Algumas marcas de luxo estão driblando bem a retração geral de vendas do mercado automotivo brasileiro. A BMW é uma delas. A fabricante com sede em Munique, na Alemanha, dá continuidade ao seu compromisso de trazer vinte modelos ao Brasil este ano. Desta vez, são as versões 118i Sport GP, com preço de R$ 259.950, e 218i Gran Coupé Sport GP, a R$ 270.950. Os dois carros já estão disponíveis em toda a rede de concessionárias da BMW no país. Produzidos nas fábricas de Leipzig e Regensburg, na Alemanha, os dois modelos trazem como novidades ergonomia aprimorada por meio de bancos com ajustes elétricos, teto solar panorâmico e mais tecnologias de assistência ao motorista. O 118i Sport GP ganhou novas rodas de cinco raios duplos Multi-Spoke, mais esportivas, em substituição às antigas de seis raios, enquanto o 218i Gran Coupé agora oferece revestimento interno dos bancos Sensatec.
Na nova versão, o hatch esportivo 118i Sport GP está disponível em seis cores externas – Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Mineral, Azul Phytonic e Azul Seaside – e duas opções de revestimento interno, sendo Sensatec/Anthracite com detalhes em laranja e Sensatec/Anthracite com detalhes em cinza. Enquanto o sedã 218i Gran Coupé Sport GP é apresentado com faróis em leds e rodas de liga leve Double-Spoke – inédito nessa categoria –, e seis cores externas: Branco Alpino, Preto Safira, Vermelho Melbourne, Branco Mineral, Cinza Mineral e Azul Seaside e interior com as combinações Sensatec Oyster/Preto ou Sensatec Preto/Preto. Ambos têm seis airbags, freios ABS, controle de estabilidade e de tração, pneus BMW Star Marking com tecnologia Run-Flat (continuam rodando mesmo com furo) e estepe de emergência, no caso do Série 2.
Os modelos contam com o motor 1.5 TwinPower Turbo de três cilindros, com potência de 140 cavalos de 4.600 a 6.500 rotações por minuto e torque plano de 23 kgfm de 1.480 a 4.200 giros, associados à transmissão automática de 7 velocidades. Conforme a BMW, o hatch acelera de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e pode chegar aos 211 km/h. Os números do sedã são de 8,7 segundos e 213 km/h, respectivamente. Contam com o Parking Assistant, sistema que mede os espaços para estacionar automaticamente por meio de câmeras e de sensores, conforme a marca alemã, fazendo manobras com máxima precisão, economia de tempo e conforto, o Reversing Assist – registra os últimos 50 metros percorridos, permitindo “desfazê-los” em marcha ré automaticamente, se necessário – e o BMW Live Cockpit Professional – oferece ao usuário informações e monitoramento da condução em uma tela de 10,5 polegadas.
As atualizações de software poderão ser feitas em qualquer lugar com acesso à internet permitindo que o veículo esteja sempre com a mais recente programação, assim como normalmente ocorre com os smartphones mais modernos. A atualização remota poderá ser feita pelo My BMW App ou diretamente, por meio do display do veículo. O BMW Inteligent Personal Assistant dá ao motorista o controle de várias funções do veículo por comandos de voz e inteligência artificial. A tecnologia identifica hábitos do condutor e adapta suas funções como ajustar a temperatura interna automaticamente. Seu desenvolvimento recebeu apoio da engenharia do BMW Group no Brasil para aumentar a interação com o idioma local.
Ainda em relação à tecnologia, as novidades estão no BMW ConnectedDrive, assistente que fornece uma série de serviços ao motorista e ao passageiro da frente e permite usufruir de itens como Chamada de Emergência Inteligente, BMW Teleservices, serviços ConnectedDrive (BMW Online, englobando portal de notícias, clima e aplicativos), serviços remotos com utilização das funcionalidades pelo novo aplicativo My BMW – canal digital de relacionamento entre cliente, BMW e rede de concessionárias, com facilidades e uma experiência totalmente interativa –, preparação para Apple CarPlay e Android Auto, informações de trânsito em tempo real, concierge, serviço de suporte e auxílio para o cliente vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana e integração com o Amazon Alexa.
Além da chegada dos novos produtos, a BMW do Brasil anuncia a conquista de bons resultados no primeiro quadrimestre deste ano. De janeiro a abril, a marca bávara registrou 3.893 emplacamentos. Isso representa mais de um em cada três carros premium vendidos no mercado brasileiro, segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). “Atingimos o melhor resultado de ‘market share’ da história da BMW no Brasil, um recorde na categoria de veículos premium. Durante os quase vinte e seis anos no país, investimos ainda mais em infraestrutura e tecnologia para oferecer sempre a melhor experiência de compra ao nosso consumidor. Agradecemos à confiança e à preferência do cliente brasileiro e da nossa Rede”, comemora Roberto Carvalho, diretor Comercial da BMW no Brasil.
As 3.893 unidades emplacadas no primeiro quadrimestre significam um aumento de 39% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando a marca registrou a venda de 2.794 unidades. Somente em abril, foram 1.111 emplacamentos, com crescimento de 279% ante o mesmo mês do ano passado (duzentas e noventa e três unidades, no pior momento da pandemia no mercado brasileiro de veículos). Com 1.797 vendas em 2021, o 320i, fabricado em Araquari (SC), é o modelo premium mais vendido no país. Esse volume equivale a uma alta 84% ante o mesmo intervalo do ano anterior. Já o SUV premium favorito dos brasileiros, o X1, também produzido em Santa Catarina, teve setecentas e noventa e seis unidades registradas de janeiro a abril, alta de 10% sobre o acumulado dos quatro meses de 2020. A venda de veículos eletrificados da BMW, incluindo híbridos e elétricos, cresceu 270% em 2021, quando comparada ao mesmo intervalo de 2020, com quinhentos e cinquenta e dois exemplares emplacados no mercado nacional nos quatro primeiros meses deste ano.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!