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Ganhando escala

            A Scania atingiu a marca de cinquenta caminhões movidos a GNV e/ou biometano vendidos no Brasil, um ano após a abertura do recebimento das encomendas. Uma parte dos veículos já entrou em operação, outra ainda será entregue. E a solução continua a chamar a atenção de embarcadores e transportadores de todos os tamanhos. “A pandemia da Covid-19 acelerou a busca por sustentabilidade em diversos ramos da economia em todo o mundo, inclusive no Brasil. Esse cenário também impactou o setor de transporte, pois o modal rodoviário responde por grande parte da cadeia de valor das empresas que estão na dianteira da chamada recuperação verde. E nós da Scania saímos na frente ao oferecer soluções de transporte sustentáveis que apoiam essas organizações a cumprir os compromissos com a redução de emissões de gases poluentes”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. Os cinquenta caminhões foram comercializados para transportadoras que atendem a embarcadores de diferentes indústrias, desde cosméticos a alimentos, como L’Oréal, PepsiCo, Unilever e Carrefour.

Fase de expansão

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        Com o lançamento da linha 2021 dos caminhões pesados Hi-Way e Hi-Road, a Iveco reestruturou a rede de concessionárias e ampliou os serviços de pós-venda. Outro passo importante é a contratação de empregados para áreas como produção e logística, entre outros setores, do complexo fabril de Sete Lagoas, em Minas Gerais. São novos duzentos e setenta e dois membros temporários. “Isso representa um compromisso da montadora com os nossos parceiros concessionários, com os clientes e com o futuro da operação no Brasil”, acredita Márcio Querichelli, líder da Iveco para a América do Sul. A fábrica da Iveco na cidade mineira foi inaugurada em 2000 e planejada a partir dos conceitos do World Class Manufacturing (WCM), que significa Produção de Classe Mundial. “O WCM é um dos mais elevados padrões de qualidade da indústria global para o gerenciamento integrado de fábricas e produção”, explica Querichelli.

Nas rotas do Pacífico

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        Em plena pandemia e com muitos destinos turísticos internacionais ainda fechados, a Volare, marca de micro-ônibus do Grupo Marcopolo, fechou um contrato de exportação de setenta veículos do modelo Access Urbano para o Chile. Os veículos, que acabam de chegar ao país, renovarão todo o sistema de transporte de Punta Arenas, capital da Patagônia chilena, reconhecida mundialmente pelos seus glaciares e pelo Parque Nacional Torres del Paine. A Volare domina as exportações brasileiras do segmento de micros com 30% de participação de mercado nos últimos anos. O Chile representa mais da metade das vendas, seguido por Argentina, Peru e Costa Rica. “Continuamos focados em contribuir para elevar a mobilidade das cidades neste cenário de pandemia, tanto no Brasil quanto no Exterior. O Volare Access Urbano é um veículo premium e oferece acessibilidade para diferentes públicos que apresentam, por algum motivo, mobilidade reduzida, como grávidas, idosos e cadeirantes”, comemora o gerente de Exportação da Volare, Rodrigo Bisi.

Borracha de serviço

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        A Goodyear, uma das principais fabricantes de pneus do mundo e presente no Brasil há mais de cem anos, ampliou desde março sua oferta de produtos ao mercado brasileiro de veículos comerciais com a linha Max Series. A Max Series tem produtos para os segmentos Longa Distância, Regional, Regional Severo, Misto e Urbano, todos com tecnologias incorporadas que visam sempre ao menor custo por quilometro na vida total dos pneus. O modelo Urban Max, que já contava com as medidas 275/80R22.5 e 215/75R17.5, agora também passa ter a medida 295/80R22.5, complementando sua linha para o segmento urbano. O Urban Max foi desenvolvido para aumentar o desempenho em aplicações com maior necessidade de capacidade de carga, ônibus articulados e BRT. “O pneu Urban Max, com novo desenho, novos compostos e novas tecnologias de construção de carcaça, oferece até 12% mais de quilometragem que seu antecessor na medida 295/80R22.5, sendo ideal para os desafios do serviço urbano. Além disso, apresenta quilometragem 13% superior quando comparado a pneus concorrentes”, explica Eduardo Gualberto, diretor de pneus da linha comercial da Goodyear.

por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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