De uma só vez, a Audi traz para o Brasil três modelos topo de linha. O primeiro já está nas concessionárias: o novo Q8, que combina a elegância de um cupê de quatro portas com a versatilidade de um SUV de grande porte. Produzido em Bratislava, a capital da Eslováquia, o utilitário esportivo de luxo é oferecido no mercado brasileiro em duas versões – a Performance a partir de R$ 494.990 e a Performance Black a R$ 531.990. No entanto, os consumidores interessados poderão desfrutar de condições especiais por tempo limitado e adquirir o veículo a R$ 471.990 na Performance e a R$ 503.990 na Performance Black. Os outros dois integrantes do pacote da Audi para o início do segundo semestre chegarão em setembro. Com itens desenvolvidos para o imponente Q8, o sedã A6 e o A7 Sportback também estarão em condições especiais, com a valorização de R$ 30 mil para o carro usado do cliente e a primeira e a segunda manutenções inclusas na negociação. Os dois modelos terão preço de R$ 426.990 para o A6 e de R$ 456.990 para o A7 Sportback. “O Q8 chega para ser o topo de linha da família Q. O veículo traz o que há de mais novo em tecnologia, inovação e segurança e representa uma nova era de design da marca. É a prova de que a Audi tem a gama de SUVs mais completa, tecnológica e moderna do mundo”, empolga-se Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.
O Q8 é equipado o com motor 3.0 TFSI turbo que desenvolve 340 cavalos de potência e torque de 51 kgfm. A transmissão tiptronic de 8 velocidades garante trocas de marchas rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. O grande SUV alemão acelera de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e pode chegar à máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Conforme a Audi, o sistema de tração “quattro” do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um dispositivo elétrico primário de 48 volts. O SUV pode se deslocar em velocidades de 55 km/h a 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor automaticamente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.
O SUV é um representante da linguagem de design progressiva da Audi com seus contornos fortes e superfícies atléticas que se convertem em uma sensação de poder e sofisticação. Com a enorme grade frontal Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova cara da família Q. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes destacam a aparência agressiva. Devido às portas sem molduras – uma das principais inovações de design dos últimos anos –, a linha do teto do tipo cupê se estende ao longo da carroceria, terminando em um longilíneo spoiler. A linha de teto apresenta suave queda na direção das colunas D, sustentadas por contornos largos e musculosos.
O display superior MMI sensível ao toque é o elemento central do interior do novo Q8. Símbolos de fácil compreensão destacam a precisão digital da Audi para o alto nível de integração entre arquitetura e operação, com a simplicidade substituindo a complexidade. Todas as linhas fundamentais são originadas a partir do grande display. O estilo interno do Q8 é deliberadamente limpo e simples. Todos os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si. No escuro, a luz de contorno traça as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema tridimensional a laser das Quatro Argolas. Outra novidade introduzida pelo Q8 é a presença de dois displays de alta resolução “touchscreens”. O de cima com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. O de baixo tem 8,6 polegadas e permite o gerenciamento do ar-condicionado e das outras funções de conforto. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. O controle de voz utiliza uma linguagem coloquial para transformar o Q8 em um parceiro inteligente de diálogo.
Tanto o A6 quanto o A7 Sportback são equipados com o motor 3.0 TFSI V6 com 340 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, associado à transmissão tiptronic de 8 velocidades. Os dois modelos herdam toda a tecnologia de desempenho, entretenimento, interatividade, economia de combustível e sofisticação embarcada no Q8. O A6 é um dos embaixadores da nova linguagem de design da Audi. Com superfícies esticadas, bordas afiadas e linhas atraentes, o sedã associa elegância esportiva, alta tecnologia e sofisticação. A larga e baixa grade Singleframe, os faróis planos e as entradas de ar poderosamente contornadas exaltam a esportividade do modelo. O interior traz revestimentos com acabamento refinado, um aspecto agradável que expressa a tecnologia e as características digitais do carro. O elegante painel de instrumentos e a contínua linha horizontal da carroceria criam uma sensação arejada de espaço.
Já o A7 Sportback apresenta o design de um cupê, o espaço de um sedã e a versatilidade de uma “perua”. Incorpora ainda de maneira enfática a nova e progressiva linguagem de design da Audi. A grade Singleframe ampla e baixa e as entradas de ar proeminentes expressam o caráter dinâmico do Gran Turismo. A linha de teto com queda acentuada domina a silhueta. As formas horizontais e o painel de instrumentos discreto transmitem uma sensação de espaço e leveza ao interior, onde o console central é inclinado ergonomicamente na direção do motorista.
Veja Também: