O modelo mais vendido da Audi no mundo – com mais de 7,5 milhões de unidades emplacadas desde sua origem, em 1994 – chega ao Brasil renovado em sua linha 2021. O A4 ganhou pacote de tecnologias, com destaque para o Audi Phone Box Light, que carrega o celular por indução, o assistente de estacionamento e o controle de cruzeiro adaptativo. O sedã produzido nas fábricas alemãs de Ingolstadt e de Neckarsulm está disponível a partir de R$ 229.990 na versão de entrada, a Prestige, a R$ 259.990 na intermediária, a Prestige Plus, e a R$ 304.990 na topo de linha Performance Black. São doze opções de cores: Branco Íbis (sem custo adicional) e as metálicas ou sólidas Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Quantum, Cinza Manhattan, Cinza Terra, Prata Florete, Preto Bilhante, Preto Mito e Vermelho Tango. “O Audi A4 é um carro mundialmente respeitado por sua elegância e versatilidade, capaz de atender a diferentes públicos mantendo a esportividade, característica da marca. Não à toa, ele é nosso veículo mais vendido no planeta. O novo A4 chega agora ao Brasil com visual renovado e novas tecnologias para manter sua trajetória de sucesso no país”, avalia Daniel Rojas, diretor de Vendas da Audi do Brasil.
O A4 três volumes é equipado com o motor 2.0 TFSI (turbo) – eleito o melhor no prêmio “International Engine of the Year” no ano passado –, com 190 cavalos de potência e torque de 33 kgfm de 1.450 a 4.200 rotações por minuto. De acordo com a Audi, o carro acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 240 km/h. Na versão “top”, são 249 cavalos, torque de 38 kgfm de 1.600 e 4.500 rpm e aceleração até os 100 km/h feita em 5,8 segundos, podendo atingir 250 km/h. As três configurações tem a tração integral “Quattro”. A transmissão é a Stronic de 7 velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre, e o motorista pode ainda escolher entre cinco modos de direção Drive Select: “Automatic”, “Efficiency”, “Comfort”, “Dynamic” e “Individual”, que ajustam o funcionamento do acelerador, dos freios, da suspensão e dos controles de estabilidade e de tração.
Segundo a marca das quatro argolas, o novo sedã é mais dinâmico e sofisticado, graças aos destaques do design esportivo: os novos conjuntos ópticos e a grade Singleframe, agora mais ampla e plana, com as linhas horizontais enfatizando a largura tanto na frente quanto na traseira. A vista lateral tem contornos sobressalentes acima das rodas e linha inferior marcando o entre-eixos, deixando as “marcas” da tração “Quattro” mais visíveis externamente. Os faróis de leds passaram a ser itens de série – na versão “top” há ainda a tecnologia Matrix Led com luz alta totalmente automática como opcional. O novo desenho do conjunto óptico mantém o carro alinhado com modelos de segmentos superiores, com pequenos pontos de leds formando a assinatura do sedã nos faróis e nas lanternas.
No interior, o centro do painel de instrumentos conta com o Audi MMI Plus, levemente inclinado em direção ao motorista. A tela sensível ao toque apresenta a mesma linguagem vista nos modelos A6 e A7, com o MMI Touch no centro de controle do novo sistema operacional. A experiência é semelhante ao uso de um smartphone, com as informações projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas ao lado. Uma das novidades é o Audi Phone Box Light, tecnologia que permite o carregamento de smartphones por indução, com espelhamento de celulares e tablets pelo Android Auto e pelo Apple CarPlay.
A Prestige traz como itens de série a tecnologia “keyless go” (abre e liga o carro sem a necessidade da chave), entradas USB também para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com “paddles shifts” para trocas sequenciais, rodas de liga leve de 18 polegadas, câmera de ré e sistema de monitoramento da pressão de pneus. Como opcional da versão, existe apenas o teto solar elétrico. A intermediária Prestige Plus agrega ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos e eletricamente ajustáveis, controle de cruzeiro adaptativo, pacote de luzes internas, teto solar elétrico, kit exterior S line, aviso de saída de faixa, faróis full-led, lanterna com indicador dinâmico nas setas, rádio MMI plus com sistema de navegação e o Virtual Cockpit Plus, com tela de 12,3 polegadas e resolução full-HD localizada atrás do volante com três tipos de visualização. O único opcional da configuração é o head-up display, que projeta informações importantes no campo de visão do motorista.
Além do motor mais potente, a Performance Black soma acabamento interno em “black piano”, bancos em combinação couro/Alcântara com memória de ajuste, volante esportivo em couro com base plana e função park assist com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. Os opcionais são o head-up display, o sistema de som Bang & Olufsen 3D, o Pacote Assistance City (com Audi pré sense traseiro e assistente de mudança de faixa) e faróis full-led Matrix HD.
Por Daniel Dias – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!