Varejo tecno
O Pacaembu, bairro nobre da capital paulista, foi o escolhido para o lançamento da primeira concessionária digital da Fiat no mundo. Entre as várias vantagens do novo negócio estão o custo inicial para a instalação da concessionária digital – cerca de R$ 700 mil, 30% do investimento de uma revenda tradicional – e o espaço físico – aproximadamente 300 metros quadrados ante os 3,5 mil a 5 mil m2 das convencionais. Ou seja, uma concessionária digital pode se instalar inclusive em shopping centers ou em pontos comerciais mais valorizados das grandes cidades, onde uma concessionária convencional não encontraria terreno disponível. Na prática, as concessionárias digitais da Fiat funcionam como uma espécie de “showroom avançado” das concessionárias tradicionais e servem para aproximar a loja dos consumidores. Os serviços de oficina mecânica, que não estão disponíveis nas concessionárias digitais, continuam a ser prestados nas tradicionais.
As inovações já se iniciam na fachada da filial digital da concessionária Amazonas, tradicional distribuidora Fiat paulistana. A identidade visual é diferente das demais concessionárias da Fiat e se baseia na geometria de uma colmeia formada por hexágonos brancos, cinzas e da cor bordô, característica da marca. Quando o cliente entra na loja digital, tem a sua disposição um totem de autoatendimento, no qual se identifica com nome, endereço eletrônico e telefone. Ele recebe então um QR Code impresso ou via SMS no seu celular, que utilizará em outras etapas do processo de interação com a marca e os carros, e tem sempre a possibilidade de se socorrer com um especialista da revenda. O consumidor pode configurar virtualmente qualquer modelo, escolhendo cores e equipamentos. Toda a arquitetura física e de informação da concessionária digital da Fiat estimula o autoatendimento. O projeto prevê a inauguração de 20 lojas digitais até março de 2019 e a implantação do conceito em outras 110 concessionárias já existentes até o final do próximo ano, totalizando 130 pontos.
Requinte e inteligência
A Honda estreia a tecnologia Sensing (um pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor) no Brasil com a 10ª geração do sedã grande Accord, com preço de R$ 198.500. O primeiro modelo comercializado oficialmente pela fabricante oriental no país, desde 1992, desembarca por aqui completamente reformulado, com novo design, desempenho superior, interior refinado e muita tecnologia. O novo Accord tem um motor 2.0 turbo de 256 cavalos de potência a 6.500 rotações e torque de 37,7 kgfm de 1.500 a 4 mil rpm, associado à transmissão automática de 10 velocidades. Chamada pela Honda de “tecnicamente inteligente”, a cabine traz, além do conforto da classe premium, um sistema multimídia totalmente novo, incluindo um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas e uma nova central multimídia “touchscreen” de 8’’ com controles físicos rotativos de volume e sintonia, itens intuitivos e funcionais e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. No quesito segurança, um “festival de letrinhas” significativas e importantes: ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade –, o CMBS (Collision Mitigation Braking System) – sistema de frenagem para mitigação de colisão –, o LKAS (Lane Keeping Assist System) – sistema de assistência de faixa –, o RDM (Road Departure Mitigation System) – sistema para mitigação de evasão de pista –, o Vehicle Stability Assist – assistente de estabilidade com controle de tração, freios ABS com EBB (Electronic Brake Booster) – reforço eletrônico de frenagem – e o TPMS – monitoramento da pressão dos pneus. Airbags dianteiros avançados, laterais para o motorista e passageiro da frente e novos de joelhos para os dois da frente reforçam a segurança.
Forte e expansivo
Depois de ser apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro, o Ford Edge ST 2019 já está disponível para reserva no programa de pré-venda, com preço de R$ 299 mil e uma entrada de R$ 30 mil. Essas condições estão valendo até 14 de janeiro, para entrega do veículo a partir de fevereiro do próximo ano. “O Edge ST é um carro diferenciado e exclusivo, para clientes exigentes. Da mesma forma que foi feito com o Mustang aqui no Brasil, o seu sistema de pré-venda conta com um processo personalizado, feito por atendentes treinados”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford. O Edge ST estreia por aqui a exclusiva grife Sport Technologies da marca norte-americana, que se caracteriza por trazer para as ruas tecnologias de performance desenvolvidas para as pistas. O SUV de grandes dimensões é equipado com um novo motor 2.7 V6 biturbo EcoBoost com 335 cavalos de potência, torque de 53,4 kgfm e tração integral permanente, em conjunto com a transmissão automática de 8 velocidades. Acompanha o sistema o seletor rotativo E-Shifter no console, comandos de trocas de marcha sequenciais no volante e o novo modo de condução Sport, para dar ao utilitário respostas mais agressivas.
.
Bom de transação
Carro mais vendido do país nos últimos três anos, o Chevrolet Onix foi destaque também no Prêmio Maior Valor de Revenda – estudo feito pela Molicar/KBB observando outras cotações do mercado e sites de classificados de automóveis. Foram considerados 110 modelos de 24 marcas. O hatch compacto produzido no Rio Grande do Sul e em São Paulo teve depreciação de apenas 9,3% após o primeiro ano de uso. O prêmio chega para o Onix junto com outras marcas importantes: a venda de 1 milhão de unidades no Mercosul, o recorde registrado em outubro (22,3 mil unidades emplacadas no Brasil) e os 38 meses seguidos de liderança no mercado nacional.
Na Cidade dos Anjos
A BMW prepara uma verdadeira “blitz” para a edição deste ano do Salão Internacional do Automóvel de Los Angeles, a ser realizado de 30 de novembro a 9 de dezembro. O evento marcará a estreia mundial de três novos modelos da marca bávara. A mostra da Capital Mundial do Cinema será palco da primeira aparição pública do novo X7, previsto para estrear no Brasil em 2019, e da versão conversível do novo Série 8. Os dois modelos representam o próximo passo da fabricante de automóveis premium de Munique no mercado de luxo mundial. Outro modelo que debuta em LA é o M340i xDrive. O estante da BMW na Califórnia terá ainda novas versões do X5, do Série 8 Coupé e do Z4, além do carro-conceito Vision iNext. O impressionante X7 chama a atenção pela imponência, pelo luxo e pela esportividade e tem tudo para “emplacar” no Brasil. Sua gama de motores em escala global inclui um V8 a gasolina, um seis cilindros em linha, também a gasolina, e outros dois a diesel, todos acoplados à transmissão Steptronic de 8 marchas e a um sistema inteligente de tração integral BMW xDrive.
Classe trabalhadora
Com mais de 55 mil unidades vendidas até o momento neste ano e quase 1,4 milhão desde o seu lançamento, há 20 anos, a Fiat Strada acaba de receber mais uma integrante na família. Aliás, a picape compacta originada do Palio é um dos modelos com maior número de versões no país. A bola da vez é a Strada Freedom 1.4 com cabine simples. E o motivo para a Fiat lançar agora a picape com a caçamba maior – voltada especialmente para o trabalho – vem do sucesso da configuração Freedom com cabine dupla e terceira porta no lado direito do veículo, vinda em agosto. A nova Strada Freedom com cabine simples sai por R$ 61.590 e traz de série itens como rodas de liga leve de 14”, faróis de neblina com insertos cromados, para-choque com skid plate, capota marítima, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sensor de estacionamento traseiro, trava e vidros elétricos, ar-condicionado e volante em couro com comandos do rádio. A picape “trabalhadora” pode ser equipada com o Pack Techno (R$ 2.890), composto por central multimídia com tela de 6,2”, entradas USB/DVD/TV/GPS e câmera traseira.
Francês em alta
O júri europeu do “Carro do Ano” nomeou o novo Citroën C5 Aircross como um dos sete modelos finalistas da principal categoria do prêmio global. Os vencedores serão revelados no dia 4 de março de 2019, às vésperas do Salão de Genebra. O “Carro do Ano” envolve a opinião de 60 jornalistas de 23 países no processo de votação. Os ganhadores são classificados em critérios que incluem custo-benefício, design, conforto, segurança, tecnologia e desempenho ambiental. O novo C5 Aircross é um SUV que se destaca em especial pela sua personalidade única, vigorosa e assertiva. O modelo estreou no Salão de Paris deste ano, passando a ser o novo carro-chefe da Citroën, com mais de 1,5 mil reservas no Velho Continente. O utilitário esportivo da fabricante francesa é equipado com 20 sistemas de assistência ao motorista de última geração e seis tecnologias avançadas de conectividade. Com um total de 590 mil unidades vendidas na Europa, 2018 marca o quinto ano seguido de crescimento da Citroën. O novo C5 Aircross – ainda sem data para vir ao Brasil – faz parte da renovação da Citroën no mundo e será um ponto decisivo para o forte desempenho da marca em 2019 e na próxima década.
Mudança de marcha
A General Motors anunciou uma imensa reestruturação na América do Norte. A companhia com sede em Detroit estuda fechar as portas de cinco unidades nos Estados Unidos e no Canadá. O plano do conglomerado dono da marca Chevrolet planeja ainda demitir mais de 14 mil empregados (redução de 15% do quadro naquela região) para redefinir os negócios naquele mercado. Uma das plantas a serem fechadas é a de Lordstown, em Ohio, que produz o Cruze. Para o Brasil, isso não é um problema, pois o modelo médio que abastece o mercado local – tanto o sedã quanto o hatch, o Sport6 – são produzidos em Rosário, na Argentina. Impala, Volt, Cadillac CT6, XTS e Buick LaCrosse também deixarão de ser produzidos nos EUA. Segundo comunicado da GM, a empresa tomará as medidas para reinvestir em plataformas das próximas gerações de veículos elétricos e autônomos. Pelas avaliações da marca, os modelos movidos por motor a combustão apresentaram um forte declínio, com queda de 13,2% nos EUA neste ano.
Além da unidade de Ohio, devem ser encerradas as produções nas fábricas de Detroit, Michigan e Maryland, (estas duas, de motores e transmissões) nos Estados Unidos, e de Ontário, no Canadá. Outra planta que já teve seu “canto do cisne” foi a de Gunsan, na Coreia do Sul, ocorrido no primeiro semestre deste ano. Conforme rumores vindos da própria General Motors, mais duas fábricas fora dos EUA terão sua produção encerrada em 2019. A GM projeta gastar de US$ 3 bilhões a US$ 3,8 bilhões nas indenizações dos empregados. Por outro lado, acredita-se que, com os cortes, a empresa possa economizar até US$ 6 bilhões nos próximos dois anos.