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Gasolina ou etanol?

O SUV Jaguar E-Pace acaba de ganhar uma versão bicombustível, destinada exclusivamente para o mercado brasileiro, com preços de R$ 233.800 na P250 Pure e de R$ 251.300 na R-Dynamic S P250. A marca britânica escolheu o motor Ingenium 2.0 turbo para fazer a configuração flex em seu utilitário esportivo de luxo. Segundo a Jaguar, a versão bicombustível tem 249 cavalos de potência (nove cavalos a mais que na configuração a gasolina), 37,2 kgfm de torque e acelera de zero a 100 km/h em 7 segundos. A transformação para a tecnologia bicombustível – totalmente desenvolvida no Brasil – foi feita na fábrica de motores da Jaguar-Land Rover em Wolverhampton, na Inglaterra, com a presença de engenheiros daqui. O novo propulsor utiliza alumínio na base de sua construção e duplo comando de válvulas nos cabeçotes.

Velocidade com estilo

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A Nissan anunciou a produção em série do GT-R50 by Italdesign, abrindo oficialmente os pedidos para a edição limitada de apenas 50 unidades da configuração especial. O design do modelo é praticamente o mesmo mostrado pelo protótipo em julho deste ano durante o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra. Tunado pela Nismo, divisão esportiva da Nissan, o GT-R50 by Italdesign tem motor de 720 cavalos e será vendido a partir de 990 mil euros (cerca de R$ 4 milhões) – fora os impostos e opcionais. Para desenvolver o modelo, a Nissan fez uma parceria com o Italdesign, famoso estúdio italiano da cidade de Turim, baseando-se na última geração do GT-R Nismo. O principal mote na concepção do superesportivo foi a comemoração de 50 anos do GT-R, em 2019, e do Italdesign, em 2018. O privilegiado que tiver os bolsos recheados pode acessar o site GT-R50.nissan e contatar o Italdesign para configurar seu carro. As entregas começarão no próximo ano e se estenderão até 2020.

 Campeão de tudo

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Líder no mercado brasileiro de carros há mais de três anos, o Chevrolet Onix conquistou uma marca emblemática no mês passado. O modelo desenvolvido no Complexo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, foi o veículo mais vendido do Brasil em novembro, superando a família de motos Honda CG 160. O importante feito foi alcançado antes apenas no ápice das vendas do Volkswagen Gol, que liderou entre os carros por 27 anos. Tradicionalmente, o “campeão” no país reunindo todos os tipos de veículos é a linha da motocicleta CG, no início, com 125 cc, depois, com 150 cc e agora, com 160 cc. Com a façanha do hatch compacto da Chevrolet em novembro, o “Top Five” do mês ficou assim: Onix, com 22.277 unidades vendidas, seguido por Honda CG 160 (21.021), Honda Biz (11.677), Honda NXR 160 (10.164) e Gol (8.836).

No front oriental

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A Volvo conquistou pela segunda vez seguida o prêmio Coty Carro do Ano no Japão com o XC40. No ano passado, a marca sueca foi laureada com o XC60. Na cerimônia de premiação, no Centro de Intercâmbio Internacional de Tóquio, os jurados, das publicações automotivas mais influentes do Japão, e executivos de montadoras se reuniram para testemunhar a contagem de votos e a cerimônia de entrega de prêmios para o “o carro japonês” do ano. No emocionante “minuto a minuto” da contagem de votos entre os favoritos Volvo XC40 e Toyota Corolla Sport, o sueco pegou uma vantagem no início, o japonês ultrapassou na metade da apuração e o modelo europeu acelerou no final, colocando uma vantagem de 49 votos, 363 a 314 votos. O Volkswagen Polo ficou em terceiro, com 197 votos, o Toyota Crown ficou em quarto, com 170, e o Mitsubishi Eclipse Cross ficou em quinto, com 165 votos.

De entrada

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O Volkswagen Jetta ganhou uma nova “versão de entrada”, chamada de 250 TSI, anunciada no site da marca alemã por R$ 99.990, R$ 10 mil menos do que a configuração Comfortline. A 250 TSI ganhou a condição de ser a versão de entrada da família do sedã médio pelo revestimento interno ser de tecido, e não de couro, as rodas de liga leve serem de 16 polegadas, a partida do motor não ser por meio de botão e por não ter retrovisor interno fotocrômico nem faróis de neblina. Contudo, o Jetta 250 TSI mantém o ótimo motor 1.4 turbo de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, igual ao das versões Comfortline e R-Line, porém, sem o seletor de modos de condução. Mas o carro ainda conta com itens de série valorizados, incluindo controle de estabilidade, seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, faróis e lanternas de led, sensor de chuva, sistema start-stop, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento elétrico, central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e volante multifuncional.

Mais potente

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A Porsche está ampliando sua linha de SUVs com o lançamento do potente Macan S. A nova versão do modelo da fabricante de carros esportivos apresenta um inédito motor 3.0 V6 a gasolina turboalimentado equipado com filtro de partículas. Entrega 354 cavalos de potência e torque máximo de 48 kgfm – 14 cavalos a mais e 2 kgfm superior à versão anterior. Com o pacote opcional Sport Chrono, o novo Macan S acelera de zero a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e pode atingir 254 km/h. A nova configuração do SUV esportivo da Porsche oferece todas as inovações de produto da última geração da família Macan, como a barra de leds na traseira e o novo sistema Porsche Communication Management (PCM) totalmente conectado com uma tela touchscreen de 10,9 polegadas. O novo Macan já está disponível para encomendas na Europa, com os preços começando de 64.356 euros, algo em torno de R$ 265 mil.

Inteligência adiada

Apresentada no ano passado, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com chip e Código de Referência Rápida (QR Code), para facilitação no acesso remoto de dados, prevista para vigorar obrigatoriamente no início de 2019, foi transferida para o final de 2022. Nenhuma surpresa, o adiamento e a mudança de prazos são uma prática comum no Brasil. A explicação para o adiamento também é patética. Segundo a assessoria do Ministério das Cidades, ao qual o Contran está vinculado, o órgão disse que precisará de prazo maior para adequar a carteira e o documento do veículo digitais. Idealizada pela Universidade de Brasília, a nova CNH pretende ser um documento inteligente, facilitando o armazenamento e a leitura digital de informações sobre seu proprietário. O Denatran quer incluir também as impressões digitais do condutor, gravadas na memória do chip. Com isso, a futura carteira poderia ser utilizada, por exemplo, para pagar pedágio ou serviços de transporte público eletronicamente.

Encruzilhada

Preso desde o mês passado no Japão, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, de 64 anos, ex-presidente do conselho da Nissan, teve seu recurso para ser libertado negado por um tribunal de Tóquio na segunda-feira desta semana, dia 10. O ex-comandante da Aliança Renault-Nissan teve sua prisão decretada por alegações de má conduta financeira no dia 19 de novembro sob suspeita de declarar apenas a metade de sua renda real obtida desde 2010, estimada em US$ 88 milhões, aproximadamente R$ 345 milhões. O tribunal respondeu como “risco de fuga” para negar a libertação e indiciou oficialmente Ghosn. Para a Nissan, que demitiu o dirigente após sua prisão, a fraude foi planejada por Ghosn com ajuda de Greg Kelly, ex-diretor da companhia e igualmente indiciado na segunda-feira.

1 COMENTÁRIO

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