Família completa
Seguindo a estratégia de renovação da família Daily de furgões e vans no Brasil e alinhamento com o portfólio global da marca, a Iveco apresenta a nova versão do City 30-130 chassi-cabine de furgões e vans, com foco no e-commerce. “O desenvolvimento do produto foi pensado para o público que está abrindo um pequeno negócio ou para o autônomo que trabalha em grandes centros transportando mercadorias adquiridas, por exemplo, em marketplaces”, explica Bernardo Pereira, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que, de abril a setembro de 2020, 11,5 milhões de pessoas fizeram a primeira compra online e mais de 150 mil lojas online foram inauguradas no mesmo período. Pesquisa da Associação, em parceria com a Neotrust Compre&Confie, também demonstra que de janeiro a agosto de 2020, o comércio online cresceu 80% e o faturamento foi 75,5% maior em relação ao mesmo intervalo de 2019. “Outro destaque do modelo, que tem PBT Técnico de 3,5 toneladas, é que ele tem livre circulação em grandes cidades por estar na categoria comercial leve, permitindo ao motorista a utilização de carteira B”, finaliza Pereira.
Em busca de soluções criativas
A Randon Ventures, unidade de investimentos e aceleração de startups da Randon, conglomerado gaúcho do setor de implementos rodoviários e soluções para o transporte, anunciou o aporte no Grupo Delta, empresa do setor de tecnologia e serviços para o segmento de seguros e transportes. A companhia investirá R$ 13 milhões, maior valor aplicado desde sua entrada no mercado, em fevereiro de 2020. Com foco em tecnologia e soluções inovadoras, o Grupo Delta desenvolveu nos últimos anos uma das maiores plataformas de assistência e manutenção de veículos do mercado nacional, que, aliada a uma área de telemetria embarcada e desenvolvimento de softwares, atende hoje às principais seguradoras e players do setor de transporte e logística. Com o investimento e a parceria da Randon Ventures, a expectativa é potencializar essa oferta de soluções e ampliar a base de clientes, priorizando, em um primeiro momento, as sinergias em serviços financeiros. “Esse investimento acelera nossa estratégia de oferecer, cada vez mais, tecnologias que acompanhem os movimentos digitais recentes do mercado para o ecossistema de logística e transporte. Esses novos serviços estão em sinergia completa com nossos negócios, oferecendo soluções que melhorarão ainda mais a experiência dos nossos clientes”, afirma Daniel Randon, CEO das Empresas Randon.
Futuro mais próximo
Em parceria com a maior companhia aérea do Japão, a All Nippon Airways, a BYD concluiu uma operação experimental de dez dias de um ônibus autônomo no Aeroporto de Haneda, em Tóquio. Este é o primeiro ônibus autônomo da BYD testado e usado em cenários reais. Com ele, Haneda se tornará o primeiro aeroporto internacional japonês a fazer a operação-piloto de um ônibus autônomo. O ônibus BYD K9 tem capacidade de transportar até cinquenta e sete pessoas. Durante a experiência, a equipe do aeroporto fará testes de direção autônoma em uma área específica para coletar dados essenciais, para ajudar os desenvolvedores a melhorar as funções de direção autônoma e a eficiência operacional do veículo no futuro.
De olho na suspensão
Motoristas de caminhões e ônibus devem ser orientados sobre a importância de fazer uma revisão periódica na suspensão do veículo. O objetivo dessa revisão é garantir a segurança dos ocupantes e passageiros, além de evitar desgaste das peças, uma vez que muitas estradas do país têm condições de conservação precárias, exigindo maior desempenho do veículo. Itens de segurança, como o amortecedor, ficam vulneráveis, dependendo do estado de conservação da estrada. A peça é responsável por controlar a movimentação das molas da suspensão e manter os pneus em contato permanente com o solo. “A suspensão é um sistema que trabalha em conjunto. Quando há uma peça desgastada, automaticamente acelera o desgaste dos outros componentes. Por esse motivo, a nossa orientação é de se fazer revisão periódica, sempre seguindo as orientações da montadora, descritas no manual do veículo, ou imediatamente quando notado algum problema”, explica Juliano Caretta, supervisor de Treinamento Técnico da empresa de peças de reposição e desempenho na condução DRiV.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!