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Desde o início, no ano passado, o surgimento do Volkswagen Nivus vem acompanhado de quatro perguntas provocantes. É um cupê urbano? É um crossover? É um SUV cupê? É um carro-design? Acrescente-se a isso, uma outra possibilidade: é as quatro coisas juntas? Colocado entre o Polo e o T-Cross, o novo modelo está em fase final de testes por estradas brasileiras e deve ser lançado no primeiro semestre deste ano – se a pandemia do Covid-19 assim permitir. A partir da segunda parte do ano, seria distribuído para a América do Sul. Em imagens liberadas, o carro aparece camuflado ou com pintura especial para disfarçar suas linhas. Apesar disso, as duas fotografias externas divulgadas pela Volkswagen dão boas pistas sobre o design externos do Nivus, assim como as duas de pequenos detalhes internos.

Seu motor mais forte será o 200 TSI (turbo) de três cilindros, bicombustível e com injeção direta. A potência chega a 128 cavalos com torque de 20,4 kgfm abastecido com etanol. A transmissão é automática de 6 marchas. Esse “powertrain” já foi bem “testado” no Polo e no T-Cross. Nas versões de entrada, será adotado o 1.0 TSI 1.0 tricilíndrico turbo de 116 cavalos a 5.500 rpm e torque de 17,3 kgfm a partir de 1.500 rpm. O carro será produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), sobre a plataforma MQB. O Nivus foi desenvolvido totalmente pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul e será o primeiro modelo da marca projetado no Brasil e que também será feito e vendido no mercado europeu.

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O Nivus tem um desenho marcante, com grande destaque para a queda suave das colunas “C” (as de trás) – justamente o que insinua o jeito de cupê. Tem faróis e lanternas em leds e luzes de circulação diurna DRL também em leds com uma assinatura visual inédita nos modelos da Volkswagen, além de lançar o novo logotipo da marca no país. As rodas de liga leve de 17 polegadas completam o visual externo. Graças à MQB, o Nivus terá espaço suficiente para cinco pessoas. Com a traseira mais alongada, o caro contará com um bom espaço no porta-malas, de até 415 litros, um dos maiores entre os modelos compactos, incluindo os hatches e os SUVs. Apesar de estruturalmente ser muito semelhante ao Polo, do qual herda a distância de entre-eixos de 2,56 metros, no comprimento, deverá ser mais longo que o hatch (4,06 metros), ficando em 4,15 metros. Enquanto a largura será a mesma do Polo (1,75 metro), a diferença significativa do Nivus estará na altura. No hatch, ela é de 1,47 metro, passando a 1,55 metro no novo modelo devido ao curso e à altura maiores das suspensões, às novas rodas aro 16 polegadas na versão de entrada e de 17 polegadas na topo de linha.

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Em termos de tecnologia, o Nivus será responsável por estrear novos recursos de segurança e conforto no segmento de compactos, alguns itens disponíveis somente em categorias mais elevadas. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância segura em relação ao veículo à frente. Inova ainda com o AEB (Autonomous Emergency Brake). O recurso identifica um iminente risco de colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, qualquer dano ao veículo ou ferimento ao motorista e aos passageiros. O pacote de segurança traz mais o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar batidas.

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Tratado como a “joia da coroa”, o novo sistema de infoentretenimento do Nivus tem nome e sobrenome: VW Play. Totalmente desenvolvido no Brasil, traz uma nova tela de altíssima definição e diversas funcionalidades. Se no Polo a abertura elétrica da tampa traseira ocorre ao lado da manopla de câmbio, no Nivus será feita pela própria central multimídia, eliminando qualquer botão físico no console. O controle do volume do som também é feito pela própria tela “touchscreen” da central – o motorista arrasta uma barra para aumentá-lo ou diminuí-lo. O carro será o primeiro carro da Volkswagen vendido no Brasil com Wi-Fi a bordo, o cockpit digital será de série e os smartphones compatíveis com a função poderão ter a bateria recarregada sem uso de fio no console central. Como no novo Renault Duster, será possível registrar um perfil de usuário, salvando preferências que serão recuperadas pela central a cada acesso. Já presente no T-Cross, o assistente de estacionamento atuará em vagas paralelas ou perpendiculares e deve ser oferecido como opcional, assim como os faróis full-led. Para ajudar a reduzir o consumo de combustível, o Nivus contará com o dispositivo start-stop, que desliga e religa automaticamente o motor em paradas breves.

Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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