Divulgação

A Peugeot acaba de revelar na França a nova geração do 308 completamente reestilizada. A chegada ao mercado europeu acontecerá no segundo semestre deste ano e há possibilidade do hatch médio desembarcar no Brasil a partir de 2022. O visual externo é uma das principais novidades e rompe com o estilo “comportado” da geração anterior, além de aprimorar a eficácia aerodinâmica. Estilisticamente, chama a atenção pela proximidade do design com as mais recentes criações da marca francesa, especialmente com o 508. Mas o novo 308 consegue ostentar uma identidade própria destacada pelas formas modernas, que lhe conferem um porte elegante e dinâmico, com instigantes toques de esportividade. 

Divulgação

Na gama de motorizações, o destaque são as duas novas opções híbridas plug-in (as baterias do motor elétrico podem ser carregadas em tomadas). O 308 Hybrid 225 conjuga o motor 1.6 PureTech de 180 cavalos e 26 kgfm de torque com um elétrico de 110 cavalos e 33 kgfm, para um rendimento combinado de 225 cavalos e 37 kgfm, com a bateria de íons de lítio com 12,4 kWh de capacidade garantindo uma autonomia de 59 quilômetros em modo totalmente elétrico. O motor a combustão trabalha com a transmissão automática de 8 velocidades. No caso do 308 Hybrid 180, a principal diferença está na potência do motor a gasolina, com 150 cavalos. O carregador de bordo de série é de 3,7 kW (7,4 kW como opcional), sendo os tempos de recarga de uma hora e cinquenta e cinco minutos em uma Wallbox, de três horas e cinquenta minutos em uma tomada de dezesseis amperes e de sete horas e cinco minutos em uma tomada convencional. A gama de motores do novo 308 se completa com duas opções a gasolina, com o 1.2 PureTech (turbo) de 110 cavalos e câmbio manual de 6 marchas, o 1.2 PureTech de 130 cavalos e transmissão manual de 6 velocidades ou automática de 8 marchas. Para o mercado europeu, há ainda uma opção a diesel, o 1.5 BlueHDi de 130 cavalos com caixa manual de 6 velocidades ou automática de 8.

Divulgação

O novo logotipo da Peugeot está bem chamativo nos para-lamas dianteiros e especialmente na grade frontal tipo colmeia. Os grupos ópticos bem afilados têm o “dente de sabre” (já visto no novo 208 vendido no Brasil) formando a iluminação diurna full-led, nos dois lados, que se prolonga pelo para-choque. A linha descendente do teto termina em um grande defletor, enquanto o conjunto de lanternas e faroletes traseiros, também por leds em todas as versões, exibe a nova assinatura visual da marca. Como o sensor do radar destinado para os avançados sistemas de assistência à condução está localizado atrás do novo logotipo da Peugeot na grade, a placa de identificação do carro foi deslocada para a extremidade inferior do para-choque dianteiro.

Divulgação

Com 4,36 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,44 metro de altura e 2,67 metros de distância de entre-eixos, o novo 308 cresceu em comparação a seu antecessor 11 centímetros no comprimento, 4,8 centímetros na largura e 5,5 centímetros no espaço do banco traseiro, com o para-brisa afixado em uma posição mais inclinada e recuada, para favorecer o estilo e a aerodinâmica. A capacidade do porta-malas foi reduzida de 420 litros para 412 litros – com o banco traseiro rebatido, o volume passa de 1.228 litros para 1.323 litros.

Divulgação

O interior da cabine do novo 308 é dominada pela iluminação ambiente por leds, com oito cores disponíveis, e a mais recente evolução do i-Cockpit, agora incluindo um volante compacto multifuncional com sensores que detectam as mãos do motorista para quando os auxiliares de condução estão em ação. Somam-se um painel de instrumentos totalmente digital e configurável de 10 polegadas (de série a partir da versão Active Pack e com efeito tridimensional na GT) e o sistema de infoentretenimento i-Connect, que nas configurações mais equipadas oferece um tela “touschscreen” de 10 polegadas, colocada em posição mais baixa em relação ao painel de instrumentos, com espelhamento de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, oito perfis configuráveis e assistente virtual “OK Peugeot” com comandos vocais. As saídas de ar estão posicionadas à altura da cabeça dos ocupantes, com botões virtuais sensíveis ao toque em substituição ao painel de comando de climatização, a partir da versão Allure.

Divulgação

No quesito auxiliar de condução, o novo Peugeot 308 conta com o cruise control adaptativo (com função stop&go nas variantes com transmissão automática), frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal e detecção de pedestres e ciclistas, assistente ativo de manutenção de faixa, alerta de atenção do condutor, assistente de leitura de sinais de trânsito, alarme, monitorização de ponto cego, alerta de tráfego cruzado na traseira, câmara panorâmica de 360 graus e freio de estacionamento elétrico. A partir do final do ano, será disponibilizado o pack Drive Assist 2.0, que adiciona novas funções para rodovias com duas ou mais faixas de rodagem, mudança semiautomática de faixa com posterior retorno à original (auxilia nas ultrapassagens autônoma) e adaptação da velocidade disponível até 180 km/h.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA