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Em nome da Força

            Os fãs brasileiros da saga “Star Wars” são o alvo prioritário da edição especial Yamaha NMax Star Wars. As scooters NMax Império Galáctico e NMax Aliança Rebelde pretendem atingir os usuários iniciantes, bem como os fãs da saga cinematográfica que já são motociclistas. Os lados da Força e da Resistência pelo grafismo são inspirados nas naves Star Wars introduzido na NMax 160 ABS. Os atributos tradicionais do modelo foram mantidos: design moderno, maior potência da categoria, frenagem com ABS nas duas rodas, faróis em leds, painel 100% digital, compartimento de armazenagem e pilotagem simples e com câmbio CVT. A NMax Império Galáctico, na cor preta, foi inspirada no TIE-Fighter, um símbolo inconfundível do Império. Já a NMax Aliança Rebelde, na cor branca, traz gráficos com aspecto de leve desgaste, lembrando as avarias típicas das naves de Star Wars, e foi inspirado nas linhas do X-Wing Starfighter de Luke Skywalker. Nas laterais, há a inscrição “Edição Especial” escrito em Aurebesh, o sistema de escrita do universo Star Wars, que pode ser visto nas telas e monitores de espaçonaves e outros equipamentos nos filmes. Outra exclusividade para quem comprar qualquer versão da edição limitada é receber um pôster numerado. Em paralelo ao lançamento, a Yamaha promoverá um concurso para presentear o participante mais criativo com uma NMax Star Wars. Para ganhá-la, os participantes terão de enviar um vídeo de até 60 segundos contando por que merece ganhar a primeira NMax Star Wars da galáxia. O vencedor será revelado no site yamaha-motor.com.br/starwarsbrasil e nas redes sociais da marca. O preço público sugerido da NMax Star Wars é de R$ 14.390 mais frete, e a reserva pode ser feita pelo site yamaha-motor.com.br/starwarsbrasil. A produção da edição especial é limitada em trezentas e quarenta unidades para cada versão.

Lá vem a bávara

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        A BMW confirmou que trará ao Brasil a R 1250 RT, importada da Alemanha. A moto tem proposta mais Sport Touring e utiliza ainda o mesmo motor da big trail R 1250 GS, um boxer de dois cilindros de 1.254 cm³ com potência de 136 cavalos e torque de 14,5 kgfm. A novidade deve desembarcar no mercado brasileiro no último trimestre de 2020. Os preços não foram confirmados. A R 1250 R surgiu na Europa há dois anos e pretende combinar o desempenho de uma esportiva com o conforto de uma moto de turismo. A BMW avisa que haverá amplo pacote de equipamentos de série, mas não confirma qual será o conteúdo da R 1250 RT. Na BMW R 1250 RT oferecida na Europa, a suspensão eletrônica opcional é capaz de adaptar os amortecedores automaticamente em conformidade com a situação da pista.

Velhos e maus hábitos

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        As marcas chinesas atualmente estão entre as mais modernas e tecnológicas da indústria automotiva mundial. Mas houve um tempo, nem tão distante assim, em que muitas indústrias de veículos chinesas se dedicavam a “clonar” projetos de consagradas marcas ocidentais. Aparentemente, a condenável prática não foi totalmente extinta. Que o diga a BMW S 1000 RR, uma das principais superesportivas do mundo. A chinesa Shanyang Moying acaba de apresentar seu novo modelo S 450, nada mais do que uma cópia da famosa superesportiva alemã. A motocicleta chega nas cores e grafismos do modelo com pacote M da fabricante alemã, adota o tradicional esquema de cores da BMW e copia até o logotipo. O “clone” chinês traz iluminação full-led, incluindo setas nos retrovisores e também nas carenagens laterais, suspensão invertida, dois discos de freio na dianteira, freios ABS e painel digital. Em termos de motorização, os chineses nem tentaram imitar o modelo alemão. A S 450 tem motor de dois cilindros em linha, de 450 cm³, com uma potência máxima de 33 cavalos a 8 mil rpm e um torque máximo de 3.36 kgfm a 6 mil rpm. Muito distante do tetracilíndrico de 207 cavalos e 11 kgfm que move a S 1000 RR série M. A S 450 chega ao mercado chinês custando 16.800 yuans, pouco mais R$ 13 mil. No Brasil, a BMW S 1000 RR na versão M sai por R$ 119 mil. Os advogados da BMW certamente já entraram em ação para tentar suspender as vendas do modelo chinês.

Novidade nas trilhas

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        A Honda iniciou a pré-venda da linha 2021 da família CRF, com as novas CRF 450R, CRF 250R e CRF 250RX. A CRF 450R tem preço sugerido de R$ 53.590, a CRF 250RX custa R$ 50.590 e a CRF 250R sai por R$ 48.690. A CRF 450R foi renovada e incorpora conhecimentos adquiridos com a CRF 450RW, moto campeã na categoria MX1 no Mundial de Motocross em 2019. Chassi e balança são novos, o quadro tem nova geometria e as suspensões receberam ajustes para melhorar o desempenho em curvas. O motor agora conta com sistema de admissão e exaustão atualizados para entregar mais potência e ao mesmo tempo suavizar a entrega em baixas e médias rotações. A CRF 450R conta com controle de tração e de largada na parte de eletrônica – os controles foram atualizados, sendo concentrados no punho esquerdo. A CRF 250R, voltada para o motocross, e a CRF 250RX, voltada para o rali cross-country, partilham o mesmo motor de 249,9 cm³.  Uma diferença entre os dois modelos é o aro da roda traseira: na CRF 250R, a roda traseira é aro 19, enquanto na CRF 250RX a roda traseira é de aro 18. A chegada dos modelos às concessionárias acontece em novembro.

por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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1 COMENTÁRIO

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