Em 2015, apenas 20% dos caminhões comercializados no Brasil eram extrapesados. Atualmente, são 50%. De olho na tendência, a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreia uma nova família de extrapesados. Os novos gigantes da marca alemã são os modelos da nova linha Meteor, o 29.520 6×4, que têm preço unitário sugerido de R$ 590 mil, e o 28.460 6×2, com preço de R$ 550 mil cada, ambos equipados com motor de 13 litros. Também foi apresentada também uma nova versão da linha Constellation, o 33.460 6×4. As novidades são os caminhões mais potentes da linha que ostenta a logomarca Volkswagen em toda a sua trajetória, adentrando na faixa de 460 e 520 cavalos. Na linha da linha da Volkswagen Caminhões e Ônibus, se posicionarão entre os Constellation e os MAN TGX. Os novatos habilitam agora a fabricante com sede na cidade fluminense de Resende a oferecer uma completa gama de veículos de 3,5 toneladas a 125 toneladas, a mais ampla do mercado.
As novidades inicialmente estão direcionadas apenas para o Brasil – a exportação para outros países ainda está em estudos. Os novos modelos já têm duzentas e dez encomendas confirmadas. A Transpipeline escolheu cento e dez Meteor 29.520 6×4 para operar na rota Manaus-Boa Vista, como um “gasoduto sobre rodas”, com tanques de gás (GNL). Já o Grupo Vamos encomendou cem unidades do Meteor 28.460 6×2. O lote faz parte da negociação de 1.350 caminhões, a maior com um só cliente na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A pré-venda das novidades conta com condições especiais, que incluem carência para pagamento da primeira parcela do financiamento de doze meses. Ou seja, o cliente que adquirir os modelos agora só começa a pagar em um ano. Além dessa vantagem, as taxas de financiamento promocional são atrativas. Elas variam de 0,59% a 0,89%, com um ano de carência por meio de CDC. As condições especiais são válidas apenas para extrapesados faturados até 31 de dezembro.
Os novos extrapesados Volkswagen são resultado de quatro anos de desenvolvimento e mais de R$ 1 bilhão investidos. Eles estreiam a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil, primeiro país fora da Europa a fabricá-lo. Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, foram mais de mil peças projetadas pela engenharia para assegurar um produto robusto, de alta confiabilidade e disponibilidade para as mais diversas aplicações. Os modelos chegam também com o mais alto índice de conteúdo nacional do segmento.
Os lançamentos estreiam na família de caminhões Volkswagen totalmente conectados e voltados à alta produtividade. Contam com uma ampla oferta de tecnologias para aumentar a eficiência operacional por meio da inteligência embarcada, conectividade e de soluções digitais. O investimento na família de extrapesados da Volkswagen contemplou não só a pesquisa e o desenvolvimento, como também a construção da mais nova linha de montagem de cabines do Brasil, desde a armação até o acabamento, com moderna manufatura 4.0 em nível de automação e conectividade dos dados. Com investimentos de mais de R$ 500 milhões e uma equipe de cento e cinquenta pessoas, os lançamentos contam ainda com área exclusiva no complexo de produção e desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus: são ao todo 18 mil metros quadrados, incluindo da produção à logística de peças. A montagem final dos modelos se dará na mesma linha em que se fabricam os veículos MAN TGX.
De acordo com a fabricante, a linha Meteor foi projetada para proporcionar aos motoristas uma viagem de primeira classe, com soluções para a funcionalidade e a qualidade visual. Dessa forma, o motorista encontra nos extrapesados uma série de detalhes de estilo dos automóveis do Grupo Volkswagen, com o cuidado de tornar ainda mais confortável o espaço interno. O Meteor 28.460 6×2 opera com semirreboques de três eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Pode atuar nos mais variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo e tanque. Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 234,5 kgfm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.
Já o Meteor 29.520 6×4 chega ostentando o título de caminhão mais potente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. É equipado com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros. Com 520 cavalos de potência e 255 kgfm de torque, o propulsor teve mais de cento e trinta componentes modificados para alcançar a combinação de potência, torque, redução de consumo de combustível e durabilidade. O cavalo-mecânico 6×4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de sete e nove eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas.
No mês em que a família Constellation celebra quinze anos de mercado, a linha traz novidades: a versão 33.460 6×4, com o motor MAN D26 de 13 litros, atendendo às demandas do segmento off-road e às aplicações “on highway”, em uso misto. Com PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas, o modelo foi testado em condições reais por mais de dois anos, trazendo soluções sob medida para o agronegócio. Com vocação versátil, o novo Constellation traz uma série de funcionalidades para o motorista. Ideal para operações com elevada carga em estradas de asfalto e terra, tem propulsor com 460 cavalos de potência e 234,5 kgfm de torque, com a mesma transmissão dos outros modelos.
Todos os veículos da nova família contam com dois tanques, com capacidades que variam de 630 litros (dois de 315 litros, em plástico) a 940 litros (dois de 470 litros, em alumínio), de acordo com o entre-eixos escolhido. Os extrapesados VW também dispõem de tanque para 100 litros de Arla 32, promovendo a autonomia equilibrada para as aplicações. Todo o sistema de combustível e de injeção foi desenvolvido para trabalhar com o biodiesel. Nos Meteor 28.460 6×2 e 29.520 6×4, a distância entre os eixos pode ser de 3,20, 3,40 ou 3,60 metros. No Constellation, o entre-eixos será de 3,20 metros para o off-road 6×4.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: