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Locomotiva do mercado automotivo mundial já há alguns anos, o segmento de SUVs (Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo) comandará o espetáculo de lançamentos no Brasil também em 2021. Uma das novidades mais aguardadas do segmento já foi apresentada no final do ano passado – é o Volkswagen Taos, produzido na Argentina e que desembarcará nas concessionárias brasileiras no segundo trimestre. Até sedãs e hatches terão direito as suas variantes SUV, como o Toyota Corolla, o automóvel mais vendido da história da indústria, com a versão Cross, e o Argo, atualmente o carro mais emplacado da Fiat.

Da Tailândia, virá a inspiração do novo Nissan Kicks, para continuar sendo fabricado em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, de onde foi apresentado para o mundo em 2016. Da América do Norte, virão o Chevrolet Equinox 2022 (México) e o Ford Bronco Sport (Estados Unidos), para “engrossar” as fileiras dos utilitários esportivos. Ainda na trincheira dos SUVs, chegarão às ruas nacionais os novos Renault Captur, produzido no Paraná, e o elétrico Audi e-Tron GT, importado da Europa. 

Mas, por enquanto, nem só de utilitários esportivos vive o mercado brasileiro. Outros segmentos também prometem novidades. Uma delas é e a configuração hatch do Honda City, para ser produzida em Itirapina, no interior de São Paulo, ao lado do “irmão” sedã. A outra é o novo Citroën C3, da qual não se tem muitas informações sobre onde será produzido.

Dez lançamentos de destaque aguardados para 2021

Volkswagen Taos

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Com apresentação feita no segundo semestre de 2020, na Argentina, onde será produzido para toda a América Latina, e oficializado para chegar ao Brasil no segundo trimestre deste ano, o Taos é o novo integrante da gama SUV da Volkswagen feita no continente, ao lado do T-Cross e do Nivus, ambos fabricados no Brasil. Para o mercado nacional, o Taos terá motor 1.4 250 TSI (turbo) produzido em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque.

SUV do Fiat Argo

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Para brigar principalmente contra o Volkswagen Nivus e menor em comparação ao Jeep Renegade, o SUV do Argo será apresentado neste ano, fabricado na Argentina. Confirmada por Martín Zuppi, diretor-geral da FCA no país vizinho, o utilitário compacto da Fiat deverá ter motorização Firefly turbinada e transmissão do tipo CVT, que poderá equipar também o Argo. O novo SUV será menor em relação ao Renegade para não haver “canibalização” com seu “colega” de FCA.

Toyota Corolla Cross

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Novo SUV de porte médio da Toyota, o Corolla Cross chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2021. Considerado um dos principais lançamentos do ano no país, o novo carro brigará com o Jeep Compass. Desenvolvido sobre a plataforma do sedã, a TNGA-C, o Corolla Cross terá 4,46 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,64 metros de distância de entre-eixos, com as mesmas mecânicas do sedã, a 2.0 bicombustível de 177 cavalos e a híbrida de 122 cavalos.

Ford Bronco Sport

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Depois de ter conquistado seu espaço na primeira passagem pelo mundo automotivo, de 1966 a 1996, o Ford Bronco ressurgiu no ano passado no portfólio da marca norte-americana. Genuinamente um off-road, com características como o melhor vão livre em relação ao solo, ângulos de entrada e saída e capacidade de submersão na água superiores e proteção contra obstáculos, o Bronco terá em 2021 a presença da versão Sport com duas opções de motores, ambas turbinadas: a EcoBoost 2.0 de 248 cavalos e torque de 38 kgfm e a EcoBoost 1.5 de 183 cavalos e torque de 26 kgfm.

Nissan Kicks 2022

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O Kicks reestilizado mostrado em 2020 na Tailândia será a base das modificações do crossover produzido no Complexo de Resende da Nissan, no Rio de Janeiro. Para confirmar que a marca oriental incorporará as mudanças no Kicks nacional, ela registrou desenhos industriais do SUV tailandês na base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A grande novidade do utilitário esportivo será a versão híbrida e-Power. As configurações “normais” seguirão com o motor 1.6 16V de até 111 cavalos.

Chevrolet Equinox 2022 

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Prevista para chegar ao Brasil no primeiro trimestre deste ano, a versão 2022 do Chevrolet Equinox trará mudanças leves no visual incluindo a grade do radiador e para-choques e faróis redesenhados. A marca norte-americana reforçará os itens de série como o assistente de manutenção em faixa, a câmera de ré e o alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência também para pedestre em todas as versões. O motor deve ser o 1.5 turbo de 172 cavalos, no lugar do 2.0 aspirado de 262 cavalos.  

Renault Captur 2022 

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A produção do novo Captur se iniciará em maio em São José dos Pinhais (PR). O SUV mais estiloso da Renault terá o inédito motor 1.3 TCe turbo bicombustível de 170 cavalos de potência e 25 kgfm de torque, associado à transmissão tipo CVT com 8 marchas simuladas. O motor 1.6 SCe continuará no catálogo. Externamente, o Captur 2022 tem o para-choque dianteiro completamente novo e faróis principais e auxiliares com leds.

Novo Citroën C3 

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Uma nova geração do C3 chegará neste ano ao Brasil. Não se sabe ainda se será uma reestilização completa do compacto ou se será um novo modelo, com outro nome. Essa última possiblidade é a menos provável. O C3 já foi totalmente renovado na Europa, mas talvez não sirva de parâmetro para a próxima geração do carro no mercado brasileiro. A plataforma do novo C3 no país será a mesma do Peugeot 208, a CMP, vindo da Argentina. O C3 renovado terá ainda o motor 1.6 aspirado flex de 118 cavalos, também do 208, e câmbios manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades.

Audi e-Tron GT 

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A produção em série do Audi e-Tron GT, o veículo 100% elétrico mais potente da marca das quatro argolas – terá um motor elétrico em cada eixo com tração integral e 590 cavalos de potência combinada – já se iniciou nas instalações de Neckarsulm, na Alemanha, e deverá desembarcar no Brasil mais para o final de 2021. Os pedidos na Europa se iniciam no começo deste ano. Não é apenas o conceito de direção do Gran Turismo que é sustentável: todo o processo de produção Neckarsulm é neutro em carbono.

Honda City hatch 

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Apresentado mundialmente na década de 80 como hatchback, o City voltará às origens neste ano no mercado brasileiro, convivendo com a versão sedã. Já vendido na Tailândia e registrado no Brasil, o City hatch será montado em Itirapina (SP) a partir do segundo trimestre de 2021. O modelo terá um motor inédito, 1,0 litro turbo de três cilindros, que na Ásia gera 122 cavalos de potência e 17,6 kgfm de torque, acoplado à transmissão do tipo CVT com 7 marchas simuladas.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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