A “fase negra” da Chevrolet no Brasil tem mais um capítulo. Iniciada com a picape média S10, o Tracker e o Cruze (embora no sedã se chame Black Bow Tie), a versão Midnight chega agora ao SUV de luxo Equinox, com preço de R$ 131.990. A configuração repleta de detalhes em preto inaugura o motor 1.5 turbo na família, estendido também para a LT e a Premier. O Equinox é atualmente o carro de passeio mais vendido da Chevrolet no mundo. No Brasil, o modelo anda com um desempenho bem menos vistoso – oferecido em versão única, a Premier, é o septuagésimo primeiro automóvel mais vendido do país e ocupa a vigésima quinta posição entre os SUVs, com trezentas e oitenta e três unidades mensais na média neste ano. As versões com o 1.5 turbo representam cerca de dois terços do mix global por causa do balanço entre performance e eficiência energética que esse motor oferece. A linha 2020 do utilitário esportivo produzido no México estreia nas concessionárias a partir do início do próximo ano em quatro configurações, divididas em três níveis de acabamento (LT, Midnight e Premier), duas opções de motorização (1.5 e 2.0, ambos turbo) e duas de tração, dianteira ou integral.
O Equinox Midnight 1.5 turbo desenvolve 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque, números superiores aos dos principais concorrentes, associado à transmissão automática de 6 velocidades. O SUV de médio porte da Chevrolet se destaca ainda em performance. Segundo a marca norte-americana, acelera de zero a 100 km/h em 9,2 segundos. De acordo com dados do Inmetro, o modelo percorre 11,7 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade com gasolina no tanque – médias até 8,3% melhores que as do 2.0 turbo, equipado com transmissão automática de 9 marchas.
A versão especial Midnight, de acabamento interno e externo todo escurecido, tenta dar um toque esportivo e customizado ao modelo. O preto predomina. Aparece na pintura da carroceria, na grade frontal, nas máscaras das luzes auxiliares e nas rodas aro 19. Os tons metálico, brilhante e fosco se misturam para tornar o conjunto mais harmonioso. Até a “gravatinha” dourada da Chevrolet recebe o negro na carroceria. O conteúdo é baseado no da versão LT, com destaque para o banco do motorista com ajuste elétrico, o ar-condicionado dual zone e os faróis de xenônio.
O Equinox Midnight é a versão intermediária do SUV da Chevrolet e mantém todas as principais características do carro, marcado pelo design atlético, robusto e refinado, com conforto e funcionalidades condizentes com sua proposta predominantemente urbana e familiar. O modelo tem 4,65 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,69 metro de altura e marcantes 2,72 metros de distância de entre-eixos, responsável pelo amplo espaço para três adultos no banco traseiro. A sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico e pela disposição dos elementos, pensados para a máxima ergonomia e funcionalidade. O painel frontal, por exemplo, é desassociado do console central, trazendo mais conforto e espaço.
O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros a 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana para facilitar a acomodação de itens compridos. O porta-malas conta ainda com um porta-objetos inferior de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga, e um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista. O Equinox é a vitrine tecnológica da Chevrolet no Brasil e o modelo mais completo do portfólio da marca líder do mercado brasileiro nos segmentos de carro e de comerciais leves.
Todas as versões do Equinox contam de série no quesito segurança com airbag duplo, lateral e de cortina, alertas de colisão frontal, de movimentação traseira, de ponto cego com sensor de aproximação repentina, de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, vibratório de segurança no banco do motorista, assistente de permanência na faixa, frenagem automática de emergência, indicador de distância do veículo à frente, de vida útil do óleo do motor e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Na lista dos itens de conforto e de conectividade, o SUV tem abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento, controle de velocidade em declive, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, com distância do assento, com inclinação, com lombar do encosto e com duas memórias de posição, câmera de ré com linhas-guia, carregador wireless para smartphone, abertura das portas por meio de sensor de aproximação, sistema de estacionamento semiautomático para vagas paralelas e perpendiculares, retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico, multimídia MyLink com tela LCD sensível ao toque de 8 polegadas, navegador integrado, espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, tecnologia de telemática avançada OnStar, partida sem chave ou por controle remoto, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade e sistema de redução de ruído externo.
Veja Também: