Na rota do mercado
A Yamaha está bem próxima de lançar uma nova scooter elétrica. No Salão de Tóquio de 2019, a marca japonesa apresentou o conceito E01. Recentemente, o modelo teve patentes registradas na Europa e no Japão. A previsão é de que o lançamento aconteça entre o final de 2021 e o começo de 2022. A E01 de produção deverá ser bastante parecida com o conceito, com algumas simplificações nos materiais. O motor deve entregar aproximadamente 15 cavalos, potência equivalente a um propulsor a combustão de 125cc. Por estar posicionado entre os eixos da scooter, o conjunto de bateria restringe o espaço no compartimento para bagagens. Uma tomada na parte frontal permitirá a recarga das baterias – ou seja, a E01 não adotará o sistema de baterias substituíveis que a Yamaha desenvolve juntamente com a Honda, a Kawasaki e a Suzuki.
Novos conceitos escandinavos
Após revelar o conceito E-Pilen no final de abril, a fabricante de motocicletas sueca Husqvarna apresentou a Vektorr e o Bltz Concept. O primeiro é uma scooter elétrica e o segundo, um patinete elétrico. A Vektorr foi pensada para grandes centros urbanos e que visa a oferecer uma solução compacta, elegante e eficaz para a mobilidade urbana. Ela atinge a velocidade máxima de 45 km/h e terá autonomia para rodar até 95 quilômetros com uma carga completa. Já o patinete Bltz Concept chega como uma alternativa mais eficiente para deslocamentos curtos em ambientes movimentados, tudo sem ruídos e emissões. A Husqvarna não revelou dados sobre sua potência ou autonomia. A fabricante sueca pretende expandir sua rede nas capitais europeias, principalmente na Espanha, França, Itália e Alemanha.
Confirmadas
A Suzuki confirmou a vinda dos renovados modelos GSX-S 1000, V-Strom 1050 e Hayabusa para o Brasil ainda este ano. Datas exatas e preços praticados não foram definidos. Estima-se que a bigtrail V-Strom 1050 deva desembarcar até agosto. Na sequência, viriam a esportiva Hayabusa e a naked GSX-S 1000. Na V-Strom 1050, que aprimora o visual retrô, uma das novidades é o pacote de auxílio ao piloto Suzuki Intelligent Ride System. Ele conta com três modos de pilotagem e sensores que controlam a atuação dos freios ABS em curvas, entre outras soluções. A icônica Hayabusa ganhou nova carenagem, grafismos diferenciados, iluminação full-led e novo painel digital. Na segunda geração da naked GSX-S1000, a nova personalidade é traduzida por um visual tecnológico, no qual o novo conjunto óptico com leds hexagonais sobrepostos é a assinatura luminosa. As carenagens que emolduram o tanque de combustível ganharam ângulos mais retos e o painel 100% digital oferece múltiplas informações. A rabeta está mais compacta e tem piscas de leds. O motor de 999 cm³ e quatro cilindros em linha foi atualizado e agora é homologado pela norma europeia Euro 5.
Oitavo de litro
A Aprilia inspirou-se nos modelos 660 para renovar por completo a esportiva RS 125 e a naked Tuono 125, as propostas da marca italiana para os jovens motociclistas adeptos de fortes sensações. O grande foco nas novas RS 125 e Tuono 125 foi a evolução de seu motor monocilíndrico. O propulsor de quatro válvulas e refrigeração por líquido passou por um exaustivo e detalhado processo de estudos e desenvolvimento termodinâmico. A cabeça do motor foi totalmente redesenhada, tal como a câmara de combustão. O corpo do acelerador foi reposicionado mais acima para permitir uma entrada mais direta do ar fresco no motor, enquanto a caixa de ar foi redesenhada e recebeu um filtro de ar. Um novo catalizador oferece menos emissões de poluentes. O quadro continua a ser uma estrutura dupla trave, fabricado em alumínio. Como opcional, é possível a instalação de “quickshift” para trocas de caixa sem recorrer à embreagem.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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