Divulgação

Dos 8.704 caminhões vendidos pela Scania em 2020, apenas setenta eram movidos a gás natural. Contudo, para a marca sueca, o gás continua sendo a aposta para 2021. O primeiro ônibus de fretamento brasileiro com motor a gás natural é da Scania e rodará no Rio Grande do Sul para a transportadora Turis Silva. Também do mercado gaúcho veio a mais recente encomenda, de seis caminhões a gás para o Grupo Charrua. Mas as novidades não se restringem aos modelos a gás. Na linha a diesel, está sendo apresentado o Acelerador Inteligente Scania, um opcional que, segundo a fabricante, eleva a 20% a economia de combustível da sua nova geração de caminhões em comparação à gama anterior. Em sua tradicional apresentação de início de ano à imprensa especializada brasileira, feita na primeira semana de fevereiro em evento online devido à pandemia do coronavírus, a Scania esbanjou otimismo. Previu que as vendas no segmento de ônibus e caminhões crescerão no Brasil em 2021 e anunciou um novo ciclo de investimentos de R$ 1,4 bilhão até 2024.

Divulgação

O ano de 2020 trouxe ensinamentos para o resto da vida. Aprendemos como nunca em vários sentidos, e o mercado precisou passar por mudanças que chegariam nos próximos anos, como as vendas virtuais. Houve também uma retomada ‘verde’ que acelerou a busca por alternativas sustentáveis”, avalia Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “O agro será o maior comprador novamente, seguido da indústria, que vem retomando sua capacidade produtiva. O cliente busca cada vez mais rentabilidade e encontra na nova geração a maior economia de combustível. E a demanda por modelos a GNV está aumentando. Para 2021, queremos chegar a duzentos caminhões a gás vendidos”, prevê Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

Divulgação

            A recente venda de seis caminhões a GNV para o Grupo Charrua atende à proposta do conglomerado gaúcho, que é ter uma frota 100% com essa tecnologia em uma de suas empresas, a Charrua Gás, que transporta o combustível. Após receber a primeira unidade do caminhão R 410 6×2 a GNV em junho de 2020 e comprovar as vantagens, a Charrua encomendou mais seis unidades, com entrega prevista para este primeiro trimestre. “O gás é o futuro. Hoje, a Charrua Gás é a única empresa com operação de transporte de gás natural no Brasil que usa um caminhão movido 100% ao combustível. Com os novos seis modelos, tornaremos a operação totalmente limpa”, comemora Flavio Aluísio Rudiger, diretor de Logística e Transportes do Grupo Charrua.

            Enquanto as encomendas de caminhões a GNV crescem gradualmente, a Scania e a Marcopolo apresentam o primeiro ônibus rodoviário para fretamento do Brasil movido a gás natural veicular e/ou biometano. O modelo com chassi K320 4×2 recebeu uma carroceria Paradiso New G7 1050, da Marcopolo, e será utilizado pela Turis Silva Transportes para levar trabalhadores da usina de aços especiais da Gerdau, localizada na cidade gaúcha de Charqueadas, ainda neste primeiro quadrimestre. A operação de fretamento contínuo será em contrato de demonstração em uma rota de Porto Alegre-Charqueadas-São Jerônimo, em um trajeto de 190 quilômetros por dia. O modelo K 320 4×2 tem propulsor de 320 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Conforme a fabricante, tem tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.

Divulgação

Dentro do contexto do combate à pandemia da Covid-19, o ônibus para fretamento movido a GNV da Scania é equipado com a plataforma Marcopolo BioSafe, que inclui sanitário e sistema de ar-condicionado com lâmpadas UV-C para desinfecção dos ambientes, cortinas com material antimicrobiano e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso. A capacidade é para transportar quarenta e quatro passageiros. Além do lançamento destinado aos fretamentos, a Scania já dispõe em seu portfólio da linha urbana a gás, com três modelos: K 280 4×2 (de 12,5 a 13,20 metros e capacidade de oitenta e seis a cem passageiros), K 280 6×2 (15 metros, terceiro eixo direcional e capacidade para até cento e trinta passageiros) e o articulado K 320 6×2/2, de 18,6 metros e capacidade para cento e sessenta ocupantes.

Divulgação

Na linha de caminhões a diesel, a novidade neste início de 2021 é o lançamento do Acelerador Inteligente Scania, um opcional que, de acordo com a fabricante, soma mais 5% e eleva a 20% a economia de combustível da nova geração em comparação à anterior. Veículos equipados com o acessório farão parte da linha 2021/2022, já estão disponíveis para compra na rede de concessionárias e serão entregues a partir de 1º de agosto deste ano. De acordo com a Scania, os 20% de economia de combustível que a nova geração passa a alcançar são obtidos da seguinte forma: motor Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa da cabine (2%), inovações da caixa de câmbio Scania Opticruise (2%), Scania Actcruise (3%) e os 5% do Acelerador Inteligente Scania. O funcionamento do acelerador inteligente está ligado a uma análise do peso do veículo, da posição do pedal e deslocamento do modelo, para evitar acelerações bruscas e desperdício de combustível. “Desta maneira, o veículo é conduzido de forma mais confortável e econômica preservando outros componentes do trem de força e os freios. O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (posição do kickdown), entendendo que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do veículo”, explica Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA