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Conexão com a demanda

            Depois da Daily e a linha Tector, chegou a vez dos pesados da Iveco ganharem um sistema de telemetria, o Iveco Connect. Além da novidade tecnológica que aprimora o Hi-Road e o Hi-Way no que diz respeito à informação e à coleta de dados, ambos receberam ajustes no visual. O Iveco Connect monitora, constantemente, o desempenho do motorista e as funções do veículo. A sala de controle, que está localizada no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), monitora vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, as informações recebidas pelos dispositivos, sendo responsável por antecipar demandas dos clientes em um eventual problema com o produto, contatando o motorista e sugerindo soluções. Além dos dados básicos de performance, comum nesse tipo de solução, o sistema traz um roteirizador que, por meio das características dos veículos (cargas e dimensões), traça a melhor rota a ser percorrida aumentando a eficiência da viagem, assim como a leitura remota de códigos de falha na qual é possível antecipar o suporte ao cliente diminuindo o tempo de parada. Os novos Hi-Way e Hi-Road ganharam também detalhes em preto na parte central do para-choque, acabamento cromado do farol de profundidade e neblina (Hi-Road). Além disso, há novo acabamento em preto das portas, novas siglas de potência e acabamento específico para Hi-Road (Preto) e Hi-Way (Prata Bari), quinta roda 37CX (para as versões 6×2 e 6×4) e rádio com Bluetooth.

Todo poderoso

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       Depois de quase nove anos, s Scania retomou o título de fabricante do caminhão mais potente do mundo montado em grande escala. A fabricante sueca revelou sua nova linha de motores V8, com versões de 530, 590, 660 e 770 cavalos de potência. Os novos motores de oito cilindros em V, com quatro válvulas por cilindro, têm injeção multiponto de alta pressão. Os Scania DC16 com 16,4 litros têm, em sua versão maior, 770 cavalos de potência a 1.800 rpm e um torque máximo absurdo de 377 kgfm. A caixa de transmissão automatizada Opticruise G33 da Scania foi toda redesenhada. Tornou-se mais robusta, com eixos capazes de lidar com mais torque. Segundo a Scania, o destaque das novas caixas de câmbio é sua capacidade de economia de combustível. A primeira edição da linha, G33CM, é cerca de 60 quilos mais leve do que as transmissões atuais, principalmente devido às partes de alumínio e dimensões um pouco menores. Os novos caminhões V8 770S da Scania são usados em aplicações para o transporte internacional europeu, principalmente para mercados com relevo acidentado, como na Espanha e na Itália.

De cá para lá

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       Pela primeira vez, a Daimler Trucks anunciou que o projeto da cabina do novo Actros no Brasil, criado pela equipe brasileira, será a base de uma inédita cabina a ser produzida na Alemanha para o novo Actros F. A versão de entrada será comercializada em vinte e quatro países da Europa e de outros continentes, a partir de janeiro de 2021. “A utilização do projeto brasileiro pela Daimler Trucks para a produção de uma cabina global demonstra a competência e experiência da nossa equipe em gerar soluções para todas as demandas do transporte de cargas”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. A cabina brasileira, inédita para o mercado europeu e outros países, será produzida pela Mercedes-Benz Trucks na Alemanha. “A altura externa mais baixa da cabina e, consequentemente, sua menor área frontal diminuem a resistência aerodinâmica, contribuindo para a redução do consumo de combustível”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nas estradas brasileiras, essa solução resulta em até 1% de redução no consumo de diesel. Isso significa, por exemplo, uma economia de até R$ 500 mil por ano em uma frota de duzentos caminhões”, contabiliza Leoncini. A cabina brasileira do novo Actros se destaca pelo amplo espaço para o motorista e acompanhante. A altura interna chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.

Novato rodoviário

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       O El Buss 340 é mais novo lançamento da Busscar. Como motor dianteiro, um dos objetivos do novo modelo da encarroçadora de ônibus catarinense é atender o segmento de fretamento contínuo e turismo que necessite de um veículo com maior robustez. O visual robusto reafirma o padrão estético da Busscar, valorizado pelo retrovisor carenado com o design atemporal que a marca tradicionalmente imprime em seus produtos. O desenho dos faróis e das lanternas também funcionam como uma marca registrada. Por dentro do caminhão, a combinação de revestimentos busca fazer do salão um espaço aconchegante e tranquilo – nesse aspecto, as poltronas com tecnologia exclusiva Busscar dão sua contribuição. São reclináveis, altamente resistentes e trazem revestimentos sofisticados, com assinatura da marca. O veículo conta com a capacidade de cinquenta e duas poltronas sem sanitário e quarenta e sete com sanitário.

por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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