Para completar seu portfólio de utilitários esportivos no mercado brasileiro, a Mercedes-Benz traz de Aguascalientes, no México, o GLB 200, para até sete pessoas, apresentado na configuração de lançamento Launch Edition com preço promocional de R$ 299.900. Se o carro da marca da estrela de três pontas não prima pelo arrojo no design e opta por um certo conservadorismo estilístico, é bastante avançado em termos de tecnologia, versatilidade e flexibilidade. O GLB se propõe a oferecer os seis lugares para os passageiros com o mesmo nível de conforto, graças ao amplo espaço interno proporcionado pelo generoso entre-eixos de 2,82 metros – o comprimento total do modelo é de 4,63 metros. O novo SUV se notabiliza pela grande variedade de configurações internas e a possibilidade de transformar o carro em um autêntico furgão de carga com o rebatimento das duas fileiras de bancos traseiras, resultando em um compartimento para até 1.680 litros. “O GLB 200 Launch Edition oferece toda a tecnologia da Mercedes-Benz. Atualmente, um em cada três modelos de automóveis da marca é um SUV. A demanda por esse tipo de veículo tem sido grande em todo o mundo e, no Brasil, não é diferente. Esse automóvel é um dos veículos mais importantes do ano para a nossa marca, desenvolvido para superar todas as expectativas dentro desse segmento”, afirma Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Cars e Vans Brasil e MBC América Latina e Caribe.
Segundo a Mercedes-Benz, o motor 1.3 turbo a gasolina com quatro cilindros do novo GLB foi completamente atualizado para o lançamento. Em comparação com a geração anterior, se caracteriza pela potência maior – de 163 cavalos a 5.500 rotações por minuto e torque de 26 kgfm de 1.620 a 4 mil giros –, eficiência elevada e menores emissões. Compacto e leve, o motor recebe a designação M 282 e traz a tecnologia de desativação de dois cilindros, dependendo da necessidade. A retomada dos quatro cilindros ocorre de forma automática quando o motorista pressiona mais o acelerador ou chega a um trecho de subida. Completa o “powertrain” do GLB 200 a transmissão 7G-DCT de dupla embreagem e 7 velocidades, com mais rapidez nas trocas de marchas na aceleração, podendo ser utilizada por meio dos “paddles shifts” posicionados junto ao volante nos modos “Eco”, “Comfort”, “Sport” e “Individual”. A transmissão conta com duas bombas de óleo, uma mecânica e outra elétrica. Essa segunda é acionada quando o motor é desligado por meio da função start/stop, mantendo a pressão hidráulica para um acionamento imediato quando o propulsor é religado, dando ao carro uma arrancada quase imediata. Conforme dados divulgados pela Mercedes, o GLB 200 acelera de zero a 100 km/h em 9,1 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 207 km/h.
O design interior do GLB tenta obter uma combinação entre conforto e utilidade para vários estilos de vida. Para a Mercedes, o modelo tem acabamento premium para criar uma atmosfera aconchegante para todos os sete ocupantes, sem distinção. Para que o GLB ofereça todo o conforto no uso urbano, tem suspensão robusta para entregar um alto nível de estabilidade, com a necessária maciez para garantir a comodidade no interior. A direção com assistência elétrica busca ser leve nas manobras e precisa quando o veículo atinge velocidades maiores. A concepção interna da cabine pretende que o GLB tenha uma conexão com o espírito off-road. O painel de instrumentos consiste em uma única peça, que tem recortes ópticos nas áreas do motorista e do passageiro do lado. O condutor fica em frente a um cockpit com uma tela panorâmica (formada por duas de 10,25 polegadas, cada), com controles e display executados por meio do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), a moderna central multimídia desenvolvida pela marca alemã, com computador, telas e gráficos brilhantes, mostradores individualizáveis e controle vocal que pode ser ativado com a chamada “Ei, Mercedes”.
Um novo item no interior é o elemento tubular com aparência de alumínio que arremata a parte inferior do painel de instrumentos e abriga as três saídas de ar centrais redondas. Elas tentam dar uma impressão de robustez, força e um certo jeito de diversão ao apoio do painel. Abaixo das saídas redondas fica o painel de controle do ar-condicionado de duas zonas, nas quais as teclas dão a impressão de terem sido usinadas a partir de um cilindro de alumínio sólido. A personalidade do interior também se manifesta no console central. Nas portas, o espírito SUV é ressaltado pela alça horizontal, uma peça incrustrada na estrutura do painel da porta, lembrando um tubo de alumínio usinado. A sensação de espaço da cabine é aumentada pelo teto solar panorâmico.
O utilitário esportivo conta com faróis de leds e auxiliares de neblina, que distribuem a luz com maior amplitude em comparação aos principais, iluminando melhor as áreas periféricas. Sua posição baixa no para-choque reduz o risco de provocar ofuscamento. As lanternas, também em leds, têm design e funções desenvolvidos especialmente para o modelo, mostrando quase um “cartão de visita” do SUV. Os sistemas de segurança e de assistência à condução do GLB 200 Launch Edition são de última geração, associando-se às qualidades de construção e materiais que posicionam os veículos da Mercedes-Benz entre os mais seguros do mundo. O conjunto de dispositivos de ajuda ao motorista engloba os assistentes de distância Distronic, de frenagem, de manutenção e mudança de faixa, de ponto cego, de direção e o ativo de estacionamento com sensores Parktronic. O GLB tem na frente torres de suspensão McPherson e, na traseira, um eixo multilink com molas de compressão com isolamento acústico e vibracional. O SUV tem rodas de 19 polegadas, oito airbags, cintos de segurança com tensor e Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Um outro detalhe funcional interessante do GLB 200 estão nas portas, que se sobrepõem às soleiras, melhorando a facilidade de acesso, mantendo a entrada livre de sujeira e aumentando a proteção em caso de impactos laterais. Molduras protetoras pretas em toda a volta do GLB dividem visualmente as proporções e ressaltam a personalidade do veículo. No quesito cores, a “live” de apresentação do GLB 200 Launch Edition ressaltou as duas “mais vivas, sem querer parecer um carnaval”, de acordo com a marca, Azul Denim e Azul Galáxia, fugindo das recorrentes prata e preta. O catálogo de cores do SUV tem ainda as metálicas Branco Digital, Preto Cosmos, Prata Iridium e Cinza Montanha e as sólidas Branco Polar e Preto Noite. Na cabine, o acabamento pode ser em preto ou bege.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!