Até o final deste ano, as novas versões híbridas plug-in dos Audi Q5, A6, A7 Sportback e A8 chegarão aos principais mercados globais. As quatro serão reveladas juntas no Salão de Genebra – de 7 a 17 de março –, identificadas pela sigla “TFSI e”, passando a denominação “e-Tron” para os veículos da marca alemã totalmente elétricos. Com impressionantes 5,3 metros de comprimento, o A8 híbrido tem um motor a combustão 3.0 turbo ligado a um elétrico com potência combinada de 449 cavalos e torque de 70,5 kgfm, associado à transmissão automática de 8 velocidades e à tração integral Quattro. Os modelos Q5, A6 e A7 Sportback são equipados com o motor a gasolina 2.0 turbocomprimido unido a um elétrico com potência somada de 367 cavalos e torque de 50,5 kgfm, integrado à transmissão automática de 8 marchas e dupla embreagem e à tração integral permanente.
O SUV, o cupê de quatro portas e os dois sedãs compartilham o mesmo sistema de tecnologia híbrida. Uma bateria de íons de lítio localizada sob o assoalho do porta-malas fornece energia elétrica. Ao frear, os novos modelos TFSI e recuperam até 80 quilowatts de potência. A bateria para o A6, o A7 Sportback e o A8 é composta de 105 células de bolsas, combinadas em oito módulos. Ela armazena 14,1 kWh de energia a uma voltagem de 385 V. A bateria do Q5 compreende células prismáticas (justapostas), com a mesma capacidade. Nos dois casos, o circuito de refrigeração da bateria é integrado ao circuito de baixa temperatura, que alimenta o motor “verde” e a eletrônica de potência, transformando a corrente contínua de alta tensão em uma trifásica para o propulsor. Quando da recuperação de energia nas frenagens, o ciclo é invertido. Os quatro modelos têm uma autonomia de até 40 quilômetros no modo 100% elétrico.
O kit padrão de equipamentos dos novos híbridos plug-in da Audi inclui um cabo de carregamento para tomadas domésticas e, como opcional, o Mode 3 para estações públicas. Com uma potência de 7,2 kW, uma recarga completa da bateria demora cerca de duas horas. Contam ainda com um cartão “e-Tron Charging Service”, que funcionará em várias estações de recarga e em 16 países europeus. Os novos Audi com “powertrain” TFSI e têm o sistema Compact para recarga em tomadas domésticas e industriais. Todo o processo de “reabastecimento” pode ser controlado pelo aplicativo myAudi.
O arranque dos híbridos da Audi é dado sempre no modo elétrico (EV). O motor a combustão só é ativado dependendo da situação. A versões híbridas plug-in têm os modos de funcionamento EV, Auto e Hold. No segundo, o carro opera em conjunto entre os dois motores para obtenção da máxima eficiência. O modo Hold controla o sistema para manter o nível de carga da bateria para ser usado para circular no trânsito pesado das grandes cidades, por exemplo. Por meio do dispositivo Audi Drive Select, o motorista pode escolher entre quatro formas de condução: Comfort, Efficiency, Auto e Dynamic. Conforme o escolhido, o veículo ajusta determinados itens para que se consiga um torque máximo maior em retomadas de velocidade. Tanto no Audi Virtual Cockpit quanto na tela do sistema MMI, podem ser consultadas notificações importantes sobre a circulação no modo elétrico, como a autonomia e o fluxo de energia.