Quando foi lançado, em 2011, o Range Rover Evoque tornou-se o modelo de maior sucesso em escala mundial na história contemporânea da Land Rover. Agora, o menor utilitário esportivo da marca inglesa acaba de ter a segunda geração apresentada em Londres. A linha 2019 do Evoque oferece na nova geração todos os atributos para dar continuidade à trajetória vitoriosa. Com bom volume de vendas também no Brasil, onde é produzido desde 2016 na fábrica da Jaguar Land Rover na cidade fluminense de Itatiaia, o Evoque em nova geração deve desembarcar por aqui no primeiro semestre do próximo ano.
Projetada para abrigar motorizações convencionais, híbridas e híbridas “plug-in”, a nova plataforma do SUV de luxo é 13% mais rígida que a anterior e combina o uso de aço com várias ligas de alumínio. Na estrutura, o novo Evoque tem suspensão traseira mais compacta – denominada de Integral Link – e a dianteira, do tipo MacPherson, tem amortecedores hidráulicos para aumentar o conforto na condução. Quanto à motorização, a nova geração do Evoque terá quatro opções a diesel e a gasolina da família Ingenium, sempre associadas à transmissão automática ZF de 9 velocidades e à tração integral permanente.
A “versão de entrada” do Evoque 2019 tem motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros com 150 cavalos de potência, em conjunto com o câmbio de 6 velocidades e à tração dianteira. Caixa automática e tração total também serão oferecidos nessa configuração e para as turbodiesel TD4 de 180 cavalos e SD4 de 240 cavalos, assim como as SI4 de 200 cavalos, SI4 de 250 cavalos e SI4 de 300 cavalos. Uma versão “plug-in” está prevista para chegar daqui a um ano, com um novo motor 1.5 turbo de três cilindros ligado a um elétrico instalado no eixo traseiro, alimentado por bateria de íons de lítio. O sistema de tração integral nas versões híbridas inclui a função Driveline Disconnect, que desliga o eixo dianteiro para reduzir consumos e emissões.
Com 21,2 centímetros de altura em relação ao solo, o novo Evoque tem um ângulo de entrada (frontal) de 25 graus e o de saída (na parte de trás) de 30,6 graus. Realçando a sua vocação off-road, o SUV conta de série com o sistema Terrain Response 2 nas versões de tração integral e transmissão automática, oferecendo os modos de condução Conforto, Areia, Lama/Brita/Neve, Trilhas e Auto. Nos seus predicados de veículo fora-de-estrada legítimo, o Evoque tem ainda os sistemas Hill Descent Control, Gradient Release Control e All-Terrain Progress Control.
Com preços no Velho Continente a partir de 50 mil euros (aproximadamente R$ 200 mil), a segunda geração do Evoque evoluiu nas linhas, mas preservou a forte personalidade do modelo surgido em 2011. De tão modernas e “provocativas”, as linhas do Evoque inspiraram as do “irmão maior” Velar, lançado em 2017. A segunda geração do Evoque destaca os novos conjuntos ópticos mais afilados com uso de leds, grade com novo desenho (mais larga e baixa em comparação à anterior), maçanetas das portas retráteis e uma traseira como nova assinatura luminosa.
No interior da cabine, o novo Evoque traz, além da garantia de materiais e acabamentos de qualidade superior, um novo sistema de infoentretenimento com espelhamento aprimorado para Apple CarPlay e o Android Auto. O painel de instrumentos totalmente digital tem tela de 12,3 polegadas. Ao mesmo tempo, por ter uma nova plataforma, a distância de entre-eixos foi aumentada em 2,1 centímetros, crescendo para generosos 2,86 metros. O Evoque tem 4,37 metros de comprimento, 2,10 metros de largura e 1,64 metro de altura. A capacidade do porta-malas pode aumentar de 591 litros para 1.383 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos. O novo Evoque estreia o sistema Clear Sight Ground View, composto por três câmeras instaladas no capô e nos dois retrovisores externos que, abaixo de 30 km/h, permite ao motorista visualizar, por meio de realidade aumentada, toda a área da frente do carro fora de seu alcance de visão.