A revista Roda Rio é uma publicação automotiva semanal desenvolvida em formato mobile, distribuída via e-mail exclusivamente para assinantes e voltada para o mercado do Rio de Janeiro. Embora seja originalmente formatada para facilitar a leitura em celulares, dispensando o uso do zoom, Roda Rio também pode ser acessada com total qualidade em desktops e tablets. Começou a circular semanalmente às quintas-feiras, a partir de 1 de outubro. Cada edição semanal tem em média 60 páginas, numa publicação automotiva abrangente, com uma ampla cobertura nacional e internacional não apenas de automóveis, mas também de motocicletas, caminhões, ônibus e veículos comerciais – tudo isso acrescido de conteúdo específico para o público carioca e fluminense.
No Brasil e em todo o mundo, a internet oferece cada vez mais notícias automotivas. Em meio a essa “avalanche” de informação, fica difícil achar o que merece ser lido e escapar daquilo que não merece. Os sites que produzem jornalismo automotivo qualificado muitas vezes não são visitados porque as pessoas “não lembram” ou “não têm tempo” de acessar com regularidade. Acabam se limitando às publicações que assinam e recebem periodicamente – das outras, viram visitantes eventuais. O ato de pagar pela assinatura cria uma espécie de ‘pacto de fidelidade‘ entre a publicação e o leitor – quem paga para receber, dificilmente deixa de ler. Ao mesmo tempo, fica claro que se o leitor paga para receber o conteúdo, é para o leitor que a publicação deve ser editorialmente orientada. Paralelamente, a elevação dos custos gráficos e de distribuição dificulta a sobrevivência das publicações impressas.
Daí a ideia de criar Roda Rio, uma revista mobile semanal exclusiva para assinantes que se propõe a reunir “o melhor de dois mundos“. Ou seja, oferecer informação jornalística qualificada sobre os principais destaques da semana no Brasil e no mundo nos setores de automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus (atualmente não há nenhuma revista automotiva semanal no Brasil), tudo na mesma publicação (algo inédito em revistas automotivas nacionais), combinada com a cobertura regional dos mesmos temas no Rio de Janeiro (o Estado não dispõe atualmente de nenhuma outra revista automotiva). Notícias independentes e produzidas com a profundidade de análise que se espera do mais moderno “jornalismo de revista“. Um conteúdo sem as limitações formais, “palavras-chave” e textos “com no máximo 3 mil toques” impostos pelas regras de SEO aos sites, com métricas formais que muitas vezes se sobrepõem aos princípios do bom jornalismo. Tudo isso disponibilizado com a ampla acessibilidade, a velocidade e o baixo custo de distribuição proporcionados pela internet, em um formato desenvolvido especificamente para a leitura nos celulares e smartphones (responsáveis por cerca de 70% da audiência dos sites automotivos brasileiros), mas plenamente acessível em computadores e tablets com total qualidade. Ou seja, Roda Rio combina qualidade editorial de revista com a ampla acessibilidade dos sites.
A distribuição semanal está sendo feita de forma gratuita nas edições dos meses de outubro, novembro e dezembro, inicialmente para os profissionais do universo automotivo brasileiro que fazem parte do mailing da Agência AutoMotrix e também para todos os demais interessados em receber gratuitamente as edições semanais de Roda Rio neste “período de degustação” até o final de dezembro (no momento, são mais de duas mil remessas por semana). Para se cadastrar e receber Roda Rio grátis até o final de dezembro, basta enviar nome completo, cidade, telefone e e-mail para contato@rodario.com.br. A publicação também está disponível em aplicativos de bancas virtuais e via streaming, como o RevistariaS.
No final de dezembro, o período de distribuição gratuita da revista Roda Rio se encerra e a assinatura anual (52 edições semanais) será oferecida a partir de janeiro de 2021 por apenas R$ 50 por ano, o que dá menos de R$ 1 por edição semanal. Assim como as assinaturas, a comercialização dos espaços publicitários na revista Roda Rio passará a existir apenas a partir de janeiro de 2021 – mas as empresas que fizerem suas reservas de espaço desde já receberão as publicações nas edições semanais de outubro, novembro e dezembro de 2020 como bonificação .