Quase um ano e meio depois de ser apresentado nos Estados Unidos, o Camaro reestilizado chega ao Brasil com atualizações no visual e um pacote de conectividade tanto para a versão cupê quanto a do conversível. Oferecidas em configuração única de acabamento SS, ambas são equipadas com o mesmo motor V8, transmissão automática sequencial de 10 marchas e controle de largada. O superesportivo ganha dianteira inspirada no conceito Camaro Shock, com a gravata “Black Bow Tie” reposicionada para a grade superior e a barra central do para-choque pintada na cor do veículo, proporcionando um estilo mais sintonizado com o do original, que projetou o icônico “muscle car” da Chevrolet. O novo Camaro adota o nível 4 de conectividade em seu estágio mais avançado, com Wi-Fi nativo, OnStar, myChevrolet app e MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O modelo já era equipado com sistema de carregamento de smartphone por indução magnética. Importado dos Estados Unidos, o novo lote do Camaro chega ao Brasil com preço a partir de R$ 377.900.
Desde suas origens, o Camaro é o arquirrival do Ford Mustang, mas já teve melhores momentos no balcão de vendas e como símbolo de representatividade institucional da marca norte-americana pelo mundo. Desde 2010, quando desembarcou no Brasil com a nova concepção visual, que vem se atualizando ao longo da década, o modelo da Chevrolet se tornou o superesportivo com maior sucesso no mercado nacional, com mais de 6 mil exemplares comercializados. Em setembro deste ano, porém, o Camaro teve apenas onze unidades emplacadas, totalizando somente vinte e três vendas desde janeiro. Isso lhe dá a sexta posição do segmento no país, em um ranking elitizado que tem a liderança do Porsche 911, com seiscentas e sessenta e quatro unidades vendidas no acumulado de 2020, enquanto o Mustang está em segundo, com duzentos e sessenta e quatro emplacamentos no ano.
O novo lote do Camaro destaca o sistema Wi-Fi nativo da Chevrolet com antena amplificada e sinal até doze vezes mais estável, garantindo uma experiência em 4G por mais tempo. O superesportivo traz a mais atual geração do OnStar. O sistema de telemática permite que dispositivos eletrônicos do veículo sejam atualizados de forma remota, sem a necessidade do comparecimento à oficina, vários serviços conectados como o auxílio em caso de emergências com resposta automática em acidentes graves, ajuda na recuperação se o veículo for roubado ou furtado e socorro mecânico do Road Service da Chevrolet. O cliente do Camaro pode a partir daí comandar outras funções do carro por meio do aplicativo myChevrolet app, como acionar a ignição à distância para climatizar a cabine ou consultar informações do computador de bordo, nível do combustível, pressão dos pneus, consumo médio e indicador da vida útil do óleo.
Além do mais avançado pacote de conectividade, o Camaro se destaca pela ampla oferta de equipamentos de segurança, conforto e conveniência, como faróis dianteiros com leds e ajuste de altura automático, airbags frontais, laterais e de joelho para o motorista e o passageiro da frente (a versão “fechada” tem ainda airbags de cortina), alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, Head-up Display, bancos dianteiros com ajustes elétricos e sistema de aquecimento e refrigeração, sistema de som Bose Premium, retrovisor interno com imagens da câmera de vídeo traseira, alerta de tráfego cruzado traseiro, teto solar para o cupê e capota rebatível com acionamento elétrico de abertura e fechamento pela chave para o conversível.
A atual geração do Camaro se notabiliza pelo poderoso “powertrain”, composto pelo motor 6.2 V8 de 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, associado à transmissão de 10 velocidades com escalonamentos que tornam a condução do veículo ainda mais espetacular. A relação entre as trocas são curtas e permitem ao motor trabalhar em giro otimizado com sensação de retomadas mais vigorosas. Outra vantagem, segundo a marca norte-americana, são as mudanças suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, nas quais o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível. O propulsor tem sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, para aumentar a oferta de torque e potência. Com isso, o Camaro SS acelera de zero a 100 km/h em 4,2 segundos e chega à velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 290 km/h no cupê e de 250 km/h no conversível. Ao lado do modo específico “Circuito”, que altera o comportamento da rigidez da direção, a atuação dos controles de estabilidade e de tração e o mapeamento da transmissão e do motor, o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais branda, indicada para um passeio mais tranquilo.
O superesportivo da Chevrolet conta com a função de controle de largada, conhecido como “launch control”, própria para autódromos. O mecanismo reforça a aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, dando a chance até mesmo aos motoristas menos experientes conseguirem desempenhar a manobra como pilotos profissionais. Para uma experiência diferenciada, o controle de largada pode ser customizado por meio da alteração da faixa de rotação do motor e da percentagem de escorregamento das rodas, de 20 polegadas. Com a função selecionada no painel, o condutor precisa usar ambos os pés para iniciar o controle de largada. Enquanto o pé esquerdo no freio segura o carro, o direito no acelerador eleva o giro do propulsor. No momento em que um gráfico no quadro de instrumentos aponta o “start”, basta a liberação do freio para o carro arrancar como um “bólido” de competição. O Camaro vem equipado com sistemas de alta performance, como a plataforma modular Alpha com onze módulos que aumentam a estrutura, a rigidez e a distribuição igualitária de peso entre os eixos na carroceria, composta de um elevado índice de materiais de alta resistência, e nos freios de competição com quatro pistões Brembo.
Outro destaque do “muscle car” é o sistema de vetorização do torque, que utiliza recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance em curvas, possibilitando às rodas receberem diferentes intensidades de força na medida exata para a melhor tração. Os pneus oferecerem desempenho adequado tanto para piso seco quanto para o molhado, sendo mais largos atrás, onde o veículo traciona. As medidas são de 245/40 ZR20 na dianteira e de 275/35 ZR20 na traseira. Por serem do tipo “Run Flat”, podem rodar emergencialmente mesmo furados. O Camaro é oferecido no Brasil em cinco opções de cores: Vermelho Tinto, Azul Egípcio, Laranja Imperial, Branco Summit e Preto Global.
por Daniel Dias/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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