Divulgação

Ritmo de competição

            A fabricante paranaense de ciclomotores MXF Motors lançou a versão comemorativa 6Days Itália de sua moto para enduro 300RX. A moto toma emprestado o nome do evento International Six Days Enduro (ISDE), a prova mais antiga do mundo na modalidade Enduro – é realizada desde 1913. A versão 6Days Itália da 300RX é uma motocicleta para a prática de enduros e trilhas exigentes, com motor testado em condições extremas e que agrega componentes exclusivos. Segundo a fabricante, trata-se de uma edição limitada, destinada aos apaixonados pela marca. É tradição entre as fabricantes que participam do evento criar uma versão comemorativa – a MXF Motors já fez isso em 2020 celebrando a participação da montadora na edição em Portugal. A MXF 300RX 6Days Itália é equipada com escape completo Belparts, tanque com capacidade para 8 litros, protetor de motor Biker e de disco traseiro BMS, respiro do tanque BMS 360, coroa Iron Rocket BMS, pedaleiras BMS e assento exclusivo antiderrapante Zombie. A nonagésima quinta edição do 6Days deve ser realizada entre o fim de agosto e começo de setembro, na Itália. A versão 300RX 6Days Itália já está nas principais revendas da marca em todo o Brasil.

Retoques gráficos

Divulgação

        Lançada no Brasil há dez anos, a scooter Citycom é produzida pela taiwanesa SYM e montado na fábrica da Dafra Zona Franca de Manaus e chega em sua linha 2022 trazendo mudanças discretas. As modificações para a Dafra Citycom CBS 2022 restringem-se aos grafismos. A scooter está disponível nas cores branca, preta e azul foscas, sendo que todas elas trazem detalhes em vermelho abaixo dos faróis e nas laterais da traseira, pouco abaixo do assento, recebendo ainda costuras em linha vermelha. A scooter preserva o motor monocilíndrico de 278,8 cm³ com refrigeração líquida e comando de válvulas único no cabeçote. Ele rende potência máxima de 27,8 cavalos a 7.750 giros e 2,8 kgfm de torque em 6.500 rpm e transmissão automática CVT. As rodas são de 16 polegadas e adotam pneus 110/70 na frente e 130/70 na traseira. O modelo abandonou o sistema de freios ABS após o lançamento da Citycom HD 300 e seu nome incorporou a sigla CBS, como referências aos freios combinados, com discos na frente e atrás. O tanque de combustível tem capacidade para 10 litros.

Dama de vermelho

Divulgação

        A nova F3 Rosso mantém a tradicional beleza das supersport da MV Agusta, mas agora está colorida em um intenso tom vermelho. Depois da Brutale 800, da Dragster 800 e da Turismo Veloce 800, a MV Agusta decidiu aplicar a “fórmula” Rosso à supersport F3 800, que ganhou uma pintura em vermelho denominada Ago Red. Porém, a nova MV Agusta F3 Rosso recebe importantes atualizações técnicas, especialmente na eletrônica. O objetivo é melhorar a performance em pista. Os novos componentes conferiram à nova F3 Rosso uma evolução também na utilização em estrada. O chassi recebeu um novo conjunto de placas laterais de reforço da estrutura tubular que funciona como quadro da F3 Rosso. A rigidez torcional e longitudinal aumentou, o que representa uma condição de pilotagem mais precisa, com maior “feedback” da ciclística. O motor tricilíndrico permanece o mesmo, (sem este ‘mas recebeu’) com aprimoramentos. A potência anunciada é de 147 cavalos. O sistema de escape mantém a configuração de três ponteiras sobrepostas, que entrega a sonoridade típica da F3 e que cativa tantos motociclistas.

Tração nas duas

Divulgação

        A Zaiser Motors é uma startup de mobilidade elétrica sobre duas rodas com sede na cidade de Denver, no Estado do Colorado, no noroeste dos Estados Unidos. A empresa reivindica para a Electrocycle o título de primeira moto elétrica AWD do mundo. Na Electrocycle, utilizar a configuração de dois hubs para a tração integral permitirá a estabilização da potência para melhorar a eficiência da dirigibilidade. Cada hub disponibiliza uma potência de 17,5 kWh (25 cavalos) e possibilita uma autonomia de 450 quilômetros, segundo as previsões da empresa. O design da Zaiser Electrocycle usa baterias removíveis e substituíveis. O preço da Electrocycle é estimado pela Zaiser Motors em US$ 25 mil (pouco mais de R$ 130 mil). Para viabilizar a produção, a Zaiser está fazendo um “crowdfunding” para tentar levantar US$ 500 mil usando o serviço de financiamento coletivo Wefunder. Os investidores que participarem das doações terão prioridade para adquirir sua Electrocycle.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA