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O caminho do meio

A Chevrolet aposta neste início de ano em novidades na sua linha de veículos premium. A primeira é o retorno da versão LTZ para o Cruze. Nessa configuração intermediária, o sedã inova ao trazer rodas, grade e para-choques mais esportivos e um pacote de equipamentos, segundo a fabricante norte-americana, surpreendente para a categoria. A versão que retorna ao catálogo do Cruze ficará posicionada entre a LT e a Premier. A Chevrolet não divulgou os preços da configuração intermediária do sedã. “Decidimos juntar as tecnologias mais valorizadas pelos clientes do sedã com o visual mais dinâmico até então exclusivo do Sport6. Tudo isso somado à dirigibilidade, à segurança e à sofisticação reconhecidas nesta plataforma. Com essa combinação, o novo Cruze LTZ torna-se um reforço importante para potencializar a nossa presença na porção premium do mercado”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul. Assim como toda a família, a LTZ tem motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível com 153 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque, com transmissão automática de 6 velocidades com opção de trocas manuais de marchas Active Select.

Luxo elétrico “básico

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A Porsche acaba de apresentar a versão de entrada do Taycan, já colocada em sistema de pré-venda no Brasil. O primeiro modelo totalmente elétrico da fabricante alemã chegou ao mercado brasileiro no ano passado, com as configurações 4S, Turbo e Turbo S. Agora, a família está sendo completada pela versão “básica”, com preço de R$ 589 mil, incluindo a instalação do carregador doméstico. A topo de linha do Taycan custa R$ 659 mil. O nova variante 100% elétrica tem 408 cavalos de potência (300 kW) com auxílio do Launch Control, com velocidade máxima de 230 km/h sendo 20 km/h menor em comparação à da “top” Turbo S. Conforme a marca de Stuttgart, a nova versão acelera de zero a 100 km/h em 5.4 segundos. O Taycan tem duas opções de baterias. A de série é a Performance, com capacidade de 79,2 kWh, e a opcional, a Performance Plus de deck duplo, de 93,4 kWh. A autonomia de acordo com o ciclo WLTP é de 431 quilômetros na de série e de 484 quilômetros na opcional.

Utopia real

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A Sony, empresa multinacional japonesa e o quinto maior conglomerado de mídia do planeta, surpreendeu no final de sua coletiva de imprensa na CES 2021 (Consumer Electronics Show), realizada em janeiro, na cidade de Las Vegas, revelando seu carro 100% elétrico para um futuro não muito próximo, conforme reconhece a própria marca oriental. O Sony Vision-S realmente existe em algum lugar entre um conceito e um protótipo. Como um conceito, ele pretende mostrar as ideias que a Sony tem para o mundo dos carros. Mas, como um protótipo, o veículo realmente funciona, segundo palavras da engenharia da empresa. Há uma longa lista dessas ideias em exibição no Vision-S. Um dos grandes pontos focais é a experiência de entretenimento e a interface do usuário. Isso começa com um conjunto de telas retangulares no painel que se estendem de um canto a outro. Tanto a tela do meio quanto a da frente do banco do passageiro são sensíveis ao toque. Nelas, o motorista e o carona podem acessar todos os controles de mídia do carro. Porém, o Vision-S ainda é um carro de um futuro ‘meio utópico”.

Luxo sobre rodas

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A Lexus do Brasil anuncia a chegada da linha 2021 dos SUVs RX 450h, um dos mais vendidos da marca no mundo, e NX 300h. Os veículos já estão disponíveis em toda a rede de concessionárias nacional. A marca traz novidades em segurança e tecnologia para ambos os modelos, sendo comum o Lane Trace Assist, que auxilia o motorista caso o veículo avance sem indicação de seta para outra faixa, e o alerta sonoro e visual para uso dos cintos de segurança traseiros. O RX 450h, disponível em duas versões, Luxury, com sete lugares, e F-Sport, tem motor a gasolina de ciclo Atkinson e outros dois elétricos. A configuração a combustão utilizada é um seis cilindros em V, de 3,5 litros com potência de 262 cavalos a 6 mil rpm e torque de 34,2 kgfm a 4.200 giros, e dois elétricos – um dianteiro de 167 cavalos e torque de 33,5 kgfm e outro traseiro de 68 cavalos e 14,2 kgfm de torque. O NX300h vem nas versões Dynamic, Luxury e F-Sport, combinando dois motores – um a gasolina de 2,5 litros de quatro cilindros 16V e um elétrico síncrono de ímã permanente. O motor a combustão tem potência de 155 cavalos a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 giros. O elétrico gera 143 cavalos e torque de 27,53 kgfm. Os preços são de R$ 454.990 na RX 450h F-Sport e de R$ 445.990 na Luxury e de R$ 354.990 na NX 300h F-Sport, de R$ 320.990 na Luxury e de R$ 299.990 na Dynamic.

Chave inteligente

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Chaves, celulares e vários outros objetos são carregados toda vez que o usuário se locomove em busca de seu carro. Pensando nisso, a BMW trabalhou para concentrar todas as atividades em um único dispositivo. A partir de agora, os seus veículos podem contar com uma tecnologia que permite transformar o iPhone ou o smartwatch em uma chave digital capaz de fechar, abrir e ligar o veículo. A tecnologia exclusiva da BMW permite ainda compartilhar a chave digital com até cinco pessoas, não dependendo de rede de celulares e funcionando com os dispositivos até cinco horas após o fim da bateria. Desenvolvida pela equipe de engenharia no Brasil, a tecnologia permite que a configuração da chave digital seja feita por meio do aplicativo BMW Connected. E mesmo em subsolo de um edifício em que não haja sinal de telefonia celular, o usuário pode acionar seu veículo pelo smartphone.

Lado sombrio

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Como o próprio nome sugere, o novo RAV4 Hybrid Black Edition, na versão 4×2, tem como cor dominante o preto e reforça o posicionamento do modelo no segmento D-SUV. A cor externa Preto Atitude e as rodas em liga leve de 19 polegadas em preto brilhante destacam o design arrojado da versão do RAV4. Mais detalhes exclusivos estão na grade dianteira, nos para-choques, nos retrovisores e nas proteções inferiores, todos na cor preta. Os únicos elementos que não são em preto são o conjunto óptico e o emblema cromado da Toyota ao centro da dianteira e da traseira. Dentro da cabine, os bancos em pele sintética são em preto com costuras cinza, combinando com o forro também em preto. A versão conta ainda com teto panorâmico com abertura elétrica, sistema de som JBL, câmara de 360 graus, sistema de navegação e carregador sem fios para smartphone com integração com Apple CarPlay e Android Auto. A exemplo de toda a família do SUV, a Black Edition traz de série o conjunto de sistemas de segurança ativa Toyota Safety Sense.

Bateria de cuidados

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A bateria é um item que muitas vezes não recebe a devida atenção dos motoristas. O resultado do descuido pode ser notado nas ruas. Afinal, quem nunca ficou na mão e precisou empurrar o carro ou viu outras pessoas nessa situação? Os cuidados com a bateria devem ser feitos com frequência. Em média, uma bateria dura de dois a três anos e, ao longo do tempo, perde sua capacidade de reter energia elétrica. O mecânico Alexandre de Lucca, do GetNinjas, maior site de contratação de serviços do Brasil, dá dicas para aumentar a vida útil do equipamento:

– Colocar o carro para andar – quanto mais o carro anda, mais a bateria dura. Se ela ficar inoperante por um longo período de tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação, diminuindo a vida útil da peça. O recomendado é que se ligue o motor uma vez por semana por pelo menos cinco minutos.
– Atenção antes de dar partida – não deixar nenhum equipamento ligado no momento da partida do motor. A bateria é a fonte de energia para todos os equipamentos elétricos do carro. Portanto, é recomendado verificar se os faróis, o rádio e o ar-condicionado estão ligados antes de dar a partida.
– A capacidade da bateria – verificar a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador antes de instalar algum aparelho novo.
– Revisões preventivas é importante fazer consultas especializadas a cada seis meses. Se a bateria apresentar algum sinal de falha, como sons incomuns ou dificuldade no momento da partida, é bom correr para a oficina.

– Cuidado ao escolher o alternador –esse é umequipamento que serve para transformar energia mecânica em elétrica. Por conta disso, é ideal escolher um alternador que tenha a mesma amperagem da bateria. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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