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A Audi do Brasil confirmou o início da comercialização do Q5 Security, o primeiro SUV da marca alemã que vem blindado de fábrica. Produzido na planta de San José Chiapa, no México, o modelo é externamente idêntico à versão “comum” do utilitário esportivo de luxo da Audi. Como um veículo blindado perde as características de dirigibilidade e de desempenho do original, o Q5 Security – oferecido pelo preço de R$ 370.990, ante R$ 249.990 da versão “normal” – recebeu desde o início de seu desenvolvimento recursos de proteção especiais para suportar a blindagem, com novos conjuntos de freios e suspensão. As peças protetoras utilizadas são certificadas na classe III-A da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 15000, utilizada na América do Sul e que se tornou padrão no mercado nacional por ter o maior grau de proteção disponível para uso civil no país. Na prática, isso significa que o Q5 Security resiste a disparos de armas de fogo como a Magnum 357, 9 milímetros (pistolas e submetralhadoras) e espingardas calibre 12 e .44.

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Assim como o Q5 original, o Security tem 4,66 metros de comprimento, 1,89 metro de largura e 1,65 metro de altura. A célula de segurança do Q5 Security abrange toda a área de passageiros, inclusive o compartimento de bagagens, que pode ser acessado pelo interior do veículo. Portas, tampa do porta-malas, teto, laterais e a parede corta-fogo do compartimento do motor são reforçadas com peças feitas em aço de alta resistência. As janelas têm vidros à prova de balas com multicamadas. “O grande diferencial do veículo é que ele não tem adaptações. Foi, de fato, desenvolvido desde o início para receber os recursos especiais de proteção em todos os processos de concepção. Alia elevado nível de segurança, tecnologia, conforto e sofisticação”, garante Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil.

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Para receber a blindagem, a Audi equipou o Q5 Security com o mesmo conjunto de freios do SQ5, que tem maior capacidade de frenagem. O modelo blindado tem o ESP (controle de estabilidade) recalibrado, não tem teto solar (por motivos óbvios), utiliza chapas de aço e não mantas em sua estrutura e o porta-malas tem acionamento elétrico e pistões reforçados.

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O motor do Q5 Security é o 2.0 TFSI (turbo) a gasolina. Segundo dados fornecidos pela Audi, o propulsor desenvolve 252 cavalos de potência e 37 kgfm de torque, disponíveis de 1,6 mil a 4,5 mil rpm. A transmissão é a Stronic de 7 velocidades e o sistema de tração quatro vem de série. Conforme a fabricante alemã, o carro blindado acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e pode chegar a 235 km/h. O SUV blindado da Audi permite seis modos de condução, selecionados por meio do sistema Audi Drive Select: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual.

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A suspensão a ar adaptativa com controle dos amortecedores foi ajustada para o peso maior do veículo blindado – o peso em ordem de marcha (sem o motorista) é de 2.295 quilos, 500 quilos a mais em comparação à versão “comum” do Q5. As rodas de 19 polegadas usam pneus Run Flat, que permitem a rodagem sem ar por até 80 quilômetros a uma velocidade de até 80 km/h. O sistema de freios usa discos dianteiros com 350 milímetros de diâmetro.

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O Q5 Security sai da linha de montagem com uma ampla lista de equipamentos como o sistema Audi Drive Select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, Virtual Cockpit, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor crepuscular e de chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi Smartphone Interface e sistema de navegação. Vidros escurecidos na traseira para maior privacidade são de série no modelo, assim como o sistema de ar-condicionado automático de três zonas, o sistema de som 3D Bang&Olufsen e o acionamento elétrico do porta-malas. Como opcional, o Q5 Security traz sistema de alarme com intercomunicador e o pacote Audi Side Assist, que contempla recursos como o Assistente de Tráfego Reverso, o Exit Warning Assist (alerta o motorista sobre risco de colisão ao abrir a porta), o Pre Sense traseiro (aciona itens de segurança na iminência de impacto por trás) e a câmera 360 graus.

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