Em 1997, a Frontier sucedeu a D21 no mercado norte-americano. Desde então, a picape da Nissan manteve uma via de duas direções em termos de gerações. A vendida na América do Norte e produzida em Franklin, no Tennessee (Estados Unidos), em Mississauga, Ontário (Canadá) e na Cidade do México não tem nada a ver com a feita atualmente em Córdoba (Argentina) para abastecer o mercado latino-americano. Mas certamente o design do modelo recém-lançado na América do Norte servirá de inspiração para a próxima geração da picape argentina da Nissan, que é exportada para o Brasil.
Nos Estados Unidos, as picapes, especialmente as grandes, são as “donas do pedaço”, no qual a Ford F-150 é a rainha desde sempre. A Nissan briga bem no segmento com a “grandalhona” Titan e a Navara, que em alguns mercados assume o nome Frontier. Como um dos principais impulsionadores do plano de transformação Nissan Next para priorizar o crescimento sustentável e a lucratividade, a marca oriental está transformando sua linha de produtos nos EUA, tendo revelado dez novos modelos em vinte meses, incluindo a nova Frontier de lá.
O novo design da picape, mantendo as linhas mais retas, bem ao gosto dos norte-americanos, combina um estilo agressivo e moderno com elementos inspirados na icônica Hardbody, que edificou sua reputação robusta ao vencer competições de off-road nas décadas de 80 e 90. A Frontier “ianque” tem uma frente poderosa, com uma grade maciça e capô esculpido, emoldurado por novos faróis. Na traseira, a iluminação tem as lâmpadas parecendo se prender às laterais da caçamba. Os robustos para-lamas traseiros se combinam com o para-choque, com uma aparência atlética. As cores da carroceria, como a Tactical Green Metallic, oferecem uma perspectiva nova, porém, familiar, com influência em equipamentos “countries”. A Boulder Gray Pearl ajuda a acentuar o design externo da Frontier, combinando bem com as cores dos destaque ousadas.
A Frontier norte-americana, que estará nas concessionárias na metade deste ano, é equipada com motor 3.8 V6 de injeção direta com 310 cavalos de potência, com 93% das peças novas ou redesenhadas, e torque de 29 kgfm, associado à transmissão automática de 9 velocidades projetada para aumentar a eficiência e nas reacelerações. Com uma área de bloqueio expandida, um novo sistema eletro-hidráulico de alta resposta, eixo de entrada longo e uma faixa de marchas 99% mais ampla em comparação ao câmbio de 5 marchas anterior, a transmissão oferece respostas rápidas e diretas nas engrenagens. A Nissan também reajustou a engrenagem de direção de pinhão e cremalheira hidráulica da Frontier 2022 para fornecer melhor sensação no centro, reduzindo a fadiga do motorista em viagens longas. A relação da caixa de direção foi aumentada em 16%, levando a uma resposta mais rápida com menos esforço do motorista.
As versões 4WD da Frontier apresentam um sistema de tração nas quatro rodas com deslocamento rápido com modos tração simples, integral e com reduzida operados por uma caixa de transferência de meio período, controlada eletronicamente, e sistema de deslizamento limitado, para enviar potência para as rodas motrizes com mais aderência em superfícies de baixa tração. O Hill Start Assist está em todas as configurações e o Hill Descent Control é padrão nos modelos 4WD, ajudando os aventureiros a subir e a descer rampas íngremes com segurança. Para um visual ainda mais agressivo, a Frontier Pro-4X 4WD e a Pro-X 2WD têm faróis principais, de circulação diurna e de neblina em leds e detalhes da grade exclusivos.
No novo interior da Frontier, chamam a atenção vários detalhes estilosos em laranja. A multimídia tem tela sensível ao toque de 8 ou 9 polegadas, com espelhamento com Apple CarPlay ou Android Auto. O novo console central é simplificado e intuitivo, permitindo uma experiência amigável para o motorista e o passageiro da frente. Para tornar a vida do condutor mais tranquila, o Advanced Driver Assist Display de 7 polegadas transmite informações configuráveis diretamente na frente de seus olhos.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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