Os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelam que o mercado brasileiro emplacou 1.248.899 unidades de carros e comerciais leves no acumulado do primeiro semestre deste ano. O resultado representa um aumento de 10,8% em comparação ao mesmo período de 2018, quando foram vendidas 1.127.052 unidades.
Líder no Brasil a mais de quatro anos, o Chevrolet Onix, que virará nome de modelo em outros mercados globais, teve 116.906 exemplares vendidos no primeiro semestre, mais do dobro do segundo colocado. Somado ao desempenho no varejo do Prisma (quarto lugar, com 40.846 unidades), não fica difícil de se constatar o sucesso do Projeto Onix. Prevista para outubro, a próxima geração do três volumes produzido na fábrica do Rio Grande do Sul passará a se chamar de Onix sedã, tirando de cena o nome Prisma.
Apesar de ter ficado em terceiro no mês de junho, o Hyundai HB20, montado em Piracicaba (SP), manteve a vice-liderança no ranking, com 52.995 unidades emplacadas no semestre. O compacto brasileiro da Hyundai, lançado em 2012, terá a apresentação de sua segunda geração em seguida. Com 50.647 vendas de janeiro a junho, o Ford Ka consolidou a terceira posição no “Top Ten”. Além do bom rendimento nas concessionárias, o modelo produzido em Camaçari (BA) é o principal responsável por sustentar a produção de carros da marca norte-americana no Brasil, após a anunciada “aposentadoria” do New Fiesta com o fechamento da unidade industrial de São Bernardo do Campo (SP).
O primeiro semestre de 2019 teve forte arrancada de dois modelos ainda jovens no mercado brasileiro, caso do Renault Kwid, com 40.520 unidades vendidas e o quinto lugar, e do Fiat Argo, com 36.211 e a oitava posição. Também observou a longevidade dos “eternos” Volkswagen Gol, que já liderou o mercado nacional por quase trinta anos e cravou 38.303 emplacamentos no semestre e o quinto lugar, e a Fiat Strada, com 36.310 vendas e a sétima posição do ranking. Os dois últimos representantes do seleto grupo dos “10 Mais” é o Jeep Renegade, nono colocado, com 33.048 unidades vendidas, e o Volkswagen Polo, com 32.025 unidades e a décima posição.
Segmento que mais cresce no mundo, os SUVs mantiveram sua trajetória ascendente no primeiro semestre do ano. E o topo da tabela de vendas é ocupado justamente pela marca que deu o pontapé inicial nesse tipo de veículo, com os lendários jipes surgidos em meio à Segunda Guerra Mundial. Depois de perder a liderança para o Honda HR-V e para o Compass em 2017 e 2018, o Jeep Renegade retomou o topo das vendas em janeiro e não mais saiu de lá. O modelo feito em Goiana (PE) teve uma média mensal próxima de seis mil unidades comercializadas até junho. Na esteira dos utilitários esportivos no semestre, veio o Jeep Compass, com 28.033 emplacamentos, o Nissan Kicks (25.826), o Hyundai Creta (24.247), o HR-V (23.696), o Ford EcoSport (15.533), os Renault Captur (13.783) e Duster (13.012), o Chevrolet Tracker (8.685) e o novato Volkswagen T-Cross (7.967).
Com 222.039 unidades comercializadas entre carros e comerciais leves, a General Motors reinou absoluta no acumulado de janeiro a junho de 2019, com 17,7% de participação de mercado, posição garantida especialmente pelas vendas do fenômeno Onix e de seu colega de fábrica, o Prisma. A marca norte-americana foi seguida da Volkswagen, com 187.465 emplacamentos e 15,01% de “market share”, puxada muito pelo retorno do veterano Gol ao pelotão dos que fazem bonito nas lojas. Depois, vieram a Fiat, com 171.424 unidades vendidas e uma fatia de 13,7%, destacando o Argo, a Renault (112.849 vendas e 9,04% de “share”), capitaneada pelo Kwid, e a Ford (103.613 e 8,3%), com o terceiro colocado entre os modelos, o Ka. Na sequência, aparecem a Toyota (102.505 e 8,2%), a Hyundai (99.567 e 7,9%), a Honda (64.659 e 5,1%), a Jeep (61.270 e 4,9%) e a Nissan (43.989 e 3,5%).
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