Nas rotas capixabas
O primeiro ônibus 100% elétrico do Brasil para transporte rodoviário de passageiros rodará nas ruas e estradas do Estado do Espírito Santo. O veículo atendera aos clientes da VIX Logística no serviço de fretamento, para transporte de funcionários de empresas capixabas. Com chassi D9F produzido pela chinesa BYD em sua fábrica de chassis na cidade paulista de Campinas, o ônibus elétrico rodoviário utiliza carroceria Viaggio 1050, fabricada pela Marcopolo. O projeto-piloto, que terá duração de dezoito meses e receberá um investimento total de R$ 6,6 milhões, é composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga. O veículo irá operar de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio A EDP é responsável pela gestão geral do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica e operação dos carregadores. A VIX Logística será a operadora do ônibus, que fará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. O projeto foi desenvolvido por meio de uma chamada estratégica de pesquisa e desenvolvimento (P&D), promovido pela ANEEL em 2019. Também participam do consórcio as empresas WEG, como fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus, e a Certi, que contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica. Com 12,9 metros de comprimento e capacidade para quarenta e quatro passageiros, o BYD D9F tem potência de até 410 cavalos e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro. O carregamento rápido das baterias é feito em até quatro horas e o veículo tem 350 quilômetros de autonomia. “Investir em mobilidade elétrica é sempre uma forma eficaz e de grande impacto ao meio ambiente. Cada ônibus a diesel substituído por um elétrico é um ganho para o planeta”, explica Marcello Schneider, diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil.
Volta às aulas
A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou na primeira quinzena de outubro quatrocentos e quarenta e quatro veículos escolares ao programa Caminho da Escola. O lote destina-se a cidades de Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, e é composto pelos modelos Volksbus 8.160 ORE1 e 15.190 ODR ORE3. A linha de produção de chassis de ônibus da fabricante em Resende (RJ) mantém-se aquecida para atender à demanda de transporte de estudantes das prefeituras e Estados que se preparam para o retorno das aulas, tão logo as condições sanitárias do país permitam, contribuindo para um percurso mais seguro. A operação da fábrica ocorre em dois turnos e de forma segura para os empregados, seguindo todos os protocolos de saúde. “Estados e municípios Brasil afora mantiveram suas encomendas e estamos trabalhando para cumprir todas as entregas. O objetivo é preparar a estrutura de transporte dos alunos para a volta presencial às escolas, com toda a segurança”, explica Adriana Cecconello, supervisora de Vendas Especiais de Ônibus da VW Caminhões e Ônibus. No fim do ano passado, a VW Caminhões e Ônibus venceu a licitação para venda de 3.600 ônibus ao Caminho da Escola, sendo 1.600 unidades do Volksbus 15.190 ODR ORE3, outras 1.600 do Volksbus 8.160 ODR ORE1 e mais quatrocentas do Volksbus 8.160 OD Onurea Piso Alto.
Sem medo de fogo
A Magirus apresenta ao mercado brasileiro o novo veículo de combate a incêndio, o TLF AirCore, que combina a tecnologia AirCore – de névoa de água – e um dispositivo de elevação, com um recipiente para agente extintor de 3.500 litros, montado em um chassi especialmente adaptado para off-road. Com aproximadamente 3,4 metros de altura, largura de 2,5 metros e comprimento total de menos de 7 metros, com uma distância entre os eixos de apenas 3,69 metros, o TLF AirCore é compacto e fácil de se manobrar. O chassi é um Iveco Eurocargo FF150-32WS impulsionado pelo motor FPT Industrial, com potência de 320 cavalos, transmissão Allison e sistema Automatic Drivetrain Management (ADM) de nova geração, que controla todos os sistemas de tração do veículo, com a vantagem de transferir, automaticamente, 100% do torque. Por conta da distância ao solo de 39 centímetros com pneus simples, o veículo domina com facilidade grandes ângulos de rampa e encostas e tem uma capacidade de travessia de até 86 centímetros. O desempenho da turbina AirCore, com uma vazão de até 6 mil litros por minuto, permite distâncias máximas de lançamento e grandes profundidades de penetração em aplicações industriais e combate a incêndios em vegetação.
Na casa do milhão
Além da entrada de forma mais competitiva no segmento de extrapesados, a produção do Meteor representa outro marco na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus: o milionésimo veículo produzido pela marca é uma unidade do modelo 29.520. Desse total, mais de 850 mil unidades foram fabricadas pelo complexo industrial de Resende (RJ), que completa vinte e cinco anos desde suas primeiras instalações na cidade e abriga o centro de desenvolvimento mundial da marca e as linhas de montagens da empresa, que receberam investimentos recentes de mais de R$ 500 milhões. “Esse recorde de produção agora é fruto dos nossos esforços constantes desde o início das nossas operações, em 1981, mas sobretudo a partir de nossa instalação em Resende, que teve início em 1995 com uma fábrica-laboratório. Ao longo desses últimos vinte e cinco anos, investimos continuamente para garantir um processo produtivo com tecnologia de ponta. Foram R$ 5,5 bilhões destinados ao crescimento da empresa, com o mais recente ciclo de investimento previsto para terminar em 2021 e que tem grande parte dos recursos focada no lançamento dos novos extrapesados Volkswagen”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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