O Mercedes-AMG GLE 63 S 4Matic+ Coupé chega ao Brasil para completar o portfólio de utilitários esportivos da marca, oferecendo toda a esportividade da Mercedes e de sua divisão esportiva, a AMG – responsável pela equipe campeã da Fórmula-1 desde 2014, ininterruptamente. Além do design renovado e da ampla lista de equipamentos de série, um destaque do modelo são os dispositivos de assistência à condução autônoma. “Com o novo Mercedes-AMG GLE 63 S 4Matic+ Coupé, entregaremos tudo aquilo que nossos clientes mais procuram atualmente: luxo esportivo, alto nível de tecnologia, conectividade e muita exclusividade. E tudo isso aliado a muito desempenho e esportividade”, afirma Jefferson Ferrarez, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil. O novo Mercedes-AMG GLE 63 S 4Matic+ Coupé está disponível para encomendas em toda a rede de concessionárias brasileira pelo elitizante preço de R$ 1.184.900.
Montado sob o conceito “um homem, um motor” – uma placa de titânio com a assinatura do mecânico responsável por sua montagem –, o motor 4.0 V8 biturbo de 612 cavalos de potência e assombrosos 86 kgfm de torque de 2.500 a 4.500 rotações por minuto, acoplado à transmissão AMG Speedshift TCT 9G, está equipado com um alternador de arranque EQ Boost integrado. Ele combina o motor de partida e um alternador em um único e potente motor elétrico integrado de forma compacta entre o propulsor e a transmissão. Os 26 kgfm de torque adicionais proporcionados pelo EQ Boost permitem características singulares de aceleração. Esse componente que alimenta o sistema elétrico de bordo de 48 volts é utilizado como gerador de energia e também desempenha funções híbridas. Isso inclui impulsionar, recuperar, mudar o ponto de carga e a reinicialização praticamente imperceptível do motor com a função start&stop. Segundo a fabricante, o SUV-cupê acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 280 km/h, limitada eletronicamente. Ou seja, o carro tem números de competição.
Para maior eficiência, a Mercedes-AMG equipou esse motor V8 com o sistema de desativação de cilindro. Quando em uma faixa de aceleração constante, os cilindros dois, três, cinco e oito são neutralizados, reduzindo de maneira crucial o consumo de combustível. Quando o motorista seleciona o programa de direção “Comfort”, o sistema de desativação do cilindro está disponível na faixa de rotação do motor de mil a 3.250 rpm. Um display especial no painel de instrumentos indica se o sistema de desativação do cilindro está em uso e se o motor está operando atualmente no modo de quatro ou oito cilindros. A transição entre esses dois estados operacionais é imediata, rápida e com torque neutro, para que os passageiros não percam conforto algum.
O novo GLE 63 S Coupé é facilmente identificado como um modelo Mercedes-AMG graças à grade Panamericana do radiador, específica da divisão esportiva da estrela de três pontas, cromada de alto brilho. Conforme as marcas, a silhueta elegante e marcante do SUV-cupê contribui para uma aparência confiante, com linhas de design que transmitem claramente a paixão pela performance. O para-choque dianteiro tem um design dinâmico de “Jet-Wing” e é pintado na cor do veículo com as entradas de ar em preto. Os vincos do capô, as rodas de 22 polegadas, o novo spoiler traseiro com um difusor em preto e o sistema de escape especial AMG, com dois elementos de acabamento do tubo de escape duplo retangulares, completam o design exterior e enfatizam sua vocação naturalmente esportiva. Como parte do equipamento de série, o Pacote AMG Night acrescenta vidros escuros com isolamento térmico, acabamento do spoiler dianteiro e traseiro, inserções nas saias laterais, capas dos espelhos e moldura das janelas em preto.
A aparência típica dos AMG continua no interior do GLE 63 S Coupé, que se caracteriza por um ambiente dinâmico e exclusivo. Os assentos são estofados em couro napa, com suporte lateral e com um padrão específico com um emblema “AMG” nos encostos dianteiros, além dos cintos de segurança cinza e costuras contrastantes nos bancos em cinza prata. A iluminação ambiente ajustável individualmente também faz parte dos equipamentos de série. O volante de três raios AMG Performance com “paddles shifts” em alumínio para trocas sequenciais feitas pelo motorista impressiona com seu design ergonômico orientado para o condutor. O volante é forrado em couro napa e microfibra dinâmica, com uma marcação preta na posição 12 horas (no centro da parte superior, como nos carros de competição). As teclas no volante tem ajustes rápidos de parâmetros relevantes para uma condução mais dinâmica. O console central inclui uma unidade de controle específica da AMG com interruptores adicionais usados para regular o controle eletrônico de estabilidade em três estágios, o modo de transmissão manual, o Adaptive Damping System, o sistema de escapamento AMG Performance e a altura do veículo. Juntamente com os pedais esportivos AMG em aço inoxidável escovado e detalhes em borracha, os painéis das soleiras das portas e os tapetes pretos com a inscrição “AMG” e os acabamentos em fibra de carbono acentuam o visual esportivo do interior. Como a “cereja do bolo”, o novo GLE 63 S Coupé oferece a última geração do sistema de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience).
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!
Aqui é a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.