Divulgação

De uma só vez, a BMW apresenta dois modelos de ponta: o esportivo M440i, que chega ao Brasil com preço de R$ 575.950, e o iX, para acelerar a estratégia de eletrificação da marca bávara e renovar o conceito de SAVs (Sports Activity Vehicle), previsto para estrear em novembro deste ano, na casa dos R$ 500 mil. Ambos são produzidos em Dingolfing, na Alemanha. O M440i traz motor TwinPower Turbo de seis cilindros em linha com 387 cavalos de potência de 5.800 a 6.500 rotações por minuto e 50,5 kgfm de torque de 1.800 a 5 mil giros, associado à transmissão Steptronic M de 8 marchas e à tração nas quatro rodas. Já o iX é movido por um motor elétrico de tração integral com 523 cavalos e autonomia de até 630 quilômetros. 

Divulgação

O M440i chega ao Brasil com suspensão mais baixa (em um centímetro e meio) com calibração de molas, amortecedores e buchas de suspensão mais firmes, Diferencial M Sport controlado eletronicamente – de deslizamento limitado e efeito autoblocante –, conjunto aerodinâmico diferenciado (spoiler dianteiro com tomadas de ar maiores, saias laterais e para-choque traseiro remodelado), bancos esportivos com maior suporte lateral e prolongadores para pernas, ajustes elétricos e de memória e a insígnia “M” nos cintos de segurança e nos assentos. Conforme a marca alemã, esses elementos reforçam a vocação esportiva do M440i Coupé, sem comprometer o conforto e a sofisticação. Segundo a BMW, o esportivo acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos, podendo atingir a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. “Trazer novidades e manter nossas tecnologias sempre atualizadas é nossa forma de agradecer ao cliente brasileiro pela liderança de mercado entre os premium com maior participação em vendas na nossa história”, conta Roberto Carvalho, diretor Comercial da BMW do Brasil.  

Divulgação

A evolução estética do M440i Coupé reforça os atributos de design da BMW e da tradicional geração de cupês da marca, seguindo a trajetória dos clássicos 328, dos anos 30, e 3.0 CS, dos 70. O design da grade de “rim duplo” e da carroceria chamam a atenção pelas proporções exclusivas, refletindo “atletismo” e elegância. O design de grade e de rodas é marcado pelo acabamento em Cerium Grey. O carro pode ser adquirido nas cores Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Azul Portimao, Verde Sanremo e Arctic Racing Blue, com opções de revestimento interno em Couro Vernasca em preto/preto com costuras em azul e Couro Vernasca em Cognac/preto.

Divulgação

O M440i Coupé vem equipado com o Driving Assistant Professional, que permite a direção inteligente em situações de congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas, o Parking Assistant Plus, o sistema mede os espaços para estacionar automaticamente por intermédio de câmeras e de sensores, o Surround View com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis BMW Laserlight e o BMW Live Cockpit Professional – oferece ao usuário informações e monitoramento da condução por meio de duas telas, uma de 12,3 polegadas e outra de 10,25 polegadas. Com interfaces disponíveis para operação pelo controle de voz, o BMW M Head-up display projeta no campo de visão do motorista todas as informações necessárias para o condutor não perder o foco no trânsito, como rotas de navegação e velocidade do veículo.

Divulgação

Com sistema de som Surround Harman Kardon com dezesseis alto-falantes de 464W de potência, a versão acrescenta o BMW ConnectedDrive, assistente de serviços ao motorista e ao passageiro com itens como Chamada de Emergência Inteligente, BMW Teleservices, serviços ConnectedDrive (BMW Online, englobando portal de notícias, clima e aplicativos), serviços remotos com utilização das funcionalidades por meio do novo My BMW – aplicativo de relacionamento entre cliente, BMW e rede de concessionárias -, preparação para Apple CarPlay e Android Auto, informações de trânsito em tempo real, concierge, serviço de suporte e informações para o cliente vinte e quatro horas e sete dias por semana, integração com Amazon Alexa e Drive Recorder, funcionalidade capaz de capturar vídeos em 360 graus ao redor do veículo por meio de quatro câmeras.

Divulgação

Com produção 100% usando energia “verde” e priorizando a reciclagem de materiais na mesma fábrica de Dingolfing, o BMW iX traz duas opções, ambas equipadas com um motor elétrico de tração integral com 523 cavalos no iX xDrive50 e autonomia de até 630 quilômetros (ciclo de testes WLTP). O modelo sai da inércia e atinge os 100 km/h em 4,6 segundos. Já no iX xDrive 40, a potência é de 326 cavalos com autonomia de 425 quilômetros e aceleração até os 100 km/h em 6,1 segundos. Ainda está previsto para chegar ao mercado o iX xDrive60, com potência de 600 cavalos – dados preliminares da fase de desenvolvimento atual do modelo. Em todas as suas variantes, o iX tem emissões zero.

Divulgação

O BMW iX tem tecnologia de recuperação de energia adaptativa para maior eficiência e autonomia. Sistemas inteligentes conectam as informações de trânsito, o modo de condução e sensores de forma a apoiar o motorista com diferentes opções de controle e formas de gerenciamento. A quinta geração do BMW eDrive inclui ainda tecnologia para células de bateria concebidas para grande flexibilidade de carga, permitindo que o carregamento de energia chegue de 10% a 80% em cerca de trinta e cinco minutos, dependendo das condições de voltagem e estrutura de carregamento.

Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:


Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA