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Mesmo com a retração geral da economia brasileira, a construção civil tem apresentado números surpreendentes em 2020. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor vem crescendo mês a mês e, em agosto, teve nível de atividade similar ao de 2011, um dos melhores da década. Consequentemente, o mercado de betoneiras também registra crescimento, com alta de 58% nas entregas de janeiro até setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2019, conforme dados da Associação Nacional de Fabricantes de Implementos (Anfir). Atenta à demanda, a Volvo resolveu lançar um caminhão mais leve e eficaz para aproveitamento total da capacidade de uma betoneira: o VM Light Mixer.

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            Desenvolvido para aumentar a produtividade, o novo modelo possibilita transportar até um metro cúbico a mais de concreto. “Já tínhamos um produto de referência em betoneiras e fomos consultados por concreteiras para fazer um caminhão ainda mais leve. Por isso, desenvolvemos essa nova versão do Volvo VM, que permite transportar mais carga útil”, explica Clóvis Lopes, gerente-comercial de Caminhões da Volvo. A nova versão traz várias alterações em relação ao VM 8×4 tradicional. Somadas, elas possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 quilos para 7.920 quilos, ou seja: 900 quilos a menos. O primeiro Volvo VM Light Mixer recebeu uma nova betoneira Liebherr, também projetada para redução de peso do conjunto. A tara total do caminhão mais betoneira baixou quase 2.500 quilos, para apenas 11.650 quilos, possibilitando transportar até um metro cúbico a mais de concreto, dentro da lei da balança.

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            O chassi da linha VM é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes. No Light Mixer, a Volvo optou pela distância de entre-eixos de 4,55 metros, para viabilizar melhor distribuição de peso na betoneira. Mesmo com o entre-eixos mais curto, o caminhão vem equipado com grandes tanques de combustível (200 litros) e Arla32 (50 litros), que possibilitam rodar o dia todo sem reabastecimento. Outro diferencial do VM Light Mixer é o quarto eixo direcional dianteiro. Opcionalmente, esse eixo pode ser equipado com sistema suspensor, para trechos em que o caminhão roda vazio ou em eventuais manobras. Mesmo com os novos para-choques, a suspensão elevada garante um ângulo de ataque que ajuda a enfrentar a severidade de operações fora-de-estrada.

            O motor de 270 cavalos do VM Light Mixer trabalha acoplado a uma transmissão manual de 9 marchas, mais leve. Como opcional, o motor pode receber escape vertical, para operações em terrenos mais acidentados. O caminhão tem suspensões traseiras com molas parabólicas. Os pneus são 275/80 R22,5 de uso misto. O veículo pode ser equipado ainda com rodas de alumínio.

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            Concebido para operações de transporte entre usinas de concreto e obras em centros urbanos, o VM Light Mixer é equipado com cabine curta, com grande área envidraçada que amplia a visibilidade, o que é importante para manobras em canteiros apertados. Externamente, o novo caminhão traz para-choque em aço, mais leve, e tem faróis com desenho similar ao das versões rodoviárias da linha VM. O conjunto óptico tem luzes diurnas em leds, uma característica de segurança e identidade de toda a atual linha de caminhões da Volvo.

por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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