Só falta voar
O impressionante M8 Gran Coupé First Edition desembarca no Brasil em agosto com uma usina de força composta pelo motor 4.4L V8 com 625 cavalos de potência e 76 kgfm de torque, acompanhada pela transmissão automática de 8 marchas e pelo sistema de tração integral. Segundo a BMW, o “carrão” acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos e pode ultrapassar os 300 km/h. “O Série 8 combina elegância, tecnologia e esportividade de forma insuperável. Estamos trazendo nove unidades da série especial para atender aos fãs da BMW que desejam modelos de coleção”, afirma Rodrigo Andrade, gerente nacional de Vendas da BMW do Brasil. O preço de cada unidade será revelado pouco antes da chegada do modelo ao país. Tendo como base o M8 Gran Coupé Competition, o First Edition tem diferenciais como a pintura Aurora Diamant Green Metalic, o acabamento externo em GoldBronze e o interno em fibra de carbono com badge numerado individualmente, o revestimento em couro merino e os faróis BMW Laserlight. O modelo produzido na fábrica de Dingonfing, na Alemanha, é um esportivo autêntico e foi projetado como uma variante do M8 e do M8 GTE. O programa de desenvolvimento seguiu intensa movimentação nos centros de testes de Miramas e Arjeplog, com ajustes finais do projeto no lendário Nordschleife, o “Inferno Verde”, o circuito de 22 quilômetros de extensão de Nürburgring.
Sob controle
A Chevrolet anuncia que está ampliando o pacote de equipamentos de segurança e comodidade do Spin, que se destaca por ser a opção de veículo de sete lugares mais acessível do mercado brasileiro. A principal novidade do Spin para a linha 2021 é a adoção do controle eletrônico de estabilidade e de tração como item de série em todas as versões. “O controle eletrônico de estabilidade e tração chega para acompanhar uma crescente demanda por tecnologias de segurança sem abrir mão de sua maior virtude: o amplo espaço interno”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul. Em relação à parte mecânica, a alteração mais importante fica por conta da nova geração da transmissão automática de 6 marchas, de acordo com a marca norte-americana, de funcionamento mais suave e eficiente, em linha com os recentes lançamentos da Chevrolet, como os novos Onix e Tracker. No caso do Spin, a transmissão AT6 foi especialmente recalibrada para trabalhar em harmonia com o motor 1.8 SPE/4 ECO Flex de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque. A conectividade traz o multimídia MyLink com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay e o sistema de telemática avançada OnStar, com seus serviços de segurança e proteção patrimonial. A linha 2021 do Spin chega às concessionárias nas próximas semanas em quatro versões de acabamento: LS, LT, Premier e Activ. A configuração aventureira Activ, assim como a Premier, vem equipada de série com ar-condicionado, direção elétrica, transmissão automática, câmera de ré com linhas guias, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.
Cinquentona
Para celebrar os cinquenta anos do Range Rover, a Land Rover apresenta uma edição especial, o Range Rover Fifty. O SUV premium definiu o segmento desde seu lançamento, em 1970, e, cinco décadas depois, o evoluiu e se transformou em uma família de veículos de alta performance exclusivos e cobiçados. Durante a trajetória, o Range Rover se destacou por várias estreias mundiais e muitas façanhas. Quando foi introduzido no mercado, foi o primeiro SUV a incorporar um sistema de tração integral permanente. Em 1989, se tornou o primeiro off-road do mundo a incorporar freios com sistema ABS (sigla em inglês de Antilock Braking System). Em 2012, seu chassi passou a ser produzido em alumínio, material mais leve, sólido e eficiente. Entre os feitos, estão a travessia da região de Darien Gap, no Panamá, a exposição no Museu do Louvre, na França, e o bicampeonato do Rali Paris-Dakar. Em 2017, o Range Rover SVAutobiography LWB de chassi longo foi apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles, disponível com a versão híbrida plug-in (PHEV) e com motor V8 Supercharged a gasolina de 565 cavalos. No ano seguinte, um novo motor a diesel SDV6 3.0 biturbo de 275 cavalos substitui o TDV6 3.0. Também em 2018, veio a segunda geração do Evoque. Neste ano, o Range Rover pode ser equipado com o motor Ingenium a gasolina 3.0 de seis cilindros em linha, o mesmo que move a edição especial Fifty, limitada a 1.970 unidades – em homenagem ao ano de lançamento do modelo. Não foi divulgado o preço ou quando começam as entregas da edição especial.
Para celebrar Le Mans
A McLaren Automotive está comemorando uma de suas maiores conquistas no automobilismo − a vitória em sua primeira tentativa nas 24 Horas de Le Mans − com uma edição especial do 720S Coupé. Apenas cinquenta unidades da série estarão disponíveis em todo o mundo, sendo dezesseis para a Europa. Ainda não foi definido se alguma vem para o Brasil. O 720S Le Mans foi criado para marcar vinte e cinco anos desde que o McLaren F1 GTR de número 59 venceu a corrida de longa duração mais famosa do planeta, pilotado pelo finlandês J.J. Lehto, pelo francês Yannick Dalmas e pelo japonês Masanori Sekiya. Os proprietários do 720S Le Mans poderão experimentar o desempenho absurdo oferecido pelo motor central M840T de 4,0 litros com 720 cavalos de potência. O V8 biturbo leva o carro de zero a 100 km/h em 2,9 segundos e a uma velocidade máxima de 341 km/h. Uma estrutura central Monocage II de fibra de carbono e um sistema de suspensão Proactive Chassis Control II ajudam a garantir que o 720S seja o carro mais leve de sua classe, com uma amplitude incomparável de capacidade dinâmica.
Metamorfose ambulante
O Fiat Concept Centoventi foi o vencedor do “Car Design Awards” na categoria “Melhor Carro-Conceito”. Nas palavras do júri, composto por dezoito diretores de design de fabricantes de automóveis, o modelo revolucionário “se destaca por seu conceito modular inovador e uso excepcional de cores e materiais”. “Ganhar esse prêmio me deixa extremamente orgulhoso por um júri de tão alto calibre internacional ter destacado a importância do design no projeto Centoventi. Essa é a visão da Fiat para o futuro da mobilidade elétrica democrática, baseada em mais de cento e vinte anos (daí, o nome do modelo) de história”, comemorou Olivier François, presidente global do Brand Fiat. Conforme a marca italiana, o Concept Centoventi é uma “tela em branco” a ser pintada de acordo com os gostos e as exigências dos clientes. De fato, o Centoventi foi projetado para ser atualizado com a maior liberdade e imaginação em suas cores, na configuração de seu interior, no teto, no sistema de infoentretenimento e na faixa oferecida pelas baterias modulares, representando uma mudança radical nos paradigmas automotivos. Até a autonomia de quilometragem é modular: a arquitetura inovadora da bateria pode ser alterada de acordo com os requisitos específicos dos clientes, de 100 a 500 quilômetros, adequado para o uso diário na cidade ou em viagens de fim de semana.
Primeiro no Face
A BMW anuncia a estreia de seu novo canal de vendas no Facebook com a chegada do X5 M50i ao Brasil. O SUV fabricado em Spartanburg, nos Estados Unidos, desembarca no mercado brasileiro em agosto. O modelo, desenvolvido pela BMW M Performance, divisão responsável pela concepção das versões de alto desempenho do BMW Group, será oferecido por R$ 628.950 e estará disponível em pré-venda por meio da nova plataforma (www.facebook.com/BMWBrasil). “A BMW é pioneira em tecnologia e conectividade, e estar presente em novas plataformas representa a evolução do comportamento de consumo digital, já que todos estão cada vez mais conectados”, afirma Jorge Jr., diretor de Marketing da BMW do Brasil. O modelo vem equipado com um propulsor de 4,4 litros com oito cilindros em linha, 530 cavalos de potência e 76 kgfm de torque. O conjunto mecânico dispõe ainda de tração integral e uma transmissão automática de 8 marchas. Essa configuração é responsável por impulsionar o SUV da inércia aos 100 km/h em 4,3 segundos e chegar a 250 km/h de velocidade final. O X5 M50i oferece ao cliente o pacote Connected Drive, que mantém o veículo conectado à internet o tempo todo sem custos adicionais ao usuário. A tecnologia permite acesso em tempo real a uma grande gama de recursos, como informações de trânsito, acesso à plataforma de aplicativos e integração com smartphones. Destaca-se também o concierge, serviço de suporte e informações para o cliente vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.
Lavagem sem desperdício
O aplicativo Lavô está cadastrando interessados em participar do serviço em São Paulo. São 7 mil vagas abertas para parceiros que queiram trabalhar com lavagem de veículos com hora marcada e no local definido pelo usuário por meio do app. Segundo a startup, a renda mensal pode chegar até a R$ 6 mil e as inscrições são feitas no site lavo.online/parceiro. Presente em cidades como Brasília (DF), Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG), a chegada do Lavôem São Paulo faz parte de um projeto de expansão nacional que, a partir de julho, estará também em Campinas (SP), Florianópolis e Balneário Camboriú (SC) e Belo Horizonte (MG). Diferentemente de outros aplicativos de serviços, mobilidade e entrega, o Lavô repassa 100% do valor da lavagem para o parceiro que, para poder utilizar a ferramenta, paga uma taxa fixa semanal. A remuneração dos parceiros, de acordo com o valor definido por lavagens feitas, é creditada semanalmente em uma conta digital, sem taxas e administrada por meio de um cartão pré-pago do Lavô. Há seis tipos de lavagem, que custam de R$ 30 a R$ 145 e variam de acordo com o tamanho do veículo e o tipo de serviço, como apenas lavagem interna ou externa, polimento e hidratação de bancos de couro. Todas são ecológicas e feitas com cera de carnaúba sem utilização de água. Com mais de 200 mil serviços já feitos, o Lavô afirma que já economizou mais de 60 milhões de litros de água. De acordo com dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a lavagem de apenas um veículo gasta em média 300 litros de água.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: