Divulgação

Vice comemorado

            Com as trezentas e sessenta e duas unidades emplacadas em agosto, o DAF XF105 ficou pela primeira vez em segundo lugar na lista dos caminhões pesados mais vendidos do país, tomando a posição do Volvo 460. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), desde janeiro, a marca holandesa que desde 2013 tem fábrica na cidade paranaense de Ponta Grossa vendeu 2.427 XF 105. Em primeiro lugar, com 3.636 unidades comercializadas, segue o Volvo FH 540. Já o 460 da fabricante sueca, anteriormente, o segundo colocado, teve 2.369 emplacamentos no ano e caiu para a terceira posição. O caminhão da DAF assumiu o segundo lugar da lista no mês em que foi lançada sua nova versão, equipada com o novo motor Paccar MX13, de 12,9 litros.

Tempo de renovar

Divulgação

        A Viação Pinheiral, de Pinheiral, e a Viação Agulhas Negras, de Volta Redonda, ambas do Estado do Rio de Janeiro, novamente optaram por chassis Volvo para renovar suas frotas. Já estão em operação vinte novos ônibus do modelo B270F, com carroceria Mascarello. A Pinheiral, destino de quinze chassis, opera linhas urbanas e intermunicipais em Barra do Piraí, Pinheiral e Volta Redonda. Já a Agulhas Negras, que recebeu cinco chassis, opera em Barra Mansa e Volta Redonda. Os novos veículos têm ar-condicionado, Wi-Fi, câmeras de gerenciamento e monitoramento. Têm ainda um sistema moderno de bilhetagem por biometria facial e telemetria por satélite. “A suspensão pneumática e o forte motor dos chassis B270F trazem alto conforto e desempenho aos veículos, com baixo consumo de combustível”, assegura Paulo Arabian, diretor Comercial de ônibus da Volvo do Brasil. No B270F, o motor a diesel de 7,2 litros e seis cilindros entrega 270 cavalos.

Apaches no Pará

Divulgação

        A Nova Marambaia, empresa paraense de transporte coletivo de passageiros que assumiu recentemente a operação de novas áreas na cidade de Belém, escolheu os ônibus urbanos modelo Apache Vip da Caio Induscar para a ampliação de sua frota. As onze unidades adquiridas passam a agregar uma frota composta por mais de duzentos veículos, dentre eles, o ônibus Caio Millennium BRT articulado, de operação exclusiva em corredores exclusivos de grandes cidades. Os Apache Vip têm capacidade para quarenta passageiros sentados e são totalmente acessíveis, com elevadores e poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos. São equipados com itens como assentos ergonômicos e estofados e janelas com barreiras aos efeitos solares, com vidros na cor fumê. A iluminação interna e os itinerários eletrônicos, localizados em pontos estratégicos da carroceria, são em leds. Os ônibus têm também preparação para microcâmera e validador eletrônico.

Frota de entregas

Divulgação

        A Liderança Transportes, com sedes em Natal (RN) e São Paulo (SP), adquiriu cinco novos caminhões Volkswagen Delivery 6.160 para fazer as entregas de um de seus maiores clientes. “Já conhecia a qualidade e a versatilidade dos modelos dos caminhões Volkswagen. Escolhi o Delivery 6.160 por ser o caminhão que mais bem se enquadrava na necessidade da empresa neste momento, além da melhor relação custo-benefício. Fomos muito bem atendidos e nos impressionamos com a entrega técnica, tudo dentro dos padrões esperado”, ressalta Sérgio Silva, diretor da Liderança Transportes. O Delivery 6.160 é movido por um motor Cummins/ISF de 2,8 litros, que entrega 156 cavalos. O caminhão é vendido por preços a partir de R$ 174.280.

por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA