS, as costuras decorativas estão disponíveis em Vermelho Carmine ou Crayon como opcional. Os cintos de segurança e as letras “GTS” bordadas nos apoios de cabeça, no tacômetro e no relógio Sport Chrono vêm nas mesmas cores contrastantes. As inserções decorativas no painel e nos frisos das portas são em carbono fosco.
A nova geração do Porsche Communication Management (PCM) apresenta funções adicionais e operação simplificada. As áreas sensíveis ao toque no menu Media foram aumentadas e a opção de reorganizar os blocos na tela inicial é nova. O assistente de voz reconhece a fala natural e pode ser ativado com o “Hey Porsche”. Os usuários de iOS e Android desfrutam de conectividade total. Com o Apple Car Play e o Android Auto, as funções dos celulares correspondentes podem ser totalmente utilizadas nos novos modelos 911 GTS. A Porsche ressalta, porém, que alguns serviços podem não estar disponíveis no Brasil.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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