Alguns veículos são tão especiais que têm o direto de abusar do número de nomes em sua fase final de testes e desenvolvimento. O primeiro modelo de propulsão híbrida da Ultimate Series da McLaren Automotive é chamado de Speedtail, enquanto estiver nos testes de um ano rodando na Europa, América do Norte e África, inicialmente em pistas fechadas e, mais tarde, em vias normais de tráfego. Após ser aprovado e entrar na linha de produção (previsto para o final de 2019), o carro será o primeiro McLaren Hyper-GT. Mas o protótipo é oficialmente conhecido como MVY02. No entanto, é apelidado carinhosamente dentro da fábrica de Albert, designação das “mulas” que ajudaram a desenvolver o modelo “Número 1” da marca inglesa, o lendário McLaren F1, em 1992. O nome masculino também é uma alusão ao Albert Drive, estúdio onde o F1 foi projetado.
Distinguido por uma pintura de teste exclusiva, o Albert tem chassi com especificação de produção e transmissão híbrida a gasolina e elétrica, além do “cockpit” de três lugares com o motorista colocado na posição central. À medida em que o programa de desenvolvimento e validação progredir, todos os aspectos de desempenho serão aprimorados. Os 1.050 cavalos de potência permitirão aos pilotos do Speedtail chegar a impensáveis 403 km/h. Os testes em alta velocidade serão feitos pelo sueco Kenny Brack, campeão da Fórmula-Indy e atualmente piloto-chefe de testes da McLaren Automotive. “O começo dos testes no mundo real representa um passo importante no desenvolvimento do McLaren Speedtail. Como primeiro protótipo totalmente representativo do modelo, o Albert será construído com base no trabalho inestimável que ainda está sendo colocado pelos carros de desenvolvimento anteriores, permitindo-nos verificar os atributos do modelo, incluindo a dinâmica do chassi, desempenho dos freios, ajuste de amortecedores, pneus, NVH (sigla em inglês para os testes de ruídos, vibrações e aspereza) e aspectos de ergonomia e conforto. O McLaren Speedtail está a caminho de cumprir seu destino de ser o maior carro de rua da McLaren de todos os tempos”, afirma Ben Gulliver, Chefe de Desenvolvimento de Veículos da McLaren Automotive.
A posição central do motorista e o “layout” de três lugares utilizados no Speedtail foram vistos pela primeira vez no icônico McLaren F1. A configuração é exclusiva da marca inglesa e permaneceu única entre os carros de produção até a McLaren Automotive confirmar, em novembro de 2016, que seria reprisada no próximo modelo Ultimate Series, o Albert, então definido com o codinome BP23. Toda a produção do Speedtail foi alocada antes mesmo de o projeto ter sido anunciado oficialmente, em novembro de 2016. Os Speedtail serão personalizados de acordo com o gosto de cada dono pela McLaren Special Operations (MSO), divisão da McLaren Automotive para atender sob medida aos desejos dos clientes.
O McLaren Speedtail é uma mistura de forma artesanal na construção de veículos, inovação de materiais e personalização sob medida. Com estilo futurista e altamente otimizado, incorpora novos materiais requintados para facilitar as possibilidades de customização da MSO. O Speedtail é o próximo representante da Ultimate Series da McLaren, o primeiro Hiper-GT da marca e o primeiro dos 18 novos modelos ou versões que serão lançados como parte do plano de negócios Track25 da empresa.
Apesar de sua pintura de teste, o Albert revela detalhes do Speedtail, com painéis de carroceria representativos de suas formas e portas tipo “tesoura” na exclusiva estrutura central de fibra de carbono McLaren Monocage. O nome Speedtail faz alusão à velocidade final de 403 km/h – a maior já registrada por um carro da McLaren Automotive – e ao design “streamlined” (em tradução livre, linhas fluidas e aerodinâmicas). O McLaren Speedtail deverá custar 1,75 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 8,5 milhões), com as primeiras unidades sendo entregues no início de 2020. Assim como aconteceu com o McLaren F1 da década de 90, o Speedtail terá 106 exemplares produzidos, todos já vendidos sob encomenda.