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A demanda por utilitários esportivos não dá sinais de que vá arrefecer. E os lançamentos no segmento, apesar do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, não param de acontecer. A japonesa Mitsubishi é uma das marcas que mais investem em SUVs, aproveitando sua inegável “expertise” 4×4, desenvolvida nas competições off-road ao redor do mundo. No Brasil, comercializa atualmente o ASX, o Eclipse Cross, o Outlander, o Pajero Full e o Pajero Sport, além da picape L200, o veículo mais vendido da marca no país. Agora, quem desembarca nas concessionárias é a linha 2021 do Pajero Sport. Como impõem os tempos atuais, a apresentação foi feita sem a presença física da imprensa, em uma “live” na página do YouTube da HPE Automotores do Brasil, que é a representante oficial da Mitsubishi Motors no país. Sucessor do antigo Pajero Dakar, o Pajero Sport é atualmente o mais luxuoso e tecnológico veículo da Mitsubishi. No modelo 2021, ganhou retoques no visual e começa a chegar ainda em junho às concessionárias. O estilo repaginado do Pajero Sport antecipa como será a futura L200 Triton produzida em Goiás, que terá sua nova geração apresentada em breve.

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            Pouco mais de um ano após ter sido lançada no Brasil, em abril de 2019, a atual geração do SUV grande recebe a primeira reestilização. As mudanças na linha 2021 estão concentradas na dianteira, na qual o farol teve seu visual atualizado e passa a ser dividido em dois níveis, como no Eclipse Cross. Os faróis principais e os de neblina são equipados com o sistema Adaptive Front Lighting System (AFS), que direciona o feixe de luz de acordo com o esterço do volante, para melhor visibilidade em trechos de curva. A grade também foi levemente retocada, com frisos mais retilíneos. Na traseira, um ponto polêmico da atual geração do SUV, o para-choque perdeu o antigo prolongamento refletivo que criava uma sensação de ampliação das lanternas. Elas mantiveram o formato, mas receberam um novo arranjo interno em leds. Na parte superior, o Pajero Sport ganhou um novo aerofólio e uma antena tipo barbatana de tubarão.

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            Sob o capô, o Pajero Sport preserva o motor MIVEC 2.4L turbodiesel da linha 2020, com 16 válvulas, DOHC, turbocompressor e injeção direta, que produz 190 cavalos e 43,9 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, com opção de trocas sequenciais por meio dos “paddles shifters” atrás do volante. O mesmo “powertrain” deve ser adotado na futura geração da picape L200. Em termos de dispositivos de segurança, o Pajero Sport traz freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controles de estabilidade (ASC) e de tração (ATC), sete airbags (dois dianteiros, um para os joelhos do motorista, dois laterais dianteiros e dois de cortina, inclusive para a terceira fileira de bancos). O sistema MiTEC – Mitsubishi Motors Intuitive Technology – opera por meio de sensores e trabalha para guiar, proteger, alertar e conectar, sem mesmo que o motorista saiba. A versão HPE-S ainda acrescenta monitor de pontos cegos (com exibição do local do obstáculo no quadro de instrumentos), monitor de tráfego traseiro com frenagem, piloto automático adaptativo – o veículo freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade de outro veículo à frente – e frenagem autônoma de emergência.

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            Em termos de capacidades off-road, o Pajero Sport ostenta a autoridade da Mitsubishi no assunto. O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso: 2H (tração frontal) 4H (integral distribuída automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, ideal para asfalto, pisos irregulares e dias chuvosos), 4HLc (para terrenos acidentados com superfícies de baixa aderência) e 4LLc (recomendada para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama). O Pajero Sport 2021 conta ainda com o Off-Road Mode, com quatro opções: Gravel (grama), Mud/Snow (lama/neve), Sand (areia) e Rock (pedra). Todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração. Para situações mais extremas, o SUV conta com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. O Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados. E o sistema Adaptive Hill Decent Control, controle de descida de rampa, mantém a velocidade do carro constante em descidas íngremes, dispensando o acionamento do pedal de freio. Os 45 graus de inclinação lateral, os 30 graus de ângulo de entrada, os 24,2 graus de ângulo de saída e os 23,1 graus de ângulo de subida facilitam diante dos mais desafiadores cenários.

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            Produzido na Tailândia, o maior modelo da Mitsubishi encara no Brasil outros SUVs “top” com chassis de longarinas, como o Chevrolet Trailblazer Premier e o Toyota SW4 SRX Diamond. Os preços do Pajero Sport 2021 já foram definidos: R$ 291.990 para a versão HPE e R$ 318.990 para a HPE-S. A versão HPE pode ser adquirida com um pacote de opcionais que inclui teto solar e sistema Adaptive Cruise Control (ACC), pelo valor de R$ 8 mil. O SUV está disponível em seis diferentes cores de carroceria, incluindo as inéditas Branco Diamond e Cinza Graphite, todas acompanhadas de rodas de aro 18 em estilo diamantado. A estimativa da HPE Automotores é comercializar cerca de trezentos carros por mês, a mesma média do modelo anterior. No entanto, isso apenas quando a abertura das concessionárias estiver liberada em todo o Brasil.

Por dentro da novidade

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            No Pajero Sport, a capacidade para sete passageiros está mantida e a entrada do motorista e dos passageiros pode ser feita por aproximação. Com as chaves no bolso ou na bolsa, basta se aproximar do veículo e apertar um botão localizado na maçaneta da porta do motorista para as portas se destravarem. A ignição é feita também ao toque em um botão. O console central alto com acabamento em Black Piano e detalhes cromados envolvem toda a parte dianteira, reunindo os principais recursos, como seletor de tração, botões para escolha do piso e o freio de estacionamento eletrônico. O novo sistema de entretenimento da versão HPE-S tem tela de 8 polegadas sensível ao toque – a HPE permanece com a de 7 polegadas – e compatível com os smartphones pelos sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay. Uma vez com o telefone conectado, uma série de aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify podem ser acessados pela tela do painel central. A versão HPE-S tem ainda painel de instrumentos 100% digital, com uma série de opções de configurações, totalmente integrado ao sistema de entretenimento do SUV.

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            A área interna é um dos destaques, não só para os ocupantes, mas graças também ao amplo espaço para bagagens. O porta-malas tem capacidade para 971 litros. Com os bancos da segunda fileira rebaixados, sobe para 1.731 litros, e com o assoalho totalmente plano. Os bancos frontais em couro contam com ajuste elétrico e os assentos traseiros podem ser rebatidos, deixando o piso totalmente plano. O volante é multifuncional, com todos os comandos como controle de som e ligações telefônicas às mãos do motorista, assim como o sistema de piloto automático e o comando de voz. Há uma entrada USB na parte dianteira, e os passageiros que viajam no bando de trás têm outras duas entradas para carregar o celular. O console central traz uma tomada de 120V (AC). O ar-condicionado dual zone tem regulagem digital e independente para motorista e passageiro do banco da frente, com saídas de ar posicionadas também na segunda e terceira fileiras de bancos.

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            Outra inovação do Pajero Sport é o sistema Remote Control, que permite conectar o smartphone ao veículo e executar diversas funções à distância, como acionar a abertura da tampa elétrica do porta-malas, verificar a abertura dos vidros, trancar as portas ou mesmo acender os faróis. A tecnologia ainda permite o envio de avisos importantes diretamente ao smartphone. Na versão topo de linha HPE-S, a tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétricos, que podem ser acionados de diversas formas: pelo toque em um botão no painel, na tampa ou na chave do veículo, por meio de sensores de movimento instalados na parte inferior do para-choque traseiro, em que basta o cliente passar o pé para a tampa se abrir, e via aplicativo Remote Control. E o teto solar é de série.

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Ficha técnica

Mitsubishi Pajero Sport HPE-S 2021

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Motor: turbodiesel, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 16V, 2.442 cm3
Potência: 190 cavalos a 3.500 rpm
Torque: 43,9 kgfm a 2.500 rpm
Diâmetro e curso: 86 mm x 105,1 mm
Taxa de compressão:15,5:1,5,
Câmbio: automático de 8 marchas, tração 4×4
Suspensão: duplo “A” na dianteira e eixo rígido na traseira
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Direção: hidráulica
Rodas e pneus: liga leve, 265/60 R18
Dimensões: 4,79 metros de comprimento, 1,81 metro de altura, 1,82 metro de largura e 2,80 metros de entre-eixos
Altura livre do solo: 23,6 cm
Peso: 2.095 kg
Tanque: 68 litros
Porta-malas: 971 litros (com cinco lugares)
Preço: R$ 318.990

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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