A Land Rover confirma a chegada ao Brasil da linha 2021 dos dois modelos mais vendidos da marca britânica no país, o Discovery Sport e o Range Rover Evoque. O Discovery Sport, produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ), terá três versões: a S, com motor P250 bicombustível e preço de R$ 280.950, e as SE e R-Dynamic SE, as duas a diesel, partindo de R$ 289.650. Todas as configurações oferecem opção de sete lugares. Já o Evoque, que deixou de ser feito no Brasil em 2019, passando a ser importado da Inglaterra desde então, terá na linha 2021 apenas uma versão, a R-Dynamic SE, com motor P250 flex. Com o pacote R-Dynamic, o sempre estiloso utilitário esportivo, lançado em 2010, terá preço de R$ 357.950.
“Para os modelos 2021, conseguimos trazer ainda mais conectividade e tecnologia para os nossos SUVs mais vendidos aqui no Brasil. A união do software e do hardware do novo Pivi Pro e das tecnologias embarcadas transformam a experiência digital do consumidor na cabine e mantêm os carros sempre atualizados automaticamente, ideal para o uso no dia a dia sem qualquer preocupação”, explica Tiago Yoshitake, gerente de Produtos da Land Rover do Brasil. Conjuntamente à linha 2021 dos dois modelos, a Land Rover comemora a liderança no segmento de SUVs premium grandes no ano passado, com “market share” de 31,3%, conforme dados finais divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em 2020, o Discovery Sport produzido no Brasil teve 1.645 unidades vendidas. Somados os veículos importados aos ainda estocados nas concessionárias feitos no país até 2019, o Evoque teve exatamente novecentas e noventa e oito unidades emplacadas no ano passado.
O Discovery Sport e o Evoque 2021 trazem mais equipamentos, como a nova central multimídia e uma câmera de 360 graus. O primeiro recebeu um motor turbodiesel, enquanto o Evoque deixou de ter a versão P300 com sistema híbrido leve. No Discovery Sport 2021, a principal novidade é o acréscimo do propulsor 2.0 turbodiesel de 199 cavalos de potência e 43 kgfm de torque a partir de 1.750 rotações por minuto, associado à transmissão automática de 9 velocidades. A configuração de entrada S manteve o motor 2.0 turboflex de 250 cavalos e 27,5 kgfm de torque, com o mesmo câmbio automático.
O “powertrain” do Evoque em versão única no Brasil tem o 2.0 turbo bicombustível de 250 cavalos a 5.500 giros e 37,2 kgfm de torque a partir de 1.300 rpm, acoplado ao câmbio automático de 9 marchas. Lamentavelmente, o Evoque deixou de ter a poderosa versão R-Dynamic HSE, que era equipada com o motor 2.0 turbo de 300 cavalos de potência em conjunto com um sistema híbrido leve de 48V.
Os dois utilitários esportivos de luxo e de alto desempenho tiveram o ganho da central multimídia Pivi Pro, que fez estreia no novo Defender – o modelo-símbolo da fabricante britânica –, apresentado no ano passado, com sistema de atualização online. Conforme a Land Rover, a experiência digital na cabine dos dois veículos foi transformada com a introdução do sistema de infoentretenimento Pivi Pro, com a central multimídia já estando à disposição do motorista logo quando ele ativa o motor, graças ao sistema de dados e bateria independentes. Com as atualizações OTA (over the air), a plataforma garante que o condutor receba sempre as últimas mudanças em mapas, aplicativos e funcionalidades do veículo, sem a necessidade de visitar uma concessionária autorizada para isso.
Acompanhando o Pivi Pro, os modelos receberam ainda uma câmera de 360 graus e o ClearSight Ground View (em livre tradução, capô transparente), com imagens do chão a sua frente, logo abaixo do “cofre do motor”. É um importante recurso pois os dois SUVs contam com tração integral permanente e preparação para o off-road severo. Ainda na central de entretenimento, a cabine incorporou o Sensor de Profundidade (Wade Sensing). O sistema monitora a profundidade da água em que o carro está percorrendo, indicado para a travessia de rios e pequenos alagamentos. O Discovery Sport tem capacidade de imersão de até 60 centímetros e o Evoque, de até 53 centímetros. Nos quesitos acabamento e pintura, a linha 2021 dos dois SUVs pode vir nas cores Cinza Nolita, Azul Portofino, Bronze Lantau, Cinza Carpathian e Prata Silicon e podem ter o interior em couro Windsor ou o revestimento Kvadrat, composto por materiais sintéticos e matéria-prima derivada de produtos reciclados.
Por Daniel Dias/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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