Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

O Honda HR-V foi apresentado mundialmente em 2014 e chegou ao Brasil em março de 2015. Tornou-se um sucesso de vendas e conquistou liderança entre os utilitários esportivos, que só foi perdida no final de 2016 para o Jeep Compass. Em 2019, teve uma média de 3.960 unidades mensais de janeiro a maio, se posicionando atrás dos Jeep Renegade e Compass e do Nissan Kicks e à frente do Hyundai Creta. Para tentar voltar à liderança, a linha 2020 do HR-V traz como principal novidade a volta da versão Touring. O novo topo de linha do HR-V incorpora equipamentos inéditos para o modelo, como o teto solar panorâmico, a partida por botão, o Smart Entry e o dispositivo de segurança Honda LaneWatch. Sob o capô da nova versão está o vigoroso motor 1.5 turbo de 173 cavalos a gasolina, o mesmo adotado na configuração Touring do sedã Civic. O aumento de quase 25% na potência em relação ao 1.8 16V FlexOne de 140 cavalos que equipa as demais versões do HR-V foi acompanhado de perto pela etiqueta de preço. Oferecido por R$ 139.900, um valor 25% acima dos R$ 111.900 da antiga “top” EXL, o HR-V Touring supera a faixa de preços dos SUVs compactos e passa a disputar com os médios, como o Compass e o Peugeot 3008 Allure.

No restante da linha 2020 do HR-V, as novidades foram pontuais. A frente continua a ostentar a larga barra cromada, que forma uma espécie de “sorriso metálico” no conjunto com os faróis alongados. A versão EXL passa a oferecer os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como uma nova grade frontal com acabamento em black piano. Na EX, aparece a central multimídia de 7 polegadas touchscreen, além dos sensores de estacionamento traseiros. E o modelo LX recebe câmera de ré integrada à central multimídia de 5’’. Na versão Touring, o design do SUV da Honda, renovado na linha 2019 apresentada em novembro do ano passado, incorporou alguns refinamentos. A dianteira adota faróis principais e de neblina full-led, bem como uma nova grade frontal, com acabamento em black piano. O teto solar panorâmico da Touring é o primeiro do tipo oferecido em um modelo da marca no Brasil. E a nova antena em formato barbatana também é exclusiva da versão. Na traseira, o logotipo “Turbo” e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam os diferenciais de estilo. Já as rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/55 R17 são as mesmas em todas as variantes do modelo.

Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

O interior do HR-V Touring passa a ter – de acordo com a cor externa – a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos (revestidos em couro), laterais de porta, console central e painel. A tecnologia Smart Entry permite a abertura do modelo sem o uso da chave, por aproximação, e o acionamento do motor é por botão de partida. Equipado com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, o modelo oferece câmera de ré – com três modos de visualização – e o sistema Honda LaneWatch, que amplia o ângulo de visão do motorista ao projetar uma imagem ampliada no sistema multimídia, quando se aciona a seta ou se pressiona um botão na alavanca. A central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, tem navegador GPS integrado ao sistema. Sensores de chuva e retrovisor fotocrômico automático são de série.

O motor 1.5 de quatro cilindros que equipa a configuração Touring utiliza turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC), gerando 173 cavalos a 5.500 rpm, com o torque de 22,4 kgfm de 1.700 rpm a 5.500 rpm. É acoplado à transmissão continuamente variável (CVT) com 7 marchas simuladas, com função Kick Down, que reduz rapidamente a relação de marcha para permitir uma retomada mais eficiente quando o pedal do acelerador é pressionado até o fim do curso.

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Para se adequar ao novo nível de desempenho do motor 1.5 turbo, o HR-V Touring recebeu uma calibragem específica para o conjunto de suspensão, com novas molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a adoção da tecnologia Agile Handling Assist (AHA), que aprimora a estabilidade dinâmica do SUV em curvas, aplicando o conceito de vetorização de torque ao modelo. Os preços da linha 2020 do HR-V começam nos R$ 94.400 da versão LX, vão a R$ 101.700 na EX, chegam R$ a 111.900 na EXL e, agora, atingem a R$ 139.900 na Touring.

Experiência a bordo

Espaço versátil

Na cor de carroceria Azul Cósmico do modelo avaliado, a versão Touring traz interior em um tom de cinza claro, que é elegante e amplia a sensação de espaço em relação ao revestimento em preto – mas o fato do revestimento cinza claro ser mais fácil de sujar é uma preocupação justificável para consumidores de um carro familiar, muitas vezes usado para transportar crianças. De série em todas as versões do HR-V, o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat oferece três modos de utilização: Utility – permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana para acomodação de bagagens –, Tall – proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros – e Long, para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro.

Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

Todas as versões do HR-V trazem de série ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold e controle de cruzeiro, assim como vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. A Touring traz ainda ar-condicionado digital touchscreen, airbags laterais e aletas para trocas de marcha no volante, que tem revestimento em couro. Também são de série na versão os bancos revestidos em couro, os airbags laterais do tipo cortina, o acendimento automático dos faróis, a central multimídia de 7’’ com navegador integrado, retrovisores externos com rebatimento elétrico e função tilt down em marcha a ré.

Primeiras impressões

Juízo de valor

São Paulo/SP – Importado do Japão, o motor 1.5 turbo é a grande atração do HR-V Touring. Logo que o SUV começa a acelerar, a exuberância e a elasticidade do “powertrain” impressionam. As retomadas são empolgantes e a entrega de força é praticamente plana em todos os regimes de rotação – o robusto torque máximo de 22,4 kgfm está disponível de 1.700 a 5.500 giros –, o que evita aquele indefectível “coice” quando o turbo entra em ação. No modo Sport, a rotação fica mil rpm acima nas trocas de marchas e deixa o motor mais cheio, melhorando as respostas. O ruído dentro da cabine é consideravelmente menor do que nas versões com motor aspirado. O turbo emite um som encorpado, evidenciado pela dupla saída de escape. Esse escape duplicado tornou necessário elevar o piso do porta-malas, fazendo com que a capacidade volumétrica da versão Touring fosse reduzida para 393 litros – 10% menor em relação aos 437 litros das configurações com motor aspirado.

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Também chama a atenção no HR-V Touring a suspensão firme. Molas e amortecedores têm mais carga e a barra estabilizadora tem corpo com maior diâmetro, o que possibilita menor rolagem da carroceria nos desvios bruscos de direção, mas sem comprometer o conforto. Nos trechos sinuosos, o Agile Handling Assist (AHA) mostra serviço, aplicando força de frenagem na roda dianteira interna da curva ao perceber uma tendência de saída de frente, para facilitar o contorno. E o eficiente sistema Lane Watch amplia a segurança ao mostrar na tela do multimídia a imagem da câmera colocada no retrovisor direito quando o motorista dá o sinal correspondente ou aperta um botão na ponta da alavanca de seta.

O HR-V Touring é um SUV instigante para quem aprecia um comportamento dinâmico mais esportivo. Cabe ao consumidor consultar o próprio bolso para descobrir se o maior prazer ao dirigir oferecido pela versão Touring, com preço de R$ 139.900, vale os R$ 45.500 a mais sobre o valor da básica LX, que sai por R$ 94.400.

Ficha Técnica

Honda HR-V Touring 2020

Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.498 cm3, injeção direta, comando duplo variável, gasolina.
Potência máxima: 173 cavalos a 5.500 rpm.
Torque máximo: 22,4 kgfm de 1.700 a 5.000 rpm.
Taxa de compressão: 10,6 : 1
Transmissão: câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas, tração dianteira.
Direção: elétrica.
Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Rodas e pneus: liga-leve aro 17’’ com pneus 215/55 R17
Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS.
Dimensões: 4,33 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, 1,65 metro de altura, 2,61 metros de entre-eixos.
Peso: 1.380 kg em ordem de marcha.
Porta-malas: 393 litros
Tanque: 51 litros
Preço: R$ 139.900.

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