Marketing em capítulos

Depois de muito mostrar detalhes de seu novo SUV, a Caoa Chery finalmente revelou por inteiro o Tiggo 3x em uma campanha publicitária na TV na semana passada e o apresenta em definitivo nos próximos dias, no lançamento oficial do carro. Pelas imagens do comercial, foi possível de se ver que o utilitário esportivo da marca sino-brasileira terá faróis bem afilados em leds, uma grade hexagonal com detalhes tipo colmeia e capô curto com bastante caimento e vincos nas extremidades na parte da frente. A silhueta tem uma saliência percorrendo todo o lado do veículo acima das maçanetas das portas, com as pontas das lanternas invadindo as laterais. O Tiggo 3x já está em pré-venda em duas configurações, a Plus custando R$ 99.900 e a Pro oferecida por R$ 103.990. O novo modelo representa, de fato, uma nova geração do Tiggo 2 e ficará, com estilo aventureiro, um degrau acima de seu “irmão” menor e utilizará um motor 1.0 turbo com cerca de 120 cavalos de potência e câmbio automático CVT.

Na reta da chegada

O lançamento do Volkswagen Taos no Brasil abrirá também a pré-venda do novo SUV da marca alemã fabricado em General Pacheco, na Argentina, com unidades limitadas e benefícios exclusivos nesta fase de comercialização. O Taos se juntará aos T-Cross, Nivus e Tiguan Allspace na chamada ofensiva SUV da Nova Volkswagen, construído na Estratégia Modular MQB. O Taos virá para o Brasil equipado com o motor 1.4 250 TSI, o mesmo do Polo e do Virtus GTS, do T‑Cross, do Jetta e do Tiguan Allspace. Feito em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, o propulsor incorpora a tecnologia Total Flex. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, entrega 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque. Assim como o Nivus, o Taos destinado ao mercado brasileiro terá apenas duas versões – Comfotline e Highline –, câmbio automático de 6 marchas (sem opção manual) e tração integral.

Ideia solar

A Renault inaugurou no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o projeto “Garagem Fotovoltaica”, uma iniciativa para permitir a recarga de baterias de veículos elétricos de forma 100% sustentável e limpa. O modelo, desenvolvido em parceria com as empresas ABR Energias, Brafer, Sistema Fiep e WEG, pode gerar 8,67 MWh por ano, quantidade suficiente para recarga de até cento e sessenta e sete baterias de vários veículos elétricos, como o novo Zoe E-Tech. Isso representa a possibilidade de rodar até 60 mil quilômetros ao ano, evitando a emissão de uma tonelada de CO2 no ambiente. “Essa é mais uma iniciativa da Renault do Brasil para reduzir a pegada de carbono, alinhada com a nova política de responsabilidade socioambiental apresentada pelo Renault Group”, revela Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. O projeto foi idealizado por alunos das Faculdades da Indústria, dentro do Renault LAB e envolveu equipes multidisciplinares. As premissas do projeto envolvem a captação de energia solar, com o armazenamento em bateria de segunda vida ou envio do excedente em créditos para a rede, a viabilidade econômica e a neutralidade de carbono. 

Passeio em Stuttgart

O Mercedes-Benz Museum celebra seu décimo quinto aniversário promovendo a ação “Experience the Museum From Home”, com o oferecimento ao público de várias formas de interação com seu acervo. Por conta da pandemia, o museu da marca alemã, localizado em Stuttgart, na Alemanha, permanece fechado. Um destaque dessa experiência é o filme gravado por um drone que explora o museu desde o telhado até a entrada. O vídeo de quatro minutos (mb4.me/drone-museum) contempla cenas exclusivas, incluindo um “voo” rápido no lendário 300 SL Coupé. No Instagram, guias do Mercedes-Benz Museum compartilham sobre as exposições permanentes e especiais. Uma experiência virtual é possibilitada pela série “Insights Exclusivos: Os Automóveis do Mercedes-Benz Museum” (mb4.me/exclusive-insights), na qual o guia do museu, Pádraic Ó Leanacháin, explora alguns veículos especiais, como o 500 K Special Roadster, e desfruta da atmosfera de férias em frente ao 300 TD. Também estão disponíveis via Instagram Stories os “tours” pelo museu em mb4.me/MuseumTour e em mb4.me/g-tour-ig .

Parada acelerada

A Mitsubishi Motors anunciou uma parceria com o “Sem Parar”, empresa do grupo Fleetcor e líder em meios de pagamento automático. Todos os modelos produzidos em Catalão (GO) pela marca no Brasil serão equipados com o adesivo do sistema Sem Parar, com o pagamento automático de pedágios, estacionamentos, serviços de “drive-thru” e postos de combustível. Com o adesivo já instalado de fábrica, basta o cliente fazer a habilitação por meio dos canais oficiais do Sem Parar (telefone e lojas físicas) e começar a usar. Pela parceria entre a HPE e o Sem Parar, mesmo os já usuários do sistema passam a ter descontos exclusivos que incluem as cinco primeiras mensalidades gratuitas. “O objetivo da parceria é oferecer cada vez mais comodidade aos nossos clientes, que não precisarão mais se deslocar a algum posto de atendimento do Sem Parar, nem mesmo arcar com taxas para a mudança de veículo. Essa é mais uma vantagem que passamos a oferecer aos clientes das marcas Mitsubishi e Suzuki”, afirma Julio Fiorin, diretor Comercial da HPE Automotores.

Um kart nas ruas

As retas longas despertam sua capacidade de tração e as curvas fechadas mostram seu talento inconfundível e ressaltam o “Go-Kart-Feeling” (algo como “dirigindo um kart”), característico da Mini. No John Cooper Works, cada quilômetro se torna uma experiência não só na pista como também na estrada. O fascínio exalado pelo esportivo de ponta no segmento premium de carros pequenos cresceu mais uma vez com a última atualização do modelo. Com novos detalhes de design e lista de equipamentos de série estendida, o John Cooper Works 2022 está em período de pré-venda em toda a rede de concessionárias da Mini no Brasil, por R$ 269.990. O modelo é equipado com o motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia Mini TwinPower Turbo com 231 cavalos de potência e 33 kgfm de torque, acoplado à transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades. Segundo a marca, o novo John Cooper Works acelera até os 100 km/ h em 6,1 segundos.

Economizar é preciso

Com o aumento assustador dos preços dos combustíveis em todo o Brasil atualmente, os consumidores estão cada vez mais preocupados em procurar formas para aliviarem seus bolsos. Maurício Feldman, CEO da Volanty, autotech especializada na compra e venda de seminovos, separou três dicas para diminuir o gasto nos postos de abastecimento.
1) O ponto morto – Há um mito de que descer ladeiras na “banguela” ajuda a economizar combustível. Isso “caiu por terra” há anos, desde que os carburadores entraram em extinção. “Em um congestionamento no qual o motorista ficará por mais de dois minutos, por exemplo, já vale a pena desligar o motor”, explica Feldman.
2) “Vá com calma” – O consumo varia de acordo com o modelo do carro, mas, no geral, o gasto de combustível aumenta significativamente a partir de altas velocidades. A 110 km/h, o veículo consome cerca de 25% a mais do que a 90 km/h.
3) “Pegue leve” – O excesso de peso dentro do veículo é um fator que contribui para um maior gasto de combustível. Por isso, o motorista deve evitar carregar coisas que não são realmente necessárias para determinadas viagens. “Evite esquentar o motor, pois tirando localidades muito frias, isso não é necessário. ‘Cantar’ pneus e arrancadas e freadas muito bruscas devem ser banidos da rotina dos motoristas. Isoladamente, podem parecer medidas irrisórias, porém, no final do mês, a diferença é notável”, finaliza Feldman.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA