Divulgação

Brincarão separado

        A Daimler Truck, divisão de caminhões e ônibus do Grupo Daimler, e a divisão de vans e automóveis Mercedes-Benz se separarão. O objetivo e dar mais agilidade às duas empresas, para que cada uma possa focar nos seus respectivos ramos de negócios. Para a Daimler Truck, a expectativa com a separação é elevar a lucratividade e poder acelerar o desenvolvimento de tecnologias ecologicamente amigáveis para caminhões e ônibus, com veículos elétricos e a célula a combustível. A divisão de automóveis e vans da Daimler será renomeada como Mercedes-Benz e manterá o foco na produção de veículos de luxo e comerciais leves e no desenvolvimento de modelos elétricos. A Daimler Truck conta com trinta e cinco filiais no mundo e sete marcas: BharatBenz, Freightliner, Fuso, Mercedes-Benz, Setra, Thomas Built Buses e Western Star. “As duas empresas poderão operar de modo mais efetivo como entidades independentes, com uma forte liquidez e livres das limitações de uma estrutura conglomerada”, explica Ola Källenius, presidente do Conselho de Administração da Daimler e Mercedes-Benz.

Na casa dos quarenta

Divulgação

        A Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia as celebrações pelos seus quarenta anos de existência. Em fevereiro de 1981, o Brasil e o mundo assistiram ao surgimento da Volkswagen Caminhões. A montadora iniciou suas atividades com apenas dois modelos de caminhões: o 11.130 e o 13.130, ambos fabricados em São Bernardo do Campo (SP), na unidade da Ford Caminhões. Atualmente, sua linha para o transporte de cargas é de caminhões de 3,5 a 125 toneladas de peso bruto total, com três famílias: Volkswagen – Delivery, Constellation e Meteor -, além dos MAN TGX. Em seu quadragésimo aniversário, a Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia um ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões de 2021 a 2025, o sexto e maior período seguido de aportes no país. Em outubro do ano passado, a fabricante chegou à marca de um milhão de veículos produzidos. “Celebrar ao longo deste ano o quadragésimo aniversário é um orgulho para todos nós da Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma marca criada essencialmente por brasileiros para o mundo todo. Ao longo desses anos, criamos um modelo até hoje inovador de produção, o Consórcio Modular. Seguimos entregando o melhor para os nossos clientes, sempre com o slogan ‘Menos, Você não Quer; Mais, Você não Precisa’. E acreditamos que nosso futuro será brilhante”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Caminhos da roça

Divulgação

        A Rodobens, empresa paulista especializada em varejo automotivo e serviços financeiros, acertou a entrega de trinta Mercedes-Benz Actros 2651 e oito Axor 2544 para o Grupo Botuverá, para ampliar a frota da transportadora em Rondonópolis (MT). O grupo tem forte atuação na região Centro-Oeste, especialmente no agronegócio. Com o aumento da safra, a compra visa atender à demanda do setor. O novo Actros 2651 tem um tanque de combustível que pode chegar a 1.015 litros, representando mais autonomia. É movido por um motor OM 460 LA, de 13 litros e seis cilindros em linha. Já o Axor 2544 tem capacidade máxima de tração de 80 toneladas e é considerado ideal para tracionar combinações de três eixos, com peso bruto total combinado de até 53 toneladas, com os mais variados tipos de carrocerias.

Negócios vocacionais

Divulgação

        Na lista dos veículos especiais mais solicitados na Volkswagen Caminhões e Ônibus, quem fechou o ano de 2020 na frente foram os veículos vocacionais, desenvolvidos com configurações específicas para suas aplicações. Lançado pela montadora há mais de vinte anos, o conceito de produção sob medida segue em alta até hoje. Em 2020, os veículos compactadores, os produzidos para atuar na construção civil, bem como aqueles destinados para a distribuição de bebidas, dominaram os pedidos de veículos especiais da fábrica de Resende (RJ). Do total produzido pela marca no último ano, cerca de 25% correspondeu a esse tipo de demanda com alguma característica peculiar para a operação. “A perspectiva para 2021 permanece promissora, especialmente em virtude da chegada no mercado do Delivery 11.180 4×4 e do Constellation 26.260 8×4. Ambos já atraem clientes por seus diferenciais para fazer bonito no dia a dia da operação. Seja por ser exclusividade da marca, como é o caso do 4×4, ou por ser a betoneira mais leve do Brasil, como esse Constellation”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA