António Pereira/Absolute Motors/Portugal

O ES 300h, a versão híbrida do sedã da Lexus, é um ilustre desconhecido para a maioria dos consumidores brasileiros. Em 2019, vendeu uma média de dez unidades mensais no Brasil – este ano, com a retração geral das vendas do mercado nacional, a média caiu pela metade. Apesar de ser uma “avis rara” nas ruas brasileiras, o modelo desfruta do “status” de estrela dentro da Lexus, a divisão de carros de luxo da Toyota. Atualmente na sua sétima geração, o ES vendeu já mais de 2,3 milhões de exemplares desde que foi lançado, em 1989. É o sedã mais vendido da história da Lexus e o segundo modelo mais emplacado da marca em todos os tempos. Utiliza a plataforma global GA-K, a mesma do novo Toyota Camry, e reúne os atributos que, conforme a Lexus, lhe permitem satisfazer os padrões, gostos e exigências de seus elitizados consumidores, tanto em termos de estilo quanto dinamicamente.

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            Logo no primeiro olhar, o ES 300h impressiona pela sua imponência, garantida pelos seus quase 5 metros de comprimento, o que faz desse o maior modelo da sua classe, e pelas linhas tipicamente Lexus, com características de seu estilo e ainda asseguram um eficiente desempenho aerodinâmico, comprovado por um coeficiente de penetração de apenas 0,26. A grade em formato Spindle Grille reforçam a identidade da marca japonesa e as rodas de liga leve de 18 polegadas reforçam o ar esportivo.

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            Se o visual externo já tende a convencer, raros serão os que não ficarão impressionados pelo interior do ES 300h – que é trazido para o Brasil apenas na versão de acabamento “top” Luxury. A habitabilidade é muito boa, com destaque para o generoso espaço disponibilizado para as pernas dos ocupantes traseiros. Na decoração, destaque para a qualidade de construção e dos materiais utilizados, que incluem revestimentos em couro e apliques que imitam madeira. A possibilidade de o sedã ser usado para o transporte executivo – com um motorista particular e o proprietário no banco traseiro – está evidenciada nos comandos da climatização e do sistema de áudio existentes no apoio de braços de trás e pelo fato de o banco posterior oferecer regulação elétrica para as costas, aquecimento e ventilação.

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            Sob o capô do EX 300h, encontra-se a mesma mecânica híbrida adotada no UX 250h, que combina o novo motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson, com distribuição variável, 176 cavalos e 22,1 kgfm, com um motor elétrico de 118 cavalos e 20,2 kgfm e uma caixa CVT Hybrid Translaxe com “padlles shifts” no volante, nos quais é possível escolher uma das seis posições pré-definidas, para um rendimento combinado de 217 cavalos. O motorista tem os modos de condução “Sport”, “Normal” e “Eco”. Também existe o modo “EV”, 100% elétrico, que, quando a bateria está totalmente carregada, permite rodar alguns quilômetros em baixa velocidade mantendo o motor a gasolina adormecido. ES 300h é equipado com o sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade.

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Segurança é um dos pontos altos do EX 300h. Um dos destaques é o LSS (Lexus Safety System), que inclui Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que ajuda a manter distância segura em relação ao carro da frente e ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h) de acordo com o tráfego. Também fazem parte do LSS o Assistente de Manutenção de Faixa (LDA) – que avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante sempre que ultrapassar as marcações da pista –, Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash) – previne a colisão por meio de alertas sonoros e, se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h) –, Farol Alto Automático (AHB) –  acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária –, monitor de ponto cego e monitor de presença de tráfego na traseira do veículo. O sedã da Lexus oferece ainda controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema Isofix para fixação de assento infantil e alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo, além de câmera de ré. São dez airbags, sendo dois frontais, dois laterais dianteiros, dois laterais traseiros, dois de cortina e dois de joelhos para motorista e carona.

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         Apesar de tanto luxo e tecnologia embarcados, os R$ 275.990 pedidos pela Lexus pelo novo ES 300h podem parecer indigestos. Realmente, é um valor que restringe o modelo à elite do mercado consumidor brasileiro. Mas convém atentar que concorrentes como o Audi A6, o BMW Série 5, o Mercedes-Benz Classe E e o Volvo S90, com idêntico nível de equipamento e potência similar, custam tão ou mais caro. Uma vantagem do ES 300h aparece na hora do abastecimento. Segundo o Inmetro, o sedã da Lexus entrega consumos de 16 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, que lhe asseguraram nota A tanto na comparação relativa na categoria quanto na absoluta geral e renderam o Selo Conpet de Eficiência Energética, atribuído aos melhores veículos de cada segmento. Na prática, no trânsito urbano, dá para rodar mais de 20 quilômetros com um litro de gasolina. É algo que poucos modelos do segmento podem oferecer.

Experiência a bordo

Classe executiva

            Além do elevado requinte considerado previsível nesse nível de sedã, é possível encontrar no ES 300h algumas “firulas” como a cortina elétrica para o vidro traseiro, carregamento de celular por indução, bancos dianteiros com múltiplas regulações elétricas, memórias e climatização (aquecimento e ventilação), ar-condicionado com três zonas e volante em couro com regulagens elétricas. Viajar atrás no ES 300h é um privilégio, com espaço para pernas digno dos sedãs de um segmento acima e bancos com regulagens elétricas, aquecidos, ventilados, regulação autônoma da climatização e sistema de som.

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            O computador de bordo, com tela TFT colorida de 7”, dispõe de informações de condução, áudio, navegação GPS, indicação de mensagens de alerta, entre outras funções. O modelo conta com sistema multimídia com oito alto-falantes e quatro tweeters (que entregam um som espetacular), compatível com CD, DVD player, Bluetooth, TV digital, espelhamento de celulares com Android Auto, Apple Carplay, tudo isso também reunido numa tela LCD de 12,3”. A oferta tecnológica é generosa, mas o multimídia peca pelo grafismo um tanto antiquado.

Impressões ao dirigir

No domínio do volante

por António Pereira Absolute Motors/Portugal A

É muito agradável de se viajar atrás no ES 300h, mas é no “posto de comando” que é possível avaliar todos os seus atributos. A posição do motorista é extremamente correta, envolvente e fácil de ser encontrada, graças às múltiplas regulagens elétricas oferecidas pelo banco e pelo volante. O banco do motorista tem recolhimento automático (vai para trás quando o motorista desliga o carro, para facilitar a saída e o posterior acesso) e controle de memória com capacidade para armazenar até três perfis. Comandos rotativos montados nas laterais da moldura do painel de instrumentos permitem selecionar os modos de funcionamento do ESP e os de condução, com direito a um “head up display” completo, que projeta os principais dados com boa visibilidade. Nos modos de condução “Sport”, “Normal” e “Eco”, as diferenças de comportamento dinâmico não são muito substanciais – visualmente, são notadas pelas cores diferentes do painel de instrumentos, sobretudo do conta-giros.

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            A motorização híbrida libera 217 cavalos de potência máxima combinada e prioriza a suavidade de funcionamento. A unidade motriz entrega performances que garantem ao modelo até uma certa exuberância nas acelerações e recuperações. A tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas conforme a necessidade, aperfeiçoa o comportamento dinâmico em diferentes tipos de piso. Na prática, o “powertrain” prima pela linear capacidade de aceleração, pela prontidão da resposta da parte elétrica do sistema garante em qualquer circunstância e por uma suavidade e silêncio de funcionamento notáveis. Além de dinamicamente convincente, o novo ES 300h possibilita consumos impressionantes. Mesmo que o motorista se preocupe muito, não é difícil de se obter médias acima dos 20 km/l em trânsito urbano. O comportamento convence na maior parte das situações, mas o que realmente se destaca no plano dinâmico é o conforto de marcha oferecido pelo sedã da Lexus, sem paralelo na categoria.

Ficha Técnica

Lexus ES 300h

António Pereira/Absolute Motors/Portugal
Motorização: híbrida. Motor a gasolina com 2.5, quatro cilindros, 16 válvulas, transversal, dianteiro, injeção eletrônica multiponto. Motor elétrico síncrono
Transmissão: CVT.
Tração: All-Wheel Drive

Motor a gasolina

Diâmetro x curso: 87,5 mm x 103,4 mm
Taxa de compressão: 14,0:1
Potência máxima: 176 cavalos a 5.700 rpm
Torque máximo: 22,1 kgfm de 3.600 a 5.200 rpm

Motor elétrico 

Potência máxima: 118 cavalos (giro não declarado)
Torque máximo: 20,2 kgfm em qualquer giro
Bateria: Ni-MH 
Potência máxima combinada: 217 cavalos
Dimensões exteriores: 4,97 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,44 metro de altura e 2,87 metros de distância de entre eixos
Rodas/pneus: 7 1/2Jx18″ – 235/45
Peso: 1.680 kg
Capacidade do porta-malas: 454 litros
Tanque de combustível: 50 litros          
Direção: eletroassistida progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos atrás
Suspensões: McPherson na dianteira e traseira com triângulos sobrepostos. Barra estabilizadora na frente e atrás
Ano de lançamento: 2018
Preço: R$ 275.990

por António Pereira/Absolute Motors/Portugal e Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: António Pereira/Absolute Motors/Portugal

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