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Há sessenta e cinco anos, em 1956, a Mercedes-Benz produziu o primeiro caminhão fabricado no Brasil – o pioneiro L 312, o “Torpedo”. Ao longo de sua história, a marca alemã sempre esteve na linha de frente na evolução do setor. Além do L 312, também ostentavam a tradicional marca da estrela de três pontas o primeiro caminhão movido a diesel e o primeiro a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico, em 1998. Dentro da lógica de agregar tecnologias que pudessem proporcionar a melhor relação custo e benefício, surgiram inovações como os motores Blue Tec 5 e o Mercedes PowerShift, câmbio automatizado sem pedal de embreagem. No final da década passada, a Mercedes-Benz inovou novamente ao tornar-se a primeira fabricante de veículos comerciais a trazer o conceito 4.0 de produção, permitindo a fabricação local do novo Actros, extrapesado que trouxe ao mercado modernas tecnologias de dirigibilidade, conforto e segurança.

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            A comparação entre modelos de diferentes épocas revela claramente a evolução ambiental dos caminhões. O L 1111 de 1964, por exemplo, um caminhão para 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 quilos de CO2 por tonelada de carga líquida transportada a cada cem quilômetros. Com o atual novo Actros para 74 toneladas de PBTC, esse índice é de três quilos de CO2 por tonelada transportada, ou seja, a emissão foi reduzida em cinco vezes ao longo dessas décadas e segue em constante evolução. “Investir em projetos de redução de CO2 faz parte da estratégia global de sustentabilidade da Mercedes-Benz do Brasil. Apresentar caminhos de inovação e extrair o melhor que podemos de cada alternativa é o que nos move. Acreditamos no alto potencial de redução de emissões com motores a diesel muito mais modernos e eficientes e em multisoluções”, explica Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

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            Diferentemente do estilo minimalista da cabine do L 312 de 1956, os painéis dos caminhões atuais trazem informações que ajudam a obter o melhor desempenho e eficiência. Piloto automático, computador de bordo e elementos como a faixa verde de rotação no painel contribuem para uma maior economia. O novo Actros inovou com painéis digitais por “touch”, conectividade, espelhamento e carregamento de celular por indução, otimizando a comunicação do motorista com a empresa de transporte, a operação logística e o cliente final, além de facilitar seus contatos pessoais e familiares. Modernos sistemas de ar-condicionado ou de climatização, assentos mais confortáveis, com a opção de banco pneumático, também estão presentes nos extrapesados e em outros modelos do portfólio.

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            O padrão de segurança é um dos atributos historicamente associados aos veículos da Mercedes-Benz em todo o mundo. No Brasil, a marca foi a primeira a introduzir os freios ABS (em 1981), o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake (1993) e os freios a disco (1998). Atualmente, em todas as linhas de caminhões, além de Top Brake e ABS, estão disponíveis tecnologias como ASR e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e o retarder opcional para o Axor e o novo Actros, que trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa para evitar acidentes: a quinta e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade. A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis anteriormente, como o Controle de Proximidade, o Assistente de Faixa de Rolagem, os faróis e limpadores de para-brisa automáticos. O novo Actros destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, com o MirrorCam, câmeras que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, oferecendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via.

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            Com o propósito de entender as características regionais, as culturas locais e as expectativas dos mais variados clientes, a marca investe no desenvolvimento de soluções específicas para as atividades dos consumidores. Por conta disso, a Mercedes-Benz oferece um portfólio amplo, formado pelas famílias Accelo (dos segmentos de leves e médios), Atego (médios e semipesados), Axor e Novo Actros (extrapesados). A essa linha, somam-se, para transporte de cargas, os furgões Sprinter e o Sprinter Truck, da categoria de Large Vans do segmento de veículos comerciais leves. Em 2019, o extrapesado Axor 3131 foi o primeiro caminhão da Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado em uma operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse modelo fora-de-estrada opera vinte e quatro horas por dia na colheita da cana-de-açúcar. Dessa parceria surgiu também o Atego 2730 com direção autônoma.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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