Relativamente jovem no cenário automotivo nacional, a Troller é uma fábrica de utilitários esportivos fundada no Ceará em 1995. Incorporada pela Ford em 2007, a empresa da cidade de Horizonte manteve sua sede no Estado nordestino com as mesmas características quase artesanais na produção do off-road 100% nacional. Com a entrada da Ford no negócio, a produção do jipe da Troller ganhou um novo processo de pintura, fabricação de compósitos de aço e fibra de vidro prensados a quente (SMC – Sheet Moulding Compound), colagem de partes da carroceria por robôs e duas linhas de montagem, nas quais são feitos separadamente carroceria e o conjunto chassi, motor, transmissão, suspensão e freios. Com a montagem de apenas nove unidades por dia – irrisória em comparação às tradicionais montadoras com fábricas no Brasil –, apesar de ter uma capacidade instalada anunciada de montar até quatorze “jipinhos”, o que vale mesmo para a marca cearense não é quantidade, mas a manutenção da qualidade dos T4 e seu lugar ao sol duramente conquistado. E, quanto a isso, os fiéis aficionados pela Troller não têm do que se queixar. Agora, a marca do Ceará anunciou o lançamento do TX4, novo modelo de sua linha equipado com transmissão automática e estilo exclusivo, com previsão de chegada às concessionárias para dezembro, com preço ainda não definido – espera-se algo em torno de R$ 165 mil.
O Troller TX4 foi exibido inicialmente como carro-conceito no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, quando atraiu muita atenção do público, tanto pelo visual diferenciado quanto por ser o primeiro da linha a contar com transmissão automática, um item muito aguardado pelos fãs da marca. O nome é uma abreviação de “Troller Extreme 4”, remetendo às características todo-terreno avançadas do utilitário. A carroceria em duas cores é um dos elementos que compõem a personalidade arrojada do TX4. Traz várias peças na tonalidade Azul Naval – incluindo a grade dianteira, o capô, o teto, a tampa traseira, o para-choque, os estribos e o snorkel –, sempre combinada com uma das três opções de cores: Marrom Trancoso, Verde Maragogi ou Prata Geada.
Na parte mecânica, o modelo introduz como novidade o diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico, aumentando a performance em pisos irregulares e transmitindo torque contínuo para as rodas mesmo que uma delas perca a aderência, de modo a garantir máxima tração. No pacote de acessórios, o TX4 inclui itens como para-choque dianteiro de aço e faróis auxiliares de led. O interior conta com acabamento personalizado e novos itens de conforto. Mais detalhes do veículo serão divulgados na apresentação oficial, prevista para o final deste mês. “O TX4 é um modelo que dá sequência à ampliação da linha Troller, com novidades que diversificam as possibilidades de uso do veículo sem abrir mão da sua essência off-road. Ele foi totalmente desenvolvido em sintonia com os desejos dos clientes da marca, que são apaixonados por aventura e valorizam sobretudo a personalização, a robustez e a capacidade de ir mais longe”, diz Demétrio Fleck, gerente de Marketing, Vendas e Serviços da Troller.
O TX4 mantém o motor 3.2 Duratorq turbodiesel do T4 (herdado da Ford Ranger) com 200 cavalos de potência a 3 mil rotações por minuto e torque de 47,9 kgfm de 1.750 a 2.500 giros, acrescentando a transmissão automática de 6 velocidades e o diferencial traseiro autoblocante (LRD). Como a fabricante não declarou os números de desempenho e consumo do novo modelo, resta o comportamento do T4 como base. Com câmbio manual de 6 marchas, o carro acelera de zero a 100 km/h em 12,3 segundos e pode chegar a 180 km/h. Na versão “comum” do Troller, o consumo declarado é de 9,8 km/l na cidade e de 12,3 km/l na estrada. A tração integral pode ser acionada com o veículo até 120 km/h. No interior do TX4, a marca revelou que o console central foi redesenhado para receber a alavanca da transmissão automática, os bancos têm costura vermelha, o logotipo TX4 está nos encostos dos assentos e as saídas de ar ganharam molduras na cor cobre.
Veja Também: