Menos potência e mais rapidez
A Suzuki revelou a nova geração da GSX1300 Hayabusa, que ficou mais leve e ganhou inovações tecnológicas. O motor manteve a capacidade e foi atualizado, contudo, em função das atuais regras de emissões, sua potência caiu em relação ao modelo anterior. A superesportiva da marca nipônica deixou de lado as formas musculosas da anterior para dotar linhas mais retilíneas. A marca também fez alterações no chassi de alumínio, que deixaram a moto mais leve. A nova Suzuki Hayabusa pesa 264 quilos, dois (a menos que o modelo anterior. A suspensão dianteira tem garfo invertido da KYB e freios Brembo Stylema. As rodas são de liga leve com 17 polegadas. A capacidade do propulsor de quatro cilindros em linha foi mantida em 1.340 cm³, e a Suzuki diz ter revisado o cabeçote, o comando de válvulas, a passagem de óleo e os pistões. Agora, são 190 cavalos a 9.700 rpm e 15,3 kgfm de torque a 7.500 rpm. É menos do que os 196 cavalos e 15,7 kgfm do modelo anterior. Apesar disso, a Suzuki afirma que a nova Hayabusa acelera de zero a 100 km/h em 3,2 segundos, ante 3,4 segundos na antiga. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 297 km/h. Nos Estados Unidos, os preços da linha 2022 da moto partem de US$ 18.599, o equivalente a pouco mais de R$ 100 mil. A vinda da nova Hayabusa ao Brasil está confirmada, mas a data, ainda não.
Caçulinha sueca
A família Svartpilen da Husqvarna foi apresentada pela marca sueca como conceito no Eicma 2017, com inspiração no design das scrambler e misturando linhas futuristas e minimalistas. O primeiro modelo de série da família, a 701, foi lançada um ano depois. Mais tarde, surgiu a 401, que se tornou a urbana mais “acessível” da marca. Agora, ambas ganham a companhia da pequenina 125. A Svartpilen 125 é movida por um motor monocilíndrico de quatro tempos de 125 cm³ com injeção eletrônica e refrigeração líquida, entregando potência máxima de 15 cavalos a 9.500 rpm e 1,22 kgfm de torque em 7.500 rpm. Seu chassi é em estrutura de treliça de aço combinado com um braço oscilante de alumínio. Na dianteira, há um garfo invertido de 43 milímetros e com 142 milímetros de curso. Atrás, o sistema é monobraço. Os freios da ByBre utilizam sistema ABS da Bosch, que pode ser desativado na roda traseira no modo “Supermoto”. As rodas da são de 17 polegadas e adotam pneus Pirelli Scorpion Rally STR nas medidas 110/70 na frente e 150/60 atrás. A Svartpilen 125 chega às lojas europeias em fevereiro, por 5.760 euros, o equivalente a R$ 37 mil.
Efeitos colaterais
O ambiente no Polo Industrial de Manaus, onde se concentram a maioria das montadoras de motocicletas nacionais, é de preocupação e incerteza. Com crise de saúde na capital amazonense causada pelo alastramento da pandemia do novo coronavírus, as fábricas diminuem o ritmo e os reflexos são sentidos nos emplacamentos. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no mês passado, 85.839 motocicletas foram emplacadas, uma queda de 13,14% em relação a dezembro, quando 98.829 unidades foram comercializadas. Também houve retração de 6,38% na comparação com janeiro de 2020 (91.691). A Honda, responsável por quase 80% das motos emplacadas no Brasil, anunciou uma nova suspensão das linhas de montagem em decorrência da pandemia e também da indisponibilidade de componentes.
Vender ou vender
Alguns modelos da BWM Motorrad Brasil estão com preços especiais em fevereiro. É o caso da G 310 R, que teve sua linha 2021 recentemente apresentada na Europa, com mudanças na motorização e nos ajustes de design, devendo chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre. A linha 2020 está sendo oferecida no Brasil com redução de R$ 3 mil – de R$ 29.500 por R$ 26.500, com entrada de R$ 10.600 em trinta e seis parcelas fixas de R$ 320 e mensalidade final de R$ 7.950. Já a maxitrail F 750 GS modelo Sport tem entrada de R$ 23 mil mais trinta e seis vezes de R$ 674, com taxa de 0,59%, e mensalidade final de R$ 17.250. Ainda durante o mês de fevereiro, o cliente que deixar a moto para manutenção em uma concessionária autorizada poderá utilizar um Uber “voucher” e se deslocar por cortesia da BMW Motorrad. Para utilizar o benefício, é necessário ter apenas uma conta ativa na plataforma Uber.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!