Divulgação

Em 1997, a Frontier sucedeu a D21 no mercado norte-americano. Desde então, a picape da Nissan manteve uma via de duas direções em termos de gerações. A vendida na América do Norte e produzida em Franklin, no Tennessee (Estados Unidos), em Mississauga, Ontário (Canadá) e na Cidade do México não tem nada a ver com a feita atualmente em Córdoba (Argentina) para abastecer o mercado latino-americano. Mas certamente o design do modelo recém-lançado na América do Norte servirá de inspiração para a próxima geração da picape argentina da Nissan, que é exportada para o Brasil.

Divulgação

Nos Estados Unidos, as picapes, especialmente as grandes, são as “donas do pedaço”, no qual a Ford F-150 é a rainha desde sempre. A Nissan briga bem no segmento com a “grandalhona” Titan e a Navara, que em alguns mercados assume o nome Frontier. Como um dos principais impulsionadores do plano de transformação Nissan Next para priorizar o crescimento sustentável e a lucratividade, a marca oriental está transformando sua linha de produtos nos EUA, tendo revelado dez novos modelos em vinte meses, incluindo a nova Frontier de lá.

O novo design da picape, mantendo as linhas mais retas, bem ao gosto dos norte-americanos, combina um estilo agressivo e moderno com elementos inspirados na icônica Hardbody, que edificou sua reputação robusta ao vencer competições de off-road nas décadas de 80 e 90. A Frontier “ianque” tem uma frente poderosa, com uma grade maciça e capô esculpido, emoldurado por novos faróis. Na traseira, a iluminação tem as lâmpadas parecendo se prender às laterais da caçamba. Os robustos para-lamas traseiros se combinam com o para-choque, com uma aparência atlética. As cores da carroceria, como a Tactical Green Metallic, oferecem uma perspectiva nova, porém, familiar, com influência em equipamentos “countries”. A Boulder Gray Pearl ajuda a acentuar o design externo da Frontier, combinando bem com as cores dos destaque ousadas.

Divulgação

A Frontier norte-americana, que estará nas concessionárias na metade deste ano, é equipada com motor 3.8 V6 de injeção direta com 310 cavalos de potência, com 93% das peças novas ou redesenhadas, e torque de 29 kgfm, associado à transmissão automática de 9 velocidades projetada para aumentar a eficiência e nas reacelerações. Com uma área de bloqueio expandida, um novo sistema eletro-hidráulico de alta resposta, eixo de entrada longo e uma faixa de marchas 99% mais ampla em comparação ao câmbio de 5 marchas anterior, a transmissão oferece respostas rápidas e diretas nas engrenagens. A Nissan também reajustou a engrenagem de direção de pinhão e cremalheira hidráulica da Frontier 2022 para fornecer melhor sensação no centro, reduzindo a fadiga do motorista em viagens longas. A relação da caixa de direção foi aumentada em 16%, levando a uma resposta mais rápida com menos esforço do motorista.

Divulgação

As versões 4WD da Frontier apresentam um sistema de tração nas quatro rodas com deslocamento rápido com modos tração simples, integral e com reduzida operados por uma caixa de transferência de meio período, controlada eletronicamente, e sistema de deslizamento limitado, para enviar potência para as rodas motrizes com mais aderência em superfícies de baixa tração. O Hill Start Assist está em todas as configurações e o Hill Descent Control é padrão nos modelos 4WD, ajudando os aventureiros a subir e a descer rampas íngremes com segurança. Para um visual ainda mais agressivo, a Frontier Pro-4X 4WD e a Pro-X 2WD têm faróis principais, de circulação diurna e de neblina em leds e detalhes da grade exclusivos.

Divulgação

No novo interior da Frontier, chamam a atenção vários detalhes estilosos em laranja. A multimídia tem tela sensível ao toque de 8 ou 9 polegadas, com espelhamento com Apple CarPlay ou Android Auto. O novo console central é simplificado e intuitivo, permitindo uma experiência amigável para o motorista e o passageiro da frente. Para tornar a vida do condutor mais tranquila, o Advanced Driver Assist Display de 7 polegadas transmite informações configuráveis ​​diretamente na frente de seus olhos.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA