Em 2015, apenas 20% dos caminhões comercializados no Brasil eram extrapesados. Atualmente, são 50%. De olho na tendência, a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreia uma nova família de extrapesados. Os novos gigantes da marca alemã são os modelos da nova linha Meteor, o 29.520 6×4, que têm preço unitário sugerido de R$ 590 mil, e o 28.460 6×2, com preço de R$ 550 mil cada, ambos equipados com motor de 13 litros. Também foi apresentada também uma nova versão da linha Constellation, o 33.460 6×4. As novidades são os caminhões mais potentes da linha que ostenta a logomarca Volkswagen em toda a sua trajetória, adentrando na faixa de 460 e 520 cavalos. Na linha da linha da Volkswagen Caminhões e Ônibus, se posicionarão entre os Constellation e os MAN TGX. Os novatos habilitam agora a fabricante com sede na cidade fluminense de Resende a oferecer uma completa gama de veículos de 3,5 toneladas a 125 toneladas, a mais ampla do mercado.
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As novidades inicialmente estão direcionadas apenas para o Brasil – a exportação para outros países ainda está em estudos. Os novos modelos já têm duzentas e dez encomendas confirmadas. A Transpipeline escolheu cento e dez Meteor 29.520 6×4 para operar na rota Manaus-Boa Vista, como um “gasoduto sobre rodas”, com tanques de gás (GNL). Já o Grupo Vamos encomendou cem unidades do Meteor 28.460 6×2. O lote faz parte da negociação de 1.350 caminhões, a maior com um só cliente na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A pré-venda das novidades conta com condições especiais, que incluem carência para pagamento da primeira parcela do financiamento de doze meses. Ou seja, o cliente que adquirir os modelos agora só começa a pagar em um ano. Além dessa vantagem, as taxas de financiamento promocional são atrativas. Elas variam de 0,59% a 0,89%, com um ano de carência por meio de CDC. As condições especiais são válidas apenas para extrapesados faturados até 31 de dezembro.
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Os novos extrapesados Volkswagen são resultado de quatro anos de desenvolvimento e mais de R$ 1 bilhão investidos. Eles estreiam a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil, primeiro país fora da Europa a fabricá-lo. Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, foram mais de mil peças projetadas pela engenharia para assegurar um produto robusto, de alta confiabilidade e disponibilidade para as mais diversas aplicações. Os modelos chegam também com o mais alto índice de conteúdo nacional do segmento.
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Os lançamentos estreiam na família de caminhões Volkswagen totalmente conectados e voltados à alta produtividade. Contam com uma ampla oferta de tecnologias para aumentar a eficiência operacional por meio da inteligência embarcada, conectividade e de soluções digitais. O investimento na família de extrapesados da Volkswagen contemplou não só a pesquisa e o desenvolvimento, como também a construção da mais nova linha de montagem de cabines do Brasil, desde a armação até o acabamento, com moderna manufatura 4.0 em nível de automação e conectividade dos dados. Com investimentos de mais de R$ 500 milhões e uma equipe de cento e cinquenta pessoas, os lançamentos contam ainda com área exclusiva no complexo de produção e desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus: são ao todo 18 mil metros quadrados, incluindo da produção à logística de peças. A montagem final dos modelos se dará na mesma linha em que se fabricam os veículos MAN TGX.
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De acordo com a fabricante, a linha Meteor foi projetada para proporcionar aos motoristas uma viagem de primeira classe, com soluções para a funcionalidade e a qualidade visual. Dessa forma, o motorista encontra nos extrapesados uma série de detalhes de estilo dos automóveis do Grupo Volkswagen, com o cuidado de tornar ainda mais confortável o espaço interno. O Meteor 28.460 6×2 opera com semirreboques de três eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Pode atuar nos mais variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo e tanque. Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 234,5 kgfm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.
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Já o Meteor 29.520 6×4 chega ostentando o título de caminhão mais potente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. É equipado com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros. Com 520 cavalos de potência e 255 kgfm de torque, o propulsor teve mais de cento e trinta componentes modificados para alcançar a combinação de potência, torque, redução de consumo de combustível e durabilidade. O cavalo-mecânico 6×4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de sete e nove eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas.
No mês em que a família Constellation celebra quinze anos de mercado, a linha traz novidades: a versão 33.460 6×4, com o motor MAN D26 de 13 litros, atendendo às demandas do segmento off-road e às aplicações “on highway”, em uso misto. Com PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas, o modelo foi testado em condições reais por mais de dois anos, trazendo soluções sob medida para o agronegócio. Com vocação versátil, o novo Constellation traz uma série de funcionalidades para o motorista. Ideal para operações com elevada carga em estradas de asfalto e terra, tem propulsor com 460 cavalos de potência e 234,5 kgfm de torque, com a mesma transmissão dos outros modelos.
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Todos os veículos da nova família contam com dois tanques, com capacidades que variam de 630 litros (dois de 315 litros, em plástico) a 940 litros (dois de 470 litros, em alumínio), de acordo com o entre-eixos escolhido. Os extrapesados VW também dispõem de tanque para 100 litros de Arla 32, promovendo a autonomia equilibrada para as aplicações. Todo o sistema de combustível e de injeção foi desenvolvido para trabalhar com o biodiesel. Nos Meteor 28.460 6×2 e 29.520 6×4, a distância entre os eixos pode ser de 3,20, 3,40 ou 3,60 metros. No Constellation, o entre-eixos será de 3,20 metros para o off-road 6×4.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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