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A Foton Caminhões, que desde 2010 representa no Brasil a fabricante chinesa Foton Motor Group, está lançando no mercado nacional sua nova geração de caminhões leves e médios. Trata-se da família Aumark S, recentemente lançada na China. Os veículos chegam ao Brasil em três versões: Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16. Os modelos de 6,5 e 11 toneladas já começaram a ser comercializados em toda a rede de concessionárias, enquanto o de 9 toneladas estará disponível a partir de 2021. O Citytruck 6.5-15 tem peso bruto total de 6.660 quilos, o Citytruck 9-16, 8.850 quilos e o Citytruck 11-16, 11 mil quilos. “Esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira. Trazem, de série, itens de conforto e segurança que até então só eram encontrados como opcionais”, comemora Márcio Vita, CEO da Foton no Brasil.

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            Inicialmente, os novos modelos da família Aumark S serão importados, mas poderão ser os primeiros a serem produzidos na futura fábrica da marca, na cidade gaúcha de Guaíba. A previsão é que a construção da unidade industrial brasileira esteja concluída até 2022. Depois de seis anos atuando apenas como importadora, desde 2016, a Foton Caminhões passou a montar veículos no Rio Grande do Sul. Inicialmente, usou um espaço alugado na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, e, atualmente, utiliza a unidade de produção da Gefco, em Guaíba. Quando a fábrica no Brasil ficar pronta, será a quinta unidade industrial da Foton fora da China. A marca chinesa já conta com fábricas na Tailândia, Vietnã, Quênia e Argélia (em construção).

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            O trem de força dos novos caminhões adota motorização Cummins e transmissão ZF que, segundo a Foton, asseguram otimização do consumo, reduzidos níveis de emissões e atende às normas Proconve P7. A versão Citytruck 6.5-15 vem equipada com o motor Cummins ISF 2.8 L com potência de 150 cavalos e torque de 36,7 kgfm, acoplado à transmissão ZF 5S 368, sincronizada com “overdrive”. Já a versão Citytruck 11-16 traz o Cummins ISF 3.8 L com potência de 156 cavalos e torque de 51 kgfm em conjunto com a transmissão ZF 6S 500, sincronizada e com “overdrive”. Ambas têm janela para tomada de força (PTO). A versão Citytruck 9-16 vem equipada com o mesmo “powertrain”, com potência e torque iguais. A diferença está no entre-eixos, de 3,8 metros, tanque de combustível e nos pneus menores. Seu PBT é de 8.500 quilos, enquanto o modelo de 11 toneladas é de 10.116 quilos de capacidade legal e de 11 mil quilos na capacidade técnica. Os veículos da família Aumark S contam com sistemas de injeção common rail e tratamento dos gases de escape com tecnologia SCR para a redução de emissões. O tanque do Citytruck 6.5-15 comporta 120 litros de diesel, o 9-16, 160 litros e o Citytruck 11-16, 200 litros.

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            Os três novos modelos da Foton contam com freio a ar, da Wabco. E a versão Citytruck 6.5-15 é a única da categoria que vem equipada com freio a ar, tanto no freio dianteiro quanto no traseiro. Os novos modelos da família Aumark S contam com freio-motor e têm uma tecla de ajuste de condução, para favorecer a redução no consumo de combustível. Além disso, têm sistemas de segurança ativa da Wabco com freio ABS e EBD no Citytruck 6.5-15, ABS nos 9-16 e 11-16 e DRL em leds. Os novos veículos têm sistema de segurança passiva, atendendo aos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29). São duas opções de cabine, ambas com defletores de série. Esses equipamentos aprimoram a aerodinâmica, principalmente quando o veículo vem implementado com baú.

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            A Foton entra em nova fase no Brasil a partir da adesão de novos grupos econômicos a sua rede de concessionárias. As tratativas foram iniciadas em 2019 e, a partir de agosto deste ano, houve adesão por parte das ex-concessionárias Ford (que encerrou a fabricação de caminhões no Brasil) à rede Foton. Foi criada a Abrafoton, entidade que recebeu no segundo semestre deste ano vinte e seis novas revendas. A ideia é que o número atual de trinta e seis revendas cresça no próximo ano. “Tão logo tenhamos nossa fábrica no Brasil, teremos condições de oferecer produtos a todos os segmentos de veículos comerciais, de maneira gradativa e conforme as demandas do mercado”, promete Ricardo Mendonça de Barros, diretor de Desenvolvimento da Rede Foton do Brasil.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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