Divulgação

O habitual requinte do Mercedes-Benz Classe S acaba de ser superado pela nova geração da exuberante versão Maybach, criada em 2014 para fazer frente ao Bentley Flying Spur e ao Rolls-Royce Ghost, dois ícones britânicos no elitizado segmento de sedãs hiperluxuosos. São duas configurações: S 580 4Matic, com um motor 4.0 litros V8 com 510 cavalos, e S 680 4Matic, com motor 6.0 litros V12 com 620 cavalos. Ambas têm potência e torque ampliados por um motor elétrico de 48 volts e trazem a tração integral 4Matic, associada à transmissão automática de 9 velocidades. Segundo a marca da estrela de três pontas, o carro acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos na versão S580 e em 4,5 segundos na S680. As duas podem chegar à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Divulgação

No exterior, o novo Mercedes-Maybach Classe S é identificado por suas portas traseiras mais longas, pelas colunas “B” (as do meio do carro) com alumínio polido, pelo capô personalizado com uma barra prateada e uma enorme grade inspirada no Vision 6 Concept, pelo logotipo da versão nas colunas “C” (as de trás), pelas entradas de ar dianteiras cromadas no V12 e em preto no V8 e pelas opções de rodas de 20 e 21 polegadas exclusivas. O sedã traz todos os avanços tecnológicos introduzidos na família “normal” do Classe S, como o sistema de cancelamento de ruído ativo específico como parte do áudio surround Burmester 4D. As novas funções da porta também são um destaque da configuração, com nada menos de sete maneiras de gerenciar a abertura e o fechamento, incluindo controles por gestos. O teto solar panorâmico desliza por um breve toque de botão.

Divulgação

Com 5,46 metros de comprimento e 3,45 metros de distância de entre-eixos – a versão Maybach é 18 centímetros mais longa entre os eixos do que a do Classe S “comum” –, a fartura de espaço é evidente e o interior do sedã esbanja luxo por todos os cantos. Os bancos traseiros só não são considerados suítes devido à falta de banheiros. Como era esperado, o Classe S da versão Maybach roda suave e silenciosamente, com um isolamento acústico digno dos melhores estúdios de gravação de música. Como em toda a gama do Classe S, o modelo vem de fábrica com a mais recente interface de entretenimento informativo MBUX (Mercedes-Benz User Experience), exibida em uma tela “touchscreen” de 12,8 polegadas. Um cluster digital de 12,3 polegadas também é padrão. As duas versões vêm com um sistema de navegação de realidade aumentada que exibe instruções de vídeo fáceis de se seguir no display de infoentretenimento e no head-up do carro. O espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto é sem fio, acrescentando seis portas USB-C, um sistema estéreo Burmester de trinta alto-falantes e uma almofada de carregamento de smartphone sem fio. Madeira reveste a parte de trás dos bancos dianteiros, com telas de entretenimento e mesinhas elegantes para o pessoal da traseira, que tem apoio para as pernas com cinco centímetros a mais em comparação aos outros modelos da Classe S.

Divulgação

Sob encomenda, a aparência do Mercedes-Maybach Classe S pode ser aprimorada por um acabamento em pintura em dois tons com linha divisória. Até um compartimento específico para abrigar em segurança duas taças de champanha pode estar disponível a bordo, para atender aos viajantes de primeira classe que conseguem ficar praticamente deitados nos bancos reclináveis – o ângulo máximo do encosto dos assentos executivos é de 43,5 graus, mas a posição mais vertical do encosto (de 19 graus) já permite viagens relaxantes. Que podem se tornar ainda mais revigorantes se os passageiros acionarem a função de massagem para as panturrilhas. Vários sistemas de massagem e aquecimento do pescoço e ombros na parte traseira são outras possibilidades para tornar o passeio ainda mais aconchegante.

Divulgação

Além das mordomias extremas, o novato da Mercedes-Maybach oferece um amplo portfólio de recursos de assistência ao motorista. Tradicionalmente, a Classe S é o modelo em que a Mercedes coloca seus recursos tecnológicos inovadores em primeiro lugar. O carro obteve os melhores resultados no National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e no Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) e traz de série os recursos de segurança frenagem de emergência automatizada com detecção de pedestres, aviso de saída e manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo com modo de direção semiautônomo. Quando totalmente equipado, com o Pre Safe Impulse Side e os cintos, o interior do Mercedes-Maybach tem um total de dezoito airbags. O Mercedes-Maybach Classe S tem garantia de quatro anos ou de 80 mil quilômetros, incluindo o “powertrain”.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA